Imóveis Antigos

2º Batalhão de Guardas

Comments (357)
  1. Dani disse:

    Eu tb passo ali diariamente, e fico analisando como bonito era e o tanto que agora é deprimente por tanto abandono.

    Se fosse restaurado e destinado a algo cultural, ajudaria até a revitalizar aquela região tão feia.

    1. Heveles Martinez disse:

      Amigos,
      Desde quando dei baixa do Exército (mais precisamente deste quartel)sempre passo em frente e dói muito saber que a qualquer momento esse prédio pode desabar, então decidi, reunir os amigos que serviram comigo e tentar restaurá-lo para que se torne um centro cultural.
      Quando pedi autorização para fotografar o prédio, fui proibido de fazer fotos internas, pois o mesmo está com risco de desabamento, mas um soldado hoje da PM, foi soldado do 2º Batalhão de Guardas, e fez questão de me acompanhar para que eu pudesse mostrar o estado lastimável de um patrimônio tombado pelo Condephaat.

      1. Wlamir Damiano disse:

        Martinez, por acaso foi armeiro junto comigo da 2° Cia com o Ten Negrão? Se foi um forte abraço e saudades de nosso tempo.

      2. Wlamir Damiano disse:

        Corrigindo: Tenente Rosa

      3. Marcelo Pitondo Monteiro disse:

        Caro Martinez,

        Sou estudante de arquitetura e estou tendo como objeto de estudo o Segundo Batalhão de Guardas para fazer um projeto de restauro, gostaria de saber se possui algum material da historia, e de plantas da edificação.

        Por favor, se possível entrar em contato atraves do e-mail.

        marcelopmonteiro@hotmail.com

      4. ROBSON GRANCIERI disse:

        Pois é Heveles, sou um soldado da corporação de 1980.
        Passo todo dia de metrô e é como uma facada ver o estado lamentável do prédio. O pior é que existe a Associação do Reservistas do 2o BG que já tentou várias vezes a autorização para a restauração. O que dizem, até onde eu sei, é que o prédio está agora sob guarda da PM e o Ministério do Exército não pode intervir. Pena que ninguém em Brasília gosta de enaltecer o nome do Exército autorizando uma reforma.
        Aliás, neste país, como vc disse, só tem-se dinheiro para futebol, manter vagabundo na cadeia (ao invés de pô-los para trabalhar), desviar verbas de prefeituras – enfim – êta paisinho que não dá pra levar a sério mesmo.
        Tô falando alguma mentira? Se alguém provar o contrário – me processe…

        1. Everaldo Arcari disse:

          ARCARI SD 5567 CCSV 1983 PELOTÃO ESPECIAL MUITAS SAUDADES DA TURMA DE 83

      5. ramon noronha disse:

        estou fazendo um trabalho da faculdade sobre patrimônio histórico e cultural e gostar de saber se podemos gravar um entrevista com o senhor?? meu email é ramonnoronha01@hotmail.com obrigado

    2. ANDRÉ LUIZ GOUVEIA DE OLIVEIRA disse:

      Servi no 2ºBG em 1979 na 3ª Cia. Por muitas vezes tirei plantão no PA e no P4. Dá tristeza de ver a situação em que se encontra a antiga sede. “POR AQUI PASSARAM OS MELHORES SOLDADOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO” (frase que estava escrita em uma entrada das instalações). Quanta saudade !!!

      1. JULTEMAR MENDES DA SILVA disse:

        Um abraço à todos de 79 e gostaria entrar em contato com os EX-SOLDADOS do BG 1979 ….

        1. Alo, alo
          Alguem que serviu na 7a Cia de Guardas que foi a Cia antes do Batalhao de Guradas?
          Emocionante ver as fotos desse predio e seu estado, viva o Brasil e sua memoria!
          Abraço
          F.Rizzolo

        2. Mauro Baptista Camillo disse:

          Olá Jultemar, tudo bem? Você serviu em 1979 e eu em 1961. Em 61 o presidente Jãnio renunciou. Por isso, ficamos 30 dias de prontidão.Que pena que nosso quartel está deteriorado. Ele merecia ser preservado e considerado como patrimônio nacional.
          Abraços de um ex-soldado da então Sétima Companhia de Guardas que entre outras atividades dava guarda no Quartel General do II Exército situado, á época, na rua Conselheiro Crispiniano ao lado do antigo cine Marrocos(Não é do seu tempo né?)

