São Paulo nem sempre foi a metrópole caótica e sofisticada que conhecemos hoje. Ao longo dos anos, foram muitas as mudanças sofridas pela cidade até se tornar o principal pólo cultural, comercial e financeiro do país. Além destes atributos, São Paulo ainda acabou se transformando na capital do luxo no Brasil.

UM POUCO DE HISTÓRIA

São Paulo foi fundada por jesuítas em 25 de janeiro de 1554, que inauguraram um colégio com o objetivo de catequizar os índios da região. Nos 200 anos seguintes, a vila foi, aos poucos, se transformando em cidade.

O grande responsável por fazer com que São Paulo iniciasse sua transformação foi o ciclo do café. Com o fim da escravidão, a cidade passou a receber imigrantes de diversos países do mundo. A maior parte deles era oriunda da Europa, mas vieram também muitos japoneses e libaneses.

Avenida Paulista em 1902 (Foto: Guilherme Gaensly)

Avenida Paulista em 1902 (Foto: Guilherme Gaensly)

A partir daí, São Paulo virou pólo industrial e de investimentos, atraindo capital de empresários vindos principalmente da Itália. A cidade se tornou forte economicamente e passou a ter influência política relevante.

A partir dos anos 60, começa a se intensificar o fluxo migratório de outros estados brasileiros, liderados principalmente por nordestinos e mineiros em busca de melhores oportunidades de trabalho. A cidade foi se expandindo e se tornou a maior da América Latina, com uma população de cerca de 11 milhões de habitantes (chegando a 20 milhões em sua região metropolitana).

RIQUEZA E AUMENTO DE PREÇOS

Por aqui circula muito dinheiro. É a cidade com o 7º maior PIB do mundo, sendo responsável por 11% do PIB brasileiro.

São Paulo também é sede de 63% das multinacionais instaladas no país e possui a segunda maior bolsa de valores do mundo, a BM&F Bovespa.

Crédito: Divulgação

É um lugar onde ganha-se muito, mas gasta-se muito. Reclamar de como a cidade está cara se tornou um dos assuntos mais corriqueiros. No entanto, São Paulo é a sexta cidade com o maior número de bilionários do mundo, superando Paris, Los Angeles e até Dubai.

Os preços dos imóveis, restaurantes e lojas realmente impressionam, mas o fato é que, não importa o quanto eles custem, existem muitas pessoas dispostas a consumir todos os luxos que São Paulo oferece.

LUXO EM SÃO PAULO

São Paulo é o lugar certo para quem está buscando luxo e sofisticação. A cidade é cheia de exageros e superlativos, e oferece inúmeras opções requintadas de lazer e comodidade para quem está disposto a pagar caro por elas.

HOTÉIS

Trata-se da rede de hotéis mais completa e luxuosa do país, incluindo 10 endereços cinco estrelas. São oferecidos quartos enormes e muito bem decorados, com serviços diferenciados para uma estadia cheia de mimos e comodidades. Os melhores hotéis contam ainda com restaurantes e spas sofisticados.

Crédito: Divulgação

O Hotel Unique, projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, chama atenção por seu formato e design inusitados. Ele conta ainda com o famoso restaurante e bar Skye, localizado na cobertura e com vista panorâmica para a cidade.

RESTAURANTES

A gastronomia também tem papel de destaque absoluto na cidade. A influência dos imigrantes fez com que São Paulo se tornasse um verdadeiro pólo gastronômico, com opções de restaurantes sofisticados com pratos do mundo inteiro.

São vários os estabelecimentos liderados por chefs mundialmente famosos, e a cidade possui alguns dos 50 melhores restaurantes do mundo, incluindo o DOM, chefiado por Alex Atala e o Maní, comandado pelo casal Helena Rizzo e Daniel Redondo.

COMPRAS

A maioria das conhecidas e luxuosas marcas mundiais está presente na cidade. Shoppings como o Cidade Jardim e o JK Iguatemi oferecem espaços agradáveis onde se pode adquirir os lançamentos de lojas como Cartier, Dior e Gucci.

Já a rua Oscar Freire é um verdadeiro shopping a céu aberto. Localizada em uma das melhores áreas da cidade, ela oferece uma combinação de marcas clássicas e modernas e foi considerada em uma pesquisa recente a 8ª rua mais luxuosa do mundo.

TRANSPORTE

A cidade conta com 33 mil táxis, mas é no ar que os números impressionam. São Paulo possui a maior frota de helicópteros do mundo, usados pelos milionários paulistanos para driblar o trânsito da metrópole. São cerca de 500 helicópteros servidos por quase 300 helipontos.

Outro setor de transporte que vem apresentando crescimento expressivo no Brasil é o de fretamento aéreo, sendo que o principal mercado é São Paulo. Alugar um jatinho particular está se tornando cada vez mais comum, não só para empresários a trabalho mas também por famílias a turismo. Empresas como a Chapman Freeborn já estão devidamente instaladas na cidade e prontas para atender a demanda crescente.

ATIVIDADES CULTURAIS

A programação cultural de São Paulo não pode deixar se ser mencionada. Está se tornando cada vez maior a oferta de exposições de arte renomadas, e a cidade é parada obrigatória na agenda internacional de shows de artistas mundialmente famosos. O Teatro Municipal e a Sala São Paulo abrigam apresentações periódicas de orquestras e balés.

Theatro Municipal

Theatro Municipal

Os diferenciais também estão presentes nas salas de cinema. No Shopping Cidade Jardim, a pipoca conta com molhos especiais e diversas iguarias que são servidas por um garçom, antes do início da exibição.

As poltronas de couro são mais largas e reclinam bastante, contribuindo para oferecer uma experiência luxuosa que vai muito além de simplesmente assistir a um filme.

VIDA NOTURNA

Para quem está em busca de agito, a vida noturna é considerada uma das melhores do mundo. Existem diversos bares e baladas exclusivos que cobram fortunas somente pela entrada. As bebidas servidas a preços estratosféricos completam a noite.

Este é o preço a ser pago pela exclusividade de frequentar as melhores casas de São Paulo, e certamente existe um público fiel disposto a desembolsar muitos reais para aproveitar a noite cercado de gente bonita e boa música até o amanhecer.

About the author

Deixe um comentário!

Comments

  • Audenis de Souza 19/01/2015 at 11:03

    Parabéns, excelente matéria, São Paulo é isso, a cidade que todos amamos. Não troca São Paulo, por nada.

    Reply
  • Neuza Paranhos 20/01/2015 at 06:20

    Luxo, sofisticação e falta de água.

    Reply
    • amaury 20/01/2015 at 11:56

      só em São Paulo está faltando água?

      Reply
      • William Costa 20/01/2015 at 13:06

        E faz tempo!

        Reply
        • amaury 20/01/2015 at 17:58

          mas só em São Paulo mesmo?

          Reply
  • Luiz Henrique 20/01/2015 at 17:37

    São Paulo,comoção de minha vida!
    Quando eu morrer,meus pés enterrem na Rua Aurora; no(Largo do) Paiçandu,deixem meu sexo; na (rua) Lopes Chaves,a cabeça esqueçam; no Pátio do Colégio,afundem o meu coração paulistano(Mário de Andrade).
    Simples assim,

    Reply
  • Luiz Henrique 20/01/2015 at 18:51

    São Paulo,comoção de minha vida!
    Quando eu morrer,meus pés enterrem na rua Aurora;no (Largo do)Paissandu,deixem meu sexo; na(rua)Lopes Chaves,a cabeça esqueçam; no Pátio do Colégio,afundem o meu coração paulistano.(Mário de Andrade).
    Simples assim.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: