A outrora bela simpática Júlio César da Silva, no Belenzinho, há décadas não é mais a mesma. Vem enfrentando lentamente um processo de degradação que já havia antes atingido a avenida Celso Garcia, onde ela começa.

Esta rua sempre foi conhecida por dar acesso a inúmeras fábricas da região, mais próximas a marginal, como a Estrela, Pastifício Aracy, Borrachas Orion, Leite Vigor e a antiga Garagem Santa Rita da extinta CMTC. De todos estes, apenas a usina de leite da Vigor permanece no local.

E justamente a Borrachas Orion, que fica no final desta rua é que mais contribuiu para a deterioração da área, que com o tempo ficou cada vez mais com ares de rua abandonada, apenas com estabelecimentos comerciais duvidosos e muitos botecos. O posto de gasolina ao final da rua também não resistiu a queda de faturamento e fechou, posteriormente sendo invadido por moradores de rua que ainda habitam por lá.

Porém, todas estas casas do quadrilátero compreendido por ruas Julio César da Silva, rua Behring, rua João Bohemer e avenida Celso Garcia irão abaixo para a construção de uma nova sede da Igreja Universal, segundo contam, uma réplica do Templo de Salomão.

Embora normalmente contrário a demolições, acredito que esta nova construção será benéfica a esta região que hoje mais parece uma zona fantasma, se souberem explorar bem o novo empreendimento o local tende a se valorizar tornando-se não só um ponto de fé como inclusive pólo de turismo.

Este velho armazém nem era inicialmente um estabelecimento comercial, era uma residência simples. Sua janela foi transformada em uma porta de aço, sendo que é possível notar parte da fachada onde estava a janela. Uma arqueologia urbana que em breve não estará mais ali diante de nossos olhos.

Conheça outros imóveis do quadrilátero que será demolido:

Conheça o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Ralph Mennucci Giesbrecht 08/09/2010 at 14:45

    V. quer dizer que a saída Orion contribuiu com o abandono da área, certo?

    Reply
  • jose 29/02/2012 at 13:54

    o templo de Salomão que vão construir no local concerteza vai ajudar a valorizar a região, fotos do futuro templo podem ser vistas no site: http://www.otemplodesalomao.com

    Reply
  • Mariana Araujo 07/05/2015 at 15:26

    Nao foi demilido para construção do templo não. o templo fica em frente, no lado impar da rua.

    No local foi construido um outro imovel, que não consegui definir se é um estaciionamento….

    Reply
%d blogueiros gostam disto: