Imóveis Antigos

Imóvel – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 477

Comments (3)
  1. Gilson Leite disse:

    Excelente matéria Douglas,
    Realmente o patrimônio histórico santista e muito rico, apesar de tudo que já se perdeu por causa da especulação imobiliária. As vias que mais concentravam casarões comerciais ou residenciais eram a Avenida Conselheiro Nébias, Ana Costa e Avenida da Praia. Herança de um passado muito pujante onde a presença de estrangeiros era grande sobretudo ingleses devido a Estrada de Ferro São Paulo Railway (SPR) e também as colonias portuguesa e espanhola, estas últimas ainda em grande numero, como também são em cidades de porto como Santos, como no Rio, Recife ou Salvador. Santos foi a segunda maior cidade do estado de São Paulo até os anos 60 e por isto tinha todo um ar cosmopolita envolvido com a presença dos melhores serviços disponíveis no país, somente igualado as maiores capitais.
    Famílias tradicionais do Brasil tiveram origem em Santos e contribuíram muito para este esplendor e riqueza arquitetônica – Porchat de Assis (Fabio Porchat, outros), Simonsen (banqueiros/construtores), Cochrane (Banco Nororeste), Forbes, Vidigal Canto (cafeicultores), Suplicy (cafeicultores, antepassados de Eduardo Suplicy), Haffers (cafeicultores), Carvalhaes (cafeicultores), Caldeira (mídia – sócios da Folha de São Paulo), Guinle(carioca, porém foi dona do Porto de Santos até os anos 80 e deu de presente para a cidade o prédio dos Correios) entre tantas outras famílias importantes sobretudo portuguesas.
    Vale a pena vc fazer fotos do casarão da família Loureiro, antigos cafeicultores da cidade, e que fica no bairro da Pompéia e é sede da Unisantos hoje, além do Teatro Coliseu e do Centro Português de Santos, belíssimo e recém restaurado, localizado na Ria Amador Bueno, no centro da cidade.

  2. Fernando disse:

    esta reportagem está ótima….e também não deixo de mencionar a estação de Cubatão, maravilhosa reportagem ,e daquele hotel que fica em frente da pinacoteca. .mais uma vez parabéns por estas reportagens, estão cada vez melhores,

  3. Pedro disse:

    Uma grata surpresa. Conheço muito bem este imóvel e o frequento desde criança. Pelo que sei, antigamente passava uma linha de bonde na avenida e este imóvel serviu durante um tempo de parada ou ponto final. Uma parte do piso ainda é original.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong.
Instagram token error.