Antes & Depois

Avenida São Miguel

Importante ligação entre o bairro da Penha de França e São Miguel Paulista, a avenida São Miguel tem início a partir de um trecho da avenida Amador Bueno da Veiga, importante avenida da zona leste de São Paulo.

Ambas são vias muito antigas da cidade de São Paulo, sendo que a avenida Amador Bueno da Veiga foi um dos primeiros caminhos entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O ANTES (1927):


O DEPOIS (2009) – Clique na imagem para ampliar:

Muita coisa mudou desde que a primeira fotografia foi tirada, 83 anos atrás: o asfalto chegou, os fios - eternos vilões da poluição visual - se fazem presentes, a paisagem com apenas duas construções hoje está repleta de sobrados e edifícios. Porém, uma coisa, mesmo com este hiato de mais de 8 décadas, permanece como na primeira foto: O telhado da antiga escola. Então perdida no meio do nada, ela ainda está presente na construção que faz esquina com a avenida Amador Bueno da Veiga.

Apesar de seu exterior estar atualizado, e hoje ser uma loja, é possível notar que se trata da mesma construção.

Que escola teria sido esta ? É um pedaço da história de nossa cidade perdido no cruzamento de duas importantes avenidas.

11 Comentarios

  1. Parabéns pelas fotos comparativas. Muito interessante.

  2. Adorei o site, tenho fixação por lugares antigos, suas histórias e curiosidades, excelente! essa seção de antes e depois é muito interessante!

  3. adorei esse antes e depois!

  4. Eu conheço essa região, muito interessante. Adorei o site!

  5. cleyton says:

    Que site genialllllll!!!

  6. Rafael says:

    A minha Penha esta perdendo sua identidade bairrista. Andem pelas ruas próximo ao cemitério e vc’s vão ver a verticalização tomando conta de antigas construções que fazem parte da história do bairro.

  7. Genivaldo says:

    vocês tem alguma foto antiga da av.engenheiro caetano alves ou mesmo do bairro Mandaqui-Santana,desde ja deixo aqui o meu agradecimento

  8. É verdade a Penha, aos poucos está deixando sua identidade clássica e bairrista e se tornando cada vez mais um bairro verticalizado e comercial. Com isso sua história vai ficando de lado e as belas construções do início do século vão cedendo lugar a novas. Muito parecido com o ocorreu com a Mooca e o Ipiranga.

  9. Runner says:

    O pior é que tudo o que constroem de novo na Penha é feio. Enfim, a arquitetura é uma manifestaçao dos seus habitantes. A bola tem sempre que rolar para a frente… Vale um post sobre o cemitério, a igreja velha e a incrível igreja do resário, tipica igreja para escravos contruida nas costas da catedral e tendo como padroeiro somente o rosário já que os escravos eram proibidos de venerar os santos. Os tres incrivelmente conservados.

Deixe uma resposta