Souvenires Paulistanos 2 – Distintivo Amigo da Cidade de São Paulo

Pouco conhecida pelos paulistanos hoje em dia, a Sociedade Amigos da Cidade foi no passado – especialmente entre os anos 30 a 50 – a mais importante associação em defesa da memória e da história da Cidade de São Paulo.

SACPrecursora das ONGs e uma espécie de “mãe” da Sociedade Amigos de Bairro a SAC, como também é conhecida, foi fundada em 1934 pelo Prefeito Prestes Maia juntamente com outros idealistas focados no bem da Cidade de São Paulo. Além de Prestes Maia, a sociedade sempre contou em seus quadros associativos com importantes nomes da sociedade paulistana como, Anhaia Mello, Goffredo da Silva Telles e Laudo Natel.

Seus membros reuniam-se para deliberar a respeito de novos rumos para a cidade, seja no âmbito do urbanismo, seja no planejamento de trânsito, novas leis, criação de ruas e parques entre muitos outros temas. De dentro da SAC surgiam novas ideias para a cidade e que iam diretamente para o gabinete do Prefeito de São Paulo ou para a Câmara Municipal.

Em 1935 a Sociedade Amigos da Cidade foi notória defensora do bem estar dos moradores da Mooca, ao pressionar o poder público que transformasse a área do antigo hipódromo da cidade, que era no bairro, em um jardim ou parque público.

Seus associados tinham a missão de fiscalizar o poder público, vistoriar obras e também denunciar eventuais mazelas e desvios de conduta de autoridades municipais. Os membros da SAC costumavam portar um distintivo muito bonito o qual os apresentava como “Amigo da Cidade“.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Medindo 7cm x 5,5cm a insígnia da SAC era produzida pela mesma empresa que produzia os emblemas policiais e podia ser colocada na aba no paletó ou mesmo dentro de uma carteira. Feito em metal, o distintivo possui no centro o brasão da Cidade de São Paulo. Na parte superior o lema “Amigo da Cidade”, ladeado por ramos de café e na porção mais externa as bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo. Não se sabe se o distintivo foi uma iniciativa da própria SAC ou da Prefeitura do Município de São Paulo.

Com o tempo a SAC foi diminuindo suas atividades e este distintivo, infelizmente, perderam importância e foram caindo no esquecimento, tornando-se meros souvenires. Hoje é muito raro encontrar um e quando se encontra é vendido a um valor bem alto. Este, da fotografia acima, é da década de 50 e eu o adquiri através do eBay. O distintivo estava nos Estados Unidos.

A SAC existe até hoje e tem sua sede na Rua Benjamin Constant 77, na Sé.

Em uma época em que a Cidade de São Paulo anda tão mal tratada, seria muito bom vermos este distintivo deixar de ser apenas um souvenir antigo!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casas – Alameda Joaquim Eugênio de Lima

Duas belas construções geminadas localizadas na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, na Bela Vista, revelam não só beleza nos traços arquitetônicos mas também nos detalhes dos camafeus espalhados pelo frontão.

Leia mais »

2 respostas

  1. Então se essa associação existe até hoje, hoje no entanto deve ser mero órgão público decorativo, a julgar pelas inúmeras demolições relatadas aqui nesse site.

  2. Parabéns Douglas pela preservação da nossa história !!
    Também procuro preservar as peças e objetos que contam um pouco da nossa querida São Paulo !!
    Um fraternal abraço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *