Se há uma via em São Paulo onde é difícil encontrar alguma casa antiga em bom estado de conservação, é a Avenida do Estado.

O trânsito pesado, a proibição de estacionar em quase a totalidade da avenida, além do pobre Rio Tamanduateí morto e poluído, fizeram do local uma avenida onde ninguém quer viver e muitas das residências estão degradadas e mal cuidadas.

Avenida do Estado e Rio Tamanduateí, sossego só de domingo cedo (clique na foto para ampliar).

Avenida do Estado e Rio Tamanduateí, sossego só de domingo cedo (clique na foto para ampliar).

Mesmo assim, há quem more na Avenida do Estado seja por dificuldade, necessidade ou mesmo por vontade própria. E estas pessoas precisam e merecem ter uma residência agradável ou com o mínimo de conforto.

É realmente complicado encontrar uma casa por ali que esteja em bom estado, mas o(s) proprietário(s) de algumas casas desta avenida transformou três casas antigas que estavam visualmente bem decadentes em um excelente exemplo de sustentabilidade.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizadas nos números 1443 a 1451, as residências estavam com um visual bastante desagradável com pintura suja, janelas emparedadas e muita pichação.

A solução do(s) proprietários(s) ao invés de simplesmente demolir ou mantê-las fechadas e degradadas foi muito bem pensada: todas as três residências foram reformadas e receberam uma pintura nova e padronizada nos nas cores amarelo ouro para as paredes e marrom para portas, janelas e detalhes.

Muito melhor, diga-se de passagem, de como estava antes desta pintura, como mostra a foto abaixo, extraída do Google Street View:

Crédito: Google Street View

Muitas vezes soluções de baixo custo são o suficiente para dar uma nova cara a um imóvel mal conservado. Há marcas de tintas para todos os gostos e bolsos o que torna a pintura da fachada acessível para a maioria das pessoas. Não tem dinheiro para pagar o pintor ? Faça um mutirão entre os moradores, chame os amigos e resolva o problema.

O resultado desta pequena reforma e pintura é bastante satisfatório. Além de melhorar a vista de uma avenida há anos tão mal tratada pelo poder público, traz mais dignidade aos humildes moradores da residência. Parabéns aos envolvidos!

E você, o que achou desta reforma ? Deixe sua opinião nos comentários!

Abaixo mais três imagens individuais das casas:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Paulo Goya 15/01/2014 at 11:38

    Ainda acrescida uma delas de um puxadinho rs….

    Reply
  • Fernando 04/02/2014 at 21:16

    excelente……. .pois as vezes que passo de carro pela avenida e vejo estas casas…logo me vem a memória …deve ser as casas de antigos ferroviários….ou de famílias de ferroviários..pois gosto de casas antigas…contam a história desta cidade…sou membro de uma associação de preservação de ferrovias, .. trabalho em um famoso e antigo museu de são Paulo. preciosas informações deste site São Paulo Antiga….

    Reply
  • danielpardo2015 26/02/2015 at 21:19

    É bem verdade que elas já estão beeeem descaracterizadas, mas melhor isso do que nada.

    Reply
  • Clarice Spoladore 15/09/2017 at 16:44

    Uma imagem do Google Maps de junho de 2016 mostra q estas casas estão resistindo; a cor mudou um pouco, ainda sem pichação [ufa!!], e pelo jeito o banho no amarelo-ouro em 2014 foi decisivo!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: