O progresso e a especulação imobiliária traz coisas curiosas para o nosso cotidiano. Uma delas é este grande sobrado da avenida Rangel Pestana que foi quase totalmente demolido, dos dois lados, só sobrando para contar história a sua parte central.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Hoje, é até engraçado vê-lo incrustado no meio de dois enormes galpões. Ele nem mesmo possui numeração oficial. Apesar da situação estranha deste imóvel, ele não está abandonado, mas mostra bem para nós um pouco deste antigo quarteirão do Brás que foi totalmente remodelado.

Atualização 17/10/2013:

Depois de vários anos nesta situação esquisita, o antigo “sobradinho”, que era resquício de uma construção maior, foi demolido e incorporado ao imóvel vizinho, que também foi demolido. No local está saindo uma nova construção.

clique para ampliar

clique para ampliar

 

Veja o local no mapa:

Visualizar São Paulo Abandonada em um mapa maior

Conheça outro local cadastrado no mesmo quarteirão?

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Alexandre Mauj Imamura 28/07/2009 at 12:43

    Dá até aflição ver esse sobrado esmagado pelos vizinhos. Devia ser um belo sobradão.
    Deixaram um pedaço dele pra falar que não destruiram o sobrado? É isso?
    Lamentável

    Reply
  • Carlos Povinha 03/01/2010 at 00:06

    Olá!
    há um sobrado, na avenida Rio Branco, que está nas mesmas condições deste da foto, ou seja “espremido” entre dois prédios.se me lembro bem, ele fica no quarteirão antes da praça Princesa Isabel, do lado direito no sentido bairro.

    Reply
  • Edifício “cortado” da rua Castro Alves — São Paulo Antiga 12/04/2012 at 17:18

    […] Imóveis inusitados e curiosos são encontrados por todos os cantos da capital paulista, a grande maioria deles se destacando principalmente pela sua arquitetura peculiar, detalhes intrigantes ou pelas pessoas que lá moram ou trabalham. Em nossas andanças já encontramos até um sobrado que foi engolido pelos seus vizinhos, na Avenida Rangel Pestana. […]

    Reply
  • Harlei Cursino Vieira 25/02/2016 at 17:43

    Tinha que conservar as construções antigas!

    Reply
  • Aroldo Mattos 25/02/2016 at 17:45

    Belo sobrado!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: