A Cidade de São Paulo é uma metrópole cujo espaço está cada vez mais ocupado por grandes construções e inúmeros arranha-céus que parecem cada vez mais predestinados a tornar a cidade um enorme coletivo de Torres de Babel, onde cada novo empreendimento disputa com o anterior quem vai fazer o prédio mais alto, pra acabar de vez mais com o sol do vizinho mais baixo.

Mas nem sempre foi assim na capital paulista. Embora grandes edifícios sejam uma realidade por aqui desde o início do século 20, houve uma época em que as construtoras optavam por erguer edifícios baixos de até 3 ou 4 andares que não precisavam de elevadores e não deixavam seus vizinhos sem sol no quintal.

clique na foto para ampliar

Estes edifícios pequenos são geralmente muito simpáticos, com apartamentos amplos para os padrões de hoje e geralmente construídos sem garagem. Bairros como Brás, Bela Vista, Campos Elíseos e Ipiranga são alguns dos que mais tem este tipo de construção. E o imóvel abaixo, que tratamos aqui, é um belo exemplo deste tipo de prédio.

Ao passar por este edifício, no número 579 da Alameda Glete no bairro de Campos Elíseos, é impossível não parar diante dele por alguns minutos e admirar a beleza da construção. Trata-se um prédio pequeno de apenas 2 andares e porão, com traços de art déco. Aparentemente são dois apartamentos de dois dormitórios por andar, com varanda na sala. As unidades do piso térreo parecem ser menores que os dos andares superiores.

clique na foto para ampliar

Apesar de sofrer com o vandalismo causado por pichadores que não respeitam nenhum tipo de construção, o edifício apresenta-se em excelentes condições e está bastante preservado. A única modificação que sofreu foi na unidade do primeiro andar (lado direito da foto) onde fecharam a varanda e para isso foi tirada a grade original.

Nossos construtores sabiam fazer prédios agradáveis, em que momento será que desaprenderam ?

Confira mais fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Gabriel 12/06/2012 at 18:19

    Deve ser uns 4 apartamentos por andar , pelo mapa o prédio é bem grande , deve ter uns 8 aptos .

    Admiro demais seu Blog .

    Reply
  • Ralph Giesbrecht 12/06/2012 at 19:40

    São Paulo infelizmente se esqueceu disso. Ainda por cima, permitiu que diversos deles fossem demolidos nos últimos anos. Eu queria saber onde é que os nossos governantes estão com a cabeça.

    Reply
    • Pardo 13/04/2014 at 00:21

      No dinheiro dos especuladores imobiliários colega.

      Reply
  • Gabriel 20/06/2012 at 18:59

    São apartamentos grandes, pois em consulta ao site da LISTEL no link consulta por endereço, aparecem com telefone os aps 01,03,05 e 06. Ou seja, acredito que seja 01 o térreo, 03 no 1º piso e 05 e 06 o último andar. Então imaginem o tamanho das peças.

    Reply
  • Peterson Henrique Freitas 21/06/2012 at 01:07

    Aí a gentalha da classe média vai pra Londres e fica pagando pau praquela cidade linda, cheia de prédios antigos, onde nenhum prédio é mais alto que o outro… No Brasil essa mesma classe média dá $ pras construtoras que cagam na cidade. Vontade de esmurrar essas pessoas.

    Reply
    • Lilian Oliveira 04/08/2013 at 17:43

      Não poderia deixar de cometar amigo, na verdade é classe C (a maioria deles acham que são da classe média).
      E quando aos pichações, por favor não confundam pichação com grafiti, grafiti sim que é arte!!!

      Reply
    • coco 02/10/2013 at 12:14

      Só por curiosidade, onde vc mora?

      Reply
    • Pardo 18/02/2015 at 23:27

      Moderador do São Paulo Antiga: Por favor… coloque emoticons aqui no site pois esse comentário do colega aqui em cima merece um joinha.

      Reply
  • cida 27/03/2013 at 23:07

    Os pichadores ainda falam que isso e arte. Só rabiscam a nossa cidade desrespeitando o patrimônio alheio.

    Reply
    • Rita RF 25/02/2015 at 18:59

      Arte o c***********! Isso é a mais pura falta de educação e respeito com a nossa cidade… Não me confomo com esse governo que não faz nada em prol de uma cidade melhor, mais conservada, mais limpa #indignada

      Reply
%d blogueiros gostam disto: