22 ônibus paulistanos para matar saudades

Amados por uns e odiados por outros, os ônibus fazem parte do cotidiano de São Paulo. Eles estão presentes em nossa cidade desde o início do século 20, com os famosas veículos abertos apelidados de “jardineiras” ou de “mamãe, me leva?(*)”.

Os autobondes, como eram chamados inicialmente, chegaram a São Paulo em julho de 1911 para substituir o ultrapassado transporte movido a tração animal (burros) e para fazer concorrência aos bondes elétricos.

A primeira frota, de um total de 10 veículos, era da marca Sauer e foi importada da Alemanha pela Companhia de Transportes Auto Paulista. A foto a seguir mostra um deles por aqui:

Divulgação

Era apenas o início de uma história de São Paulo com os ônibus que nunca mais parou. Até mesmo os bondes ficaram pelo caminho, entretanto os ônibus permanecem até os dias de hoje sendo um dos principais meios de transporte do paulistano.

A evolução destes veículos em nossa cidade foi apresentando modelos dos mais curiosos. Desde os nacionais fabricados pela Grassi, Caio ou Thamco, ou veículos importados de países como os Estados Unidos (elétricos ou a diesel).

Na foto, uma jardineira de 1924 e um elétrico de 1954 (clique para ampliar)
Na foto, uma jardineira de 1924 e um elétrico de 1954 (clique para ampliar)

Para homenagear esta modalidade de transporte coletivo tão importante para a nossa cidade, fizemos uma seleção de 22 imagens de ônibus antigos para viajarmos no tempo. São 11 elétricos e 11 convencionais, veja as fotos:

1 – EMPRESA AUTO ÔNIBUS ALTO DO PARI (FOTO DE 1961)

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2 – ÔNIBUS ACLO (APELIDADO DE CAMÕES) PRODUZIDO PELA GRASSI (FOTO DE 1955)

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3 – AUTO VIAÇÃO NAÇÕES UNIDAS  – LINHA PRAÇA DO CORREIO (SEM DATA)

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4 – E.O GUARULHOS – LINHA GUARULHOS – PRAÇA DO CORREIO (SEM DATA)

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5 – ÔNIBUS FNM (CHAMADO DE PAPA-FILA) ESPÉCIE DE AVÔ DOS ARTICULADOS (1957)

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6 – VIAÇÃO U.T.I.L – BARRA FUNDA (SEM DATA)

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7 – ÔNIBUS ALFA ROMEO COM DESTINO A VILA FORMOSA (SEM DATA)

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8 – CAIO GABRIELA – AUTO VIAÇÃO NAÇÕES UNIDAS (FOTO DA DÉCADA DE 80)

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9 – VIAÇÃO MONUMENTO, LINHA SÃO CAETANO – PARQUE D.PEDRO II (1978)

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Foto: Mário Custódio / clique na foto para ampliar

10 – MERCEDES-BENZ 364  – CMTC (FOTO DE INICIO DA DÉCADA DE 90)

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11 – SCANIA K112CL (THAMCO) – APELIDADO DE FOFÃO (1987)

Divulgação

NA SEQUÊNCIA, OS ÔNIBUS ELÉTRICOS:

12 – GRASSI / VILLARES – PRAÇA DO PATRIARCA (SEM DATA)

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13 – RESERVADO

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14 – LINHA PARA GENTIL DE MOURA

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15 – LINHA PARA ÁGUA RASA

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16 – LINHA CIDADE – ACLIMAÇÃO

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17 – LINHA PARA O LARGO SÃO BENTO

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18 – LINHA CARDOSO DE ALMEIDA – MACHADO DE ASSIS

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19 – LINHA PARA O MANDAQUI

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20 – ÔNIBUS DIESEL MARCA MAGIRUS (CARROCERIA STRIULLI) CONVERTIDO PARA ELÉTRICO – CMTC (FOTO DE 1969)

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21 – LINHA PARA A PRAÇA DA REPÚBLICA (FOTO DE 1985)

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22 – LINHA PARA O TUCURUVI (FOTO DE 1986)

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(*) – O apelido de “mamãe, me leva?” dos primeiros ônibus tem algumas versões a respeito de sua origem. A explicação mais comum é que este apelido surgiu no bairro do Brás, logo que os ônibus começaram a operar por aqui. Um menino acompanhado de sua mãe, ao ver o veículo parado, teria se virado para ela e dito tal expressão, que acabou se popularizando.

Quer saber mais sobre transportes coletivos ? Abaixo, alguns de nossos artigos que recomendamos a você:

E nós queremos saber: Você gosta de andar de ônibus ? Tem uma linha favorita ? E qual modelo de ônibus te marcou ou traz saudades ? Deixe seu comentário!

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115 respostas

  1. Nossa agora viajei, ainda mais nesse assunto, o meu predileto, ônibus, eu sou um apaixonado por ônibus, lindas fotos e belas postagens ainda mais mostrando ela, a lida e amada São PAulo.

  2. Bacana o artigo Douglas. Ando bastante de ônibus desde pequeno, seja nos ônibus “comuns” ou nos trólebus. E apesar de gostar bastante dos modelos Caio Gabriela (1975-1984) e Caio Amélia(1980-1988), o modelo que mais me marcou foi o Caio Vitória(1988-1995).

    Ah, e o ônibus com motor O-364, não foi fabricado pela CAIO, mas sim pela própria Mercedes-Benz. Ela fabricou carrocerias Monobloco entre 1961 e 1996

    1. Bem observado. A MB também fabricou carrocerias de ônibus. Já a Caio é provavelmente a encarroçadora mais antiga ainda em atividade e a pleno vapor.

  3. Doulas parabéns ótima matéria, apenas uma correção na foto 10 o ônibus em questão não é da Caio é um ônibus do tipo monobloco que eram fabricados inteiramente pela Mercedes-Benz na fábrica de Campinas que hoje é uma central de distribuição de peças.

  4. Gostar, eu não gosto muito não, mas andei bastante, principalmente nos elétricos já que eu morava e ainda moro perto do antigo ponto final do elétrico Tucuruvi que ficava na R.Major Dantas Cortez esquina com a Av.Guapira. Inclusive vi muito alguns desses modelos de elétrico das fotos circulando por aqui. Mas a foto que me fez viajar no tempo foi a do Nações Unidas da década de 80.

  5. Meu é motorista de ônibus aposentado, e dirigiu os modelos 8, 9 e 10, nas viações Pirituba, Gato Preto, Santa Brígida e TUSA. A Viação Pirituba e a TUSA não existem mais. A Viação Santa Brígida e a Viação Gato Preto hoje formam o Consórcio Bandeirante, e atuam na região Noroeste da cidade de São Paulo.

  6. Muito bacana esse artigo! Reforço as informações do colega Maurício quanto ao O-364O e acrescento que o SCANIA K112CL (THAMCO) – APELIDADO DE FOFÃO (1988), prefixo 11.011 iniciou suas operações em 1.987 na gestão do prefeito Jânio Quadros.

  7. Uma correção: a foto 12 não é de São Paulo, e sim do Rio. O sistema trolebus no Rio de Janeiro durou cerca de 9 anos, entre 1962 e 1971. A linha Freguesia era da zona norte carioca, não da paulistana. Quanto às fotos 6 e 7, as datas são, respectivamente, 1968 e 1967.

  8. Gostaria de viver um pouco essa época, gostaria de estar bem ali onde foram tiradas essas fotos, pra sentir como era o tempo nessa época,… conversar, saber os pensamentos das pessoas que viveram nesse tempo.

  9. Legal a postagem. Só um detalhe a foto 12, dos elétricos, não é de SP, é do RJ. Na Freguesia do Ó não tinha ônibus elétrico. Essa é uma foto do RJ. Em rápida procura no google achei a linha 620 (Freguesia – Taquara).

  10. Amei a matéria Douglas. parabéns!! A linha que mais amo e ando até hoje é a do trólebus 2100 Praça da Sé / Term. Vl. Carrão!

  11. Os ônibus elétricos são verdadeiros Highlanders… Era comum as carrocerias e sistemas de tração serem reaproveitados e veículos ‘novos’. Tem eixo dos anos 70 rodando até hoje!

  12. São bem poucos os que estão expostos no museu dos transportes na av. Cruzeiro do Sul em São Paulo.
    Poderiam ter reservado mais ônibus destes, para serem expostos em museus da cidade.
    Existia um bonde camarão exposto lá no museu dos transportes.
    Uma ocasião estive lá e disseram que estavam reformando o tal bonde. Acontece que nunca mais o tal apareceu. O que foi feito?

  13. Dos bondes, restaram apenas tres expostos lá no museu dos transportes.
    2 (bondes pequenos abertos) e um fechado com bancos de palhinha, o tal apelidado de “gilda”. O camarão que era da linha Santo Amaro, não vi mais.!

  14. Que viagem no tempo, mas eu gostei e deu muita saudade, foi do Papa-filas, passando em frente do Mappin, no Anhangabaú. Show

  15. O trólebus da linha Freguesia, é do Rio de Janeiro. Não é Freguesia do Ó. E em São Paulo, nunca houve esse tipo de trólebus.

  16. Sensacional! Parabéns! Vou encaminhar para meu amigo Mario Custódio, especialista em ônibus. Ele vai amar. Valeu!

    1. Obrigado pela consideração BRITTO.
      Ao DOUGLAS, PARABÉNS!
      Colocou até uma foto de minha autoria, o O-362 da MONUMENTO, que tirei no PARQUE DOM PEDRO II no final dos Anos 70 (1978).
      Senti-me honrado.
      Saudações a ambos.
      MARIO CUSTÓDIO

  17. ET.: Dificílimo escolher, mas fico com a foto 18, pois considero a linha Cardoso de Almeida – Machado de Assis a mais paulistana de todas!

  18. Como não se emocionar vendo essas fotos…minha infância foi em boa parte dentro da garagem da A.V Brasil Luxo na Zona Norte, minha irma trabalhou desde os 16 anos de idade, Sr Belarmino e Toninho Marta sempre permitiram minha presença na garagem, uma grande paixão pelos ônibus…felizmente andei nos modelos Jaraguá,Bela Vista, Gabriela, Amelia e por ai vai..Striulli da CMTC,ACF BRILL,indo da Cásper Libero para Tucuruvi…da minha infância..lembro como hoje..e felizmente tenho fotos…os ônibus da Brasil Luxo descendo a antiga rua 4 junto com os 355 da CMTC la no Jardim Peri…como esquecer o som dos freios…demais.!!!
    Tenho uma galeria no site ONIBUS BRASIL…com muitas fotos para se recordar..João Filho Guimarães.
    Douglas..mais uma vez..parabenz ! ! !

  19. Ola, muito legal… ônibus sempre a melhor opção para o trabalhador, minha cidade é pequena faço um trajeto de aproximadamente 7 km… de ônibus para ir para o trabalho, mas não podemos esquecer o nosso amigo motorista a quem nos confiamos a vida no dia a dia, parabéns pela matéria Douglas!!!

  20. Quantas vezes a minha familia n pegava a linha 1428 (Sta. Terezinha / Casper Líbero) para irmos para casa, depois de fazer compras no Mappin ou na Mesbla…. Tinha também a linha Mandaqui / Pinheiros, que no ponto final (Pinheiros) tinha uma pastelaria bem simples, mas quer servia o melhor pastel de queijo que já comi na minha vida…. tinha recheio com uma fatia de queijo bem grossa, que puxava a cada mordida. Tudo mudou, a pastelaria deu lugar ao novo Lgo. da Batata e as linhas foram suprimidas…. Mas deixaram lembranças boas.

  21. Foto 22 – Lembro da minha infância e já aos 14 anos no o meu primeiro emprego como office boy na Paulista. Pegava o “onibus eletrico” no ponto final no Tucuruvi as 6:15 (na Major Dantas ) e descia na Augusta esquina com a Paulista as 7:30, isso em 1986, não esquecendo também que na volta optava em pegar o 701U JAÇANÃ da CMTC nos saudosos O362, que descia Consolação voando. Bela materia mais uma vez!!

  22. Obrigado pela consideração BRITTO.
    Ao DOUGLAS, PARABÉNS!
    Colocou até uma foto de minha autoria, o O-362 da MONUMENTO, que tirei no PARQUE DOM PEDRO II no final dos Anos 70 (1978).
    Senti-me honrado.
    Saudações a ambos.
    MARIO CUSTÓDIO

      1. Então parabéns Mario, pois foi a foto escolhida pelo Flávio Gomes em seu blog, que me levou à matéria…

  23. Parabéns, Douglas! Fui usuária da linha Praça da Sé – Gentil de Moura, no final dos anos 80 e inicio dos 90. Dentro do ônibus elétrico lá ia para a faculdade, estudando para as provas! Bons tempos. LINDO seu trabalho.

  24. Em 1982,eu morava na Av Nova Cantareira e estuda na escola Candido Portinari em Santana…certa vez consegui entrar no ônibus da CMTC que fazia Tremenbe a Cidade Universitária O-352 , este vivia lotado em qualquer horário. Só consegui descer 3 pontos depois da escola próxima a Marginal Tiete…terrível…hoje as pessoas andam em ônibus modernos e ainda reclamam.

  25. Exceente matéria, Douglas, aliás como sempre. Desses ônibus antigos o que mais me marcou foram os GMC ODC, originalmente diesel, convertidos para elétricos nas oficinas da CMTC (tinham inclusive um letreiro em cima da janela traseira onde se lia Troleibus nacional fabricado pela CMTC), com equipamentos Siemens ou Villares, creme claro com listras azul marinho e no meio o dístico da CMTC. Quando criança morava na Água Rasa, na Rua Anália Franco, bem no comecinho dela, atrás da Avenida Sapopemba, e quando íamos a casa de meu tio que morava na Vila Formosa, descíamos a pé até a Avenida Regente Feijó, e lá tomávamos ele (às vezes também um Mercedes Benz O-362 monobloco e motor traseiro, também da CMTC, aliás a frota toda dela àquela época era desse modelo). Já adolescente, quando trabalhava de office boy no centro da cidade, eu pegava ele numa linha que subia a Augusta, cruzava a Paulista, descia e seguia pela Rua Colômbia. A grande curtição é que quando ele chegava lá embaixo, num longo trecho de reta, o motorista acelerava ele e o mesmo tremia tanto que parecia que ia desmontar! E as luminárias internas eram um show à parte: coloridas, verdes, azuis, vermelhas, amarelas, bastaria colocar um globo de vidro no meio do carro e fazer uma rave!!! Isso sem contar o som do motor, que parecia gemer o tempo todo, você andava pela calçada, ouvia aquele som distante, e quando parecia que uma ambulância ou viatura de polícia ia surgir da esquina, eis que o velho trolébus, com sua frente com uma capelinha, seus farois redondos e um gancho abaixo deles e rodas raiadas, surgia. Bons tempos…

  26. O nº7 é um Massari/Alfa Romeo da Cia. Auxiliar de Transportes Coletivos(CATC) que sucedeu a Viação Cometa (Urbano) na Zona Leste: Vila Formosa, Vila Invernada, Sapopemba, São Rafael, Jardim Grimaldi e Guilherme Giorgi. No Centro os pontos eram: Belém, Paiçandú e Pça. Clóvis.

    1. Olá Claudio Bassi, ia fazer um adendo à foto nº 7 quando li o teu post exatamente com a informação que ia passar. Muito obrigado por esclarecer os fatos dessa empresa, extinta e substituida por outras muito ruins, na minha opinião.

  27. Legal recordar. Sempre morei em Santos, e na minha infância ficava fascinado ao ver em São Paulo a diversidade de tipos de ônibus existentes. Ficava na casa de minha irmã na Rua Cardoso de Almeida, e adorava ver o bonde 19 subindo e descendo a ladeira. Com 12 anos, certa tarde, dei uma” escapada ” , peguei o 19,fui para o Centro, e de lá, até o Jóquei Clube, só para andar de ônibus elétrico, que naquela época ainda não circulava em Santos. Voltei as 19 hs., e no dia seguinte, fui ” recambiado” de volta a Santos. Que baita bronca que levei… Quanto ao bonde ” desaparecido ” acho que ele não veio para Santos. Temos aqui um Gilda, que logo vai ser reformado,e passará a circular na linha turística, que já conta com outros 8 bondes. Este Gilda foi resgatado em Bertioga, numa colônia de férias do Estado, em péssimo estado. A única hipótese de ser o ” desaparecido”, é ter vindo de São Paulo para Bertioga anteriormente. De toda forma,é um Gilda, e parece que o sumido não é desse tipo.Informo a todos, que em Santos,no Centro comercial, temos bondes circulando de terça a domingo, das 11,oo hs às 17,oo hs. inclusive com guias turísticos durante o passeio de aproximadamente 1 hora pelo Centro histórico. Vale a pena ver e curtir.

  28. A foto 3 deve ser de 1963-1965. Monoblocos Mercedes Benz iguais a esses circularam
    aqui na minha cidade (Santos) ligando-a com São Vicente.

  29. Só faltou um trólebus ai, o que fazia a linha Pça. Clóvis/Vila Prudente – 3160 da CMTC que atualmente faz ponto final no Parque D. Pedro. Aliás, os que eu me lembro ai são os trólebus e os ônibus da CMTC (exceto o fofão que eu só via na TV e nunca vi um pessoalmente) e o da Viação Monumento, que apesar de ser muito pequeno eu me lembro das letras pintadas nas laterais do ônibus.

  30. Amigo Douglas. Que viagem. Valeu mesmo. Gostaria de, se possível, fotos do saudoso Morubixaba da Viação Cometa, uma verdadeira lenda na linha Rio-São Paulo nos anos 50 a 70. Gostaria de vê-lo na antiga Rodoviária de São Paulo. Desde já agradeço. Joaquim Jorge.

    1. Joaquim Jorge H.D.do Amaral, existem fotos do ” morubixaba ” em sites sobre ônibus rodoviários antigos, eu já vi. E se não me engano, no próprio site da Cometa. Realmente,esse ônibus foi uma lenda como você bem falou.
      Eu adorava viajar nele para o Rio de Janeiro. Depois, uma fábrica brasileira fez uma carroceria muito parecida,
      cujos ônibus circularam entre Santos-São Paulo,na extinta empresa Zephir.

  31. Absolutamente sensacional, ver a evolução dos ônibus em SP.
    Seria muito interessante se a prefeitura disponibilizasse mais linhas de ônibus elétricos e a instalação de bondes modernos pelo menos no centro da cidade, seria incrível vê-los novamente circulando pela cidade e o planeta iria agradecer.

  32. Boa noite !!Douglas show essa matéria , os mais legais o articulado e o fofão bem diferentes pra época

  33. Quero só deixar uma Observação da figura 18,lá diz Cardoso de Almeida / Machado de Assis,o Correto seria: Cardoso de Almeida / Largo São José do Belém,sei disso porque na epoca adorava pegar essa linha,pouca gente sabe mas nessa epoca existiam 2 linhas Cardoso de Almeida, uma era a 216-Machado de Assis e a outra 706-Largo São José do Belém,Veja que o Nº que está na capela é o 706,tenho fotos com esse mesmo Nº no sentido Largo São José do Belém

  34. A linha Pinheiros Mandaqui era de ônibus elétrico, depois trocaram pro convencional e a linha foi desativada em 2013 🙁

  35. Demais, mas eu achei que mostraria a evolução dos ônibus até hoje! Depois da década de 90 houve 2 ou 3 modelos de ônibus marcantes na década de 2000!

  36. Voltei ao passado, conheci quase todos, exceto a FNM “papa filas”, na minha infância, até adolescência servíamos das linhas da aviação Estrela Dalva (Elmo) e Brasil Luxo (Belarmino), …bons e ingênuos tempos.

  37. Gostaria q alguma pessoa me desse a informação de q empresa nos anos 60, cor amarela e preta, fazia a linha do largo da penha SP para o lutoral sul. Onde é hoje o Shopping Penha. Quando tinha oito anos, meu tio me levava para o litoral passear. Tenho saudades dessa época e gostaria de rever as imagens e voltar lembrar da melhor fase de criança. Aguardo.

    1. Della Crocce,
      Tenho quase certeza tratar-se da ” Viação Santa Rosa “, cujo final era na minha cidade de São Vicente-SP., na Praça 22 de Janeiro (Biquinha) juntinho da praia. Tinha um incrível movimento
      aos domingos, com turistas de um dia. Passava pelo ABC antes de chegar a São Paulo. Não havia ainda rodoviária em S.Vicente, e a agência ficava lotada nesses dias, até 22/23 horas.
      Renato Marques
      São Vicente SP

    2. Della Croccce, consultei pessoas da ” velha guarda ” de São Vicente, e realmente era a Viação Santa Rosa. Há muito tempo essa empresa foi comprada pelo Expresso Brasileiro, e há uns
      5 anos a Cometa passou a operar a rota. O percurso foi estendido até Praia Grande, ainda
      pelo Expressso Brasileiro.

        1. Bom dia A TODOS
          Realmente, a Viação SANTA ROSA foi um marco no serviço rodoviário de ônibus. A linha inicial era MOOCA – SÃO VICENTE, com os famosos Carbrasas. Depois foi estendida até a PENHA. Posteriormente, por decisão governamental, todos os ônibus de linhas rodoviárias que partissem de SÃO PAULO deveriam partir da antiga RODOVIÁRIA JÚLIO PRESTES, o que nem de longe interessava à SANTA ROSA. Assim, restou a alternativa de passar os carros para partirem de SÃO CAETANO DO SUL, até a venda para o Expresso BRASILEIRO, como já citado, bem como para a Viação COMETA, como até hoje. Essa empresa teve, além dos Carbrasas, O-321, O-326, O-355 e O-364 (os que eu me lembro, até porque andava neles).
          Há alguns anos, numa VVR – VER, VIVER E REVER, exposição de ônibus e caminhões antigos que se realiza anualmente no Memorial da América Latina, tive o prazer de conversar brevemente com um dos proprietários da empresa, que também lá estava.
          Quanto ao belo exemplar do desenho, foi feito a partir de uma foto que eu tirei em SÃO VICENTE nos final dos Anos 70.
          Saudações,
          MARIO CUSTÓDIO

          1. Na verdade não foi com a rodoviária da Luz, mas sim uma década depois, quando inauguraram a do Jabaquara que veio essa imposição da prefeitura, que tinha como lapso o fato de só haver uma linha de metrô em 1977, e o destino de muitas linhas do litoral eram locais das futuras linhas Vermelha (Penha, República) e Verde (Paulista).
            Se eu fosse o pessoal da Sta Rosa teria esticado pra Guarulhos ao invés de desamparar meia zona leste, rs.

  38. Bom dia A TODOS
    Realmente, a Viação SANTA ROSA foi um marco no serviço rodoviário de ônibus. A linha inicial era MOOCA – SÃO VICENTE, com os famosos Carbrasas. Depois foi estendida até a PENHA. Posteriormente, por decisão governamental, todos os ônibus de linhas rodoviárias que partissem de SÃO PAULO deveriam partir da antiga RODOVIÁRIA JÚLIO PRESTES, o que nem de longe interessava à SANTA ROSA. Assim, restou a alternativa de passar os carros para partirem de SÃO CAETANO DO SUL, até a venda para o Expresso BRASILEIRO, como já citado, bem como para a Viação COMETA, como até hoje. Essa empresa teve, além dos Carbrasas, O-321, O-326, O-355 e O-364 (os que eu me lembro, até porque andava neles).
    Há alguns anos, numa VVR – VER, VIVER E REVER, exposição de ônibus e caminhões antigos que se realiza anualmente no Memorial da América Latina, tive o prazer de conversar brevemente com um dos proprietários da empresa, que também lá estava.
    Quanto ao belo exemplar do desenho, foi feito a partir de uma foto que eu tirei em SÃO VICENTE nos final dos Anos 70.
    Saudações,
    MARIO CUSTÓDIO

    1. VVR! Fui a primeira edição, ainda na garagem da Redenção, perto do shopping center norte!
      Ainda não tive oportunidade de ir depois que passou a ser realizada no memorial.

  39. TENHO 80 ANOS E SEMPRE MOREI NA REGIÃO DA CASA VERDE (zona norte ) VIAJEI MUITO NOS ONIBUS E BONDES EM SÃO PAULO, COMO RECORDAÇÃO DAREI ALGUNS NUMEROS DOS ONIBUS QUE FAZIAM AS LINHAS DA CASA VERDE E OUTROS BAIRROS PROXIMOS, eLETRICOS 44 STA. TEREZINHA, A DIESEL 42 TUCURUVI, 77 TREMEMBÉ 46 JARDIM SÃO PAULO,74 CASA VERDE, BONDES. SÓ ME LEMBRO DO 55 QUE FAZIA A LINHA CASA VERDE ATÉ O LARGO DE SÃO BENTO, QUE TINHA DOIS ITINERERIOS, UM IA PELO BOM RETIRO PELA RUA JOSÉ PAULINO, OUTRO PELA AL.BARÃO DE PIRACICABA ALI NOS CAMPOS ELISEOS, ESTES BONDES ANDAVAM SEMPRE LOTADOS E COM PESSOAL PENDURADO NOS ESTRIBOS, E ERA MUITO PERIGOSO, MUITOS ACIDENTES GRAVISSIMOS OCORRERAM POR ESSE MOTIVO, EU PARTICULARMENTE SOFRI TB. UM ACIDENTE COM BONDE ABERTO EM 1.948, FELISMENTE NADA SOFRI MAS FOI UM VERDADEIRO MILAGRE, HOJE SE COMPARADO A AQUELES TEMPOS NÓS ESTAMOS NO CÉU. ABRAÇOS DO MARQUEZIN

  40. Na foto 12, o tróleibus em questão deve ser dos anos 1960 ou 1970, mas a pintura é do começo dos anos 1980, por causa de um modelo mais recente de elétricos colocados em circulação na época.

  41. O que é esse onibus Thamco Fofão!! Não sabia que SP tinha onibus de 2 andares! Em Curitba esse tipo de onibus é usado como linha turismo! E fora que ajudaria na questão de onibus lotados!!

    1. Boa tarde, Rodrigo. A cidade de São Paulo teve ônibus de dois andares, mas foram desativados
      já há mais de 20 anos. Não sei o motivo da extinção desses ônibus, Mas era muito legal. Lembrava
      Londres…

      1. É uma pena. Sem dúvida, além de ser legal, ajudaria a comportar melhor a quantidade de passageiros e poderia ser utilizado em alguma linha turística, como ocorre em várias cidades do mundo.

  42. E os Alfa Romeo-CICA da CMTC, linhas 36 e 36 A ligados à garagem G7 da Vila Leopoldina……….?????!!!!!!

    1. No Rio de Janeiro, operaram comos /aclos ingleses a s Linhas 133 Méier Forte /copacabana, 12 E.?Ferro Pça /gal. Os´rio e 70 /e. Ferro Leblon, essa última até no mácimo talvez 1953.

  43. Me emocionei vendo ônibus elétricos do Mandaqui e Tucuruvi, faltou o Santa Terezinha, que saia da Casper Líbero…. Lembro até hoje dos pasteis que comia, maravilhosos, no antigo Lgo da Batata, no ponto final do Mandaqui….

  44. Adorei a foto-reportagem!!! Fiquei com saudades dos CMTCs azuis da Av. Paulista, que usei tanto – lotados às 06:00 da tarde. O tempo é engraçado às vezes, me faz ter saudades até dos apertos.

  45. Ótimo trabalho

    A matéria traz uma reflexão sobre a memória afetiva, as lembranças da infância que guardamos e acaba fazendo nascer em cada um o amor pela cidade. Inexplicavelmente porém, muitos dos nossos governantes ignoram que as cidades tem uma história a ser preservada. Por exemplo, ninguém sabe porque a sigla CMTC foi extinta e substituída por ‘SPTrans’. Se era para designar a empresa urbana de transporte coletivo, por que mudar o nome?

    Outro exemplo é a CPTM, sigla que baniu do noticiário a saudosa Fepasa. Esse nome consta até em paródia feita pelos Demônios da Garoa em uma propaganda do sistema de trens urbanos de São Paulo.

    O complexo penitenciário do Carandiru foi demolido para dar lugar a um parque. Só que na hora do nome, alguém teve a infeliz ideia de rebatizá-lo de um insípido ‘Parque da Juventude’ em vez de Parque do Carandiru como seria natural. Ainda bem que a estação do metrô manteve o nome, preservando a história.

    Por falar em metrô, a Cia. do Metropolitano de São Paulo era uma referência de valorização da memória da cidade ao batizar estações com nomes de significado histórico para o lugar onde estava inserida. Porém, de um tempo para cá virou moda batizar estações com dois nomes. Assim surgiram as estações Corínthians-Itaquera, Trianon-Masp, Higienópolis-Mackenzie, etc. A pérola máxima é a estação Sumaré, rebatizada de Sumaré-Santuário N.Sa. de Fátima. Embora qualquer católico saiba que o Santuário de Fátima fica na cidade de mesmo nome em Portugal e jamais sairá de lá, o metrô resolveu copiar e colar o nome mundialmente famosos só para causar confusão nos usuários.

    Pode não parecer mas é uma questão relevante. Teve até um vereador (cujo nome faço questão de esquecer) que sugeriu a mudança de nome do Viaduto do Chá. Por pouco não conseguiu. Já pensou?

  46. Segundo algumas fontes que encontrei online, a foto numero 6 – VIAÇÃO U.T.I.L – BARRA FUNDA, foi feita na Praça da Árvore em 1967 … Fui verificar e o local realmente confere, a data deve ser por volta de 1967 mesmo por causa das roupas usadas pelas pessoas que aparecem na foto e outros itens, carros, lojas etc

  47. Otimo artigo, parabens Douglas. Gostaria de lembrar que o Fofao, dos tempos do Janio tambem era conhecido como Dose Dupla, por razoes obvias. Estou buscando o nome de uma empresa de Sto Andre dos anos 70 de onibus de luxo que fazia todo ABC e ia para o Rio. O que me chamava atençao era o design de uma mulher de cabelos longos, somente da cintura pra cima, tanto dos lados como na trazeira do onibus. A minha linha favorita sempre foi Viaçao Piracicabana. Abç, Nelson

  48. nossa bela recordação. acompanhava muito a linha 175 P, edu chaves x ana rosa, minha avô morava muito próx.do ponto final. lembro até dos números dos ônibus, quando criança até uns 12 anos fazia as anotações dos números de cada carro e horário kk espécie de fiscal. naquela época o trajeto levava 1h40m kkk.

  49. Muito bom o conteúdo. Ônibus que me marcou foram os chassis: Caio Vitória e Alpha. Sob o capo Mercedes e VW. Linha 8594/10 Cidade d Abril – Praça Ramos

  50. A linha 5318-10 do ônibus nº 10 ainda existe com outro nome, chácara santana/praça da sé. Regularmente uso para ir ao centro.

  51. Amigo, não preciso andar de ônibus mas confesso que vejo uma novidade quero conhecer. Foi o caso dos scania k270 da Santa Brígida. O ônibus que me marcou foi o saudoso trovão azul marcopolo scania. Conheci e me apaixonei logo que começou a circular na linha 6500 term Sto Amaro, Bandeira. Foi procurando por ele que cheguei no seu blog. Como deve percebido, sou fã dos ônibus e caminhões scania. Abs

  52. Eu não se existem algum troleibus em São Paulo, o que é uma má gestão da prefeitura desta época, acabaram com a empresa municipal, privatizaram todas linhas ai vem o cumulo da sacanagem, acabaram com a maior partes das empresas na capital em nome do progresso, foi a mesma coisa que aconteceu com os bondes……….é uma pena

  53. Nossa!!! Bateu em mim uma tremenda saudades dessa época. Como o tempo passa! Eu trabalhei na CMTC na década de 60, eu fazia a linha 601. O ônibus era um FNM D 11000. Que tempo! Gostei dessa matéria. Valeu pelo excelente trabalho de jornalismo.

    1. Acho que maior que a do Chácara Santana que saia do entorno da Praça da Sé não deveria ser. Eram mais de duas horas apenas para chegar ao centro empresarial.

  54. Rapaz, procurei e achei! Linha 500 Praça da Árvore X Barra Funda, foto 6, tirada mesmo na Pça da Arvore, onde hoje é a Est. do Metro Linha 5. Aparece até o Bazar Odete no fundo, onde minha mãe fazia suas compras.Andei nesse busão da U.T.I.L. em 1964 e 1965 para chegar ao Liceu Coração de Jesus. Descia na Al. Nothmann, subia (ou descia?) a Rio Branco, passava pelo então Palacio do Governo (com blindados e soldados na frente do prédio), e entrava na Glete, até o Colégio, na Al. Dino Bueno. Isso td só faz 55 anos (eu tinha 16/17 anos!). Eita saudade!

    1. Caro Douglas que bom relembrar que os jovens da nossa época entre outros sonhos um deles era ÔNIBUS.
      Lembrar que carro era algo raro ou profissional de táxi ou alguns poucos que podiam ter, cruzávamos a cidade de ponta a ponta através dos ÔNIBUS.
      Quantas Empresas de diversos proprietários oriundos da década de 1930 em diante, era claro observar o trato o respeito ao passageiro, infelizmente terminar nas mãos de um ou outro que mantem o monopólio do transporte e os órgãos públicos nos apresentam os projetos der concessão através de licitação como se houvessem diversas empresas é lamentável, essa história nós conhecemos.

      Algumas recordações na década de 1960 imperava a carroceria VOLVO empresas incríveis como a U.T.I. L barra funda vila mariana a Leste Oeste lapa vila mariana a Penha Vila mariana os Circular Avenida Viação Sta. Cecilia.

      Não podemos esquecer que tudo existia se dirigia para o CENTRO DA CIDADE que saudades Praça Clóvis Praça da Sé Vale do Anhangabaú Praça do Correios e outras, não me esqueço da VIAÇÃO SANTA RITA de turismo, Viação Ipiranga que montou a Rápido São Paulo também comprado pelo Expresso Brasileiro do Carlos que paixão por ônibus qualquer busca a respeito e usar nome Expresso Brasileiro encontra a História de um apaixonado que adquiriram todas as Empresas Santa Rosa Rápido São Paulo Viação Guarulhos e que há poucos anos foi adquirida pelo GRUPO da ÚNICA e acabou toda tradição de amor do Expresso Brasileiro com a morte do Carlos inesperadamente por câncer, e o que falar da Breda do Sr. Breda a muito uma das Empresas do Grupo Constantino dono da GOL.
      Enfim muita saudade quando as linhas que permaneceram na linha São Paulo Santos partiam da Praça Clóvis época em que a linha as Cometa foi vendida para até hoje ULTRA e Rápida Brasil Expresso Brasileiro e Rápido São Paulo e a Santa Rosa já saia de São Caetano.

      Obrigado aos jovens da minha época que usaram muito os serviços do transporte de ônibus lotados mais alegres pelos anos dourados Jovem Guarda os Festivais da Record os Beatles na maioria das vezes de pé e refém do batedor de carteira sem contar que a distancia entre os bairros chamados periferia era de mais ou menos uns 6 km do Centro, porém o percurso chegava a ser feito em duas horas, agradeço todos os dias por ter passado por estes tipos de problemas ter conhecido muitas pessoas nos mesmos horários que íamos e voltávamos e lamento os problemas que vivemos hoje.

      Obrigado,

      Fiquem com Deus

      Soler 16-12-1951

  55. Sou do Rio e morei por 10 anos em Recife, e, em 1960 vim para São Paulo, passando residir em Santos, de onde permaneço até os dias atuais.. Desde então, passei a admirar essa São Paulo antiga, sobretudo dos anos 50 aos 70. Dentre os meus hobbies, fotos de onibus( preferencialmente americanos ) tem sido minha preferência.

  56. Sobre o “Papa-Fila”, acredito que um dos problemas era serem ser tracionados pelo FNM que, além de barulhento, era muito “fumacento”.
    Em Rio Grande, RS, durante alguns anos o DATC (Departamento Autárquico de Transportes Coletivos) utilizou um “Papa-Fila” tracionado por um Mercedes-Benz L-312 (os primeiros bicudos), com bons resultados, apesar da manutenção não ser das melhores…

  57. Tenho uma foto interessante do meu avo fiscal da linha vila mariana da década de 50, se houver interesse para publicar neste post, vou apreciar se for fixada com o nome dele como dedicatoria

  58. Adorei viajar na historia, fui muitas vzs na casa dos meus tios no bairro do Mandaqui, o eu que queria ver tbm seria a confusão de letras para diferenciar os pontos de parada no Brás, (largo da concórdia, que confusão para acharmos o potno para embarque do nosso ônibus.

  59. A qtas saudades naquela epoca em 1981 uns 38 anos atras qdo eu tinha 23 anos, morava região de Engenheiro Marcilac esse onibus da CMTC monobloco 362 que igualzinho foto nº 22 fazia linha Sto Amaro a Engº Marcilac, sto amaro JD São Norberto, Sto Amaro Colonia, e também todas região de Jd. Ângela que tempo bom que não volta mais, A CMTC rodava todas suas frotas aproximadamente mais 15.000 onibus até anos 1990, qdo o nossos presidente do brasil FERNANDO COLOR DE MELO ele fez a 1ª privatização no BRASIL começando pelo CMTC, isso é crime contra patrimônio publico eu particularmente penso assim nunca deve vender ou doar seus patrimônio publico, afinal de contas ele que recada dinheiro destinado para melhorar a nossa SAUDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, e demais investimentos etc… eu percebi que de 1990 até dia de hoje 2021, aumentou invasão de terra para virar favela quase 40% como dos anos anterior. SR. DOUGLAS MUITO OBRIGADO PELAS FOTOS DO BUSÃO CMTC é um relique né.

  60. Sou busologo e possuo algumas miniaturas. Gostaria de saber se alguém teria alguma informação sobre elas do ônibus ODC urbano da CMTC e sobre algum dos ônibus Volvo Carbrasa da EAO Parada Inglesa com miniaturas na escala. 1/43 ou até 1/24.
    Obrigado.
    Quanto ao trabalho aqui apresentado, está perfeito.

  61. ANTES ERA OS APACHE VIP 1 DA VIAÇAO SAENS PEÑA. MAS AGORA, SÃO OS ONIBUS TECNOLOGIA SUPERMODERNA QUE SE TRATA DO MODELO CAIO E-MILLENNIUM. OS ONIBUS DA CMTC RODAVAM DESDE A ANOS 80.

  62. tem dois nomes iguais. breda rio e breda. que na verdade, tem duas historias perfeitamente diferentes.

  63. É uma pena que não vi nenhuma foto da linha mais famosa de São Paulo, virou até nome de aperitivo, Viação Leste Oeste, 400-Penha – Lapa

  64. Na 2a. foto, se não fosse a Jardineira horrorosa de 1924, daria uma lindíssima foto do belo ônibus elétrico de 1954. Uma pena, alguém teve essa péssima idéia de colocar aquele calhambeque horroroso pra tirar a beleza do ônibus. que pena.

      1. ANOS DOURADOS QUE NÃO MAIS VOLTARÃO. SÃO PAULO DOS MEUS AVÓS. SÃO PAULO DA GAROA.

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