          1. Eu servi em1965 na gloriosa 7a Cia de Guardas, guardo otimas recordaçoes apesar de ter sido um ano de muita confusao politica, època em que o exercito tinha muita moral.
            Faziamos plantao do QG do 2o Exercito na Cons.Crispiniano, na cas do comandante do 2o Exercito Gen. Kruel alem de substituir a PE nas suas rondas quando seus soldados davam baixa, alem de algumas missoes contra revolucionarios.
            A 7a de Guardas era tambem prisao de alguns prisioneiros politicos ou como eram chamados de prisioneiros de guerra.
            Foi um ano que perdi em meus estudos mas ganhei muito experiencia de vida de disciplina e respeito a moral.
            Quem nao se lembra do primeiro mes de quartel, chamado de periodo de adaptaçao em que ninguem podia sair do quartel.
            Daria para escrever um livro.
            abraços

          2. ISIDORO EMILIO TADDEO disse:

            alo Camillo,servi em 1960,quando fomos á inauguração de Brasilia
            você serviu com ten.Rennó ,cap. Ivan? .
            Saudades da Cons. Crispiano,que era linda.Abraços
            ,

          3. Mauro Baptista Camillo disse:

            Olá Taddeo(deve ser seu nome de guerra, acertei?). Realmente servi em 1961 e o comandante da sétima companhia era o Capitão Ivan e o sub. o primeiro tenente Rennó. Quem serviu nesse ano foi, o já falecido, Rosa Branca jogador de basquete da seleção brasileira. Aliás, nossa Cia. era repleta de bons jogadores de basquete, pois o ten. Rennó era aficionado desse esporte. Como você citou, devido ao ano de seu engajamento (1960) ter sido o da inauguração de Brasília, você teve oportunidade de conhecer a nova capital, fato que só ocorreu comigo muitos anos depois como simples turista. O fato mais importante do ano em que servi foi a renúncia do presidente Jãnio. O dia era 25/08/1961(Dia do soldado) e eu estava de serviço no portão principal do nosso quartel quando, no retorno da tropa das festividades, fui informado pelo oficial do dia que o presidente havia renunciado e o quartel estaria de prontidão. Situação essa que durou aproximadamente 30 dias, até a posse do novo presidente(Jango), que só conseguiu assumir com a mudança de regime (de presidencialista para parlamentarista) que foi exigida pelos militares da época,os quais foram os mesmos que o derrubaram com o golpe de 1964. Bom, isso já é história. Atualmente estou com 72 anos, aposentado e, graças à minha complementação de aposentadoria, viajando pelo mundo acompanhado de minha esposa e, às vezes, com minha única filha. Abraços!!!

        3. ALBUQUERQUE disse:

          FALAAÍ JULTERMAR?? – ALBUQUERQUE DO 4º PEL. MANDANDO UM ABRAÇO

          1. Juarez disse:

            FALAI AI ALBUQUERQUE E O JUAREZ 1057 – LEGAL GRANDE ABRAÇO MEU TELEFONE 59259900 – 97153 8297 – ESTOU EM SANTO AMARO

        4. osvaldo cesar disse:

          tudo bem companheiro ? servi em 1979 na ccsv , sd Osvaldo se puder entre em contato comigo

        5. Juarez disse:

          meu amigo Jultemar sou o Juarez Ligue 5925 9900 – 97153 8297 – meu grande amigo

      2. ALBUQUERQUE disse:

        EX SOLDADO 1053 – ALBUQUERQUE – 4ª PEL. TURMA DE 79

      3. Juarez disse:

        COMO VAI COMPANHEIRO SOU O JUAREZ 1057 2 CIA 3º PELOTAO tristeza vera o que restou do Batalhao – deveriamos ter agido mais em 1979……………

    3. Lauriano de Sousa Neto disse:

      Pois é, tb sempre passo em frente porque moro no cambuci e serví na 3 cia que tb é lá, más sempre estávamos descendo pra sede para a formatura matinal, fico triste em ver essas fotos por dentro, porque o lado de fora realmente está um lixo e alguns meios de comunicação disseram que foram liberados alguns milhões de reais pra fazerem restaurações e até agora nada de começar, porque será?
      Na verdade já morderam alguns por fora e estão esperando cair o prédio pra poderem demolir e fazerem um condomínio qualquer, que pena, pra quem serviu isso é muito triste, uma parte de nossas vidas ficaram lá, fazer o que…abraços a todos da minha época de 1983, soldado NETO, 3 cia cascavel…..

      1. Hernane DIAS disse:

        Servi na 3.a CIA/1.o PEL em 1986… Fui armeiro….
        Tempo de ralação e muito sacrifício…mas também de muita risada e amizade!
        Oxalá alguma solução honrosa seja dada ao prédio para que nossa memória seja preservada.
        Abraço a todos os ex-combatentes

    4. Leandro Leal Garcia disse:

      Fico imensamente triste em saber que um patrimônio desta grandeza fique a mercê do descaso e do tempo , e ainda mais ….. ao lado da prefeitura de São Paulo. Meu nome é Soldado Leal Garcia e serví e mantive aqui em 1991/1992.

  2. Po, mas isso está um lixo!… Não implicaram com v. entrar lá, pelo visto… tem alguma área dele ocupada?

  3. Que ironia. Quando era jovem, o prédio era muito bem conservado, dava uma vontade danada de conhecer mas a gente tinha um medo enorme de passar em frente. Era a época do regime militar. Aliás, nem dava para passar em frente pois havia uma trincheira permanente de arame farpado. O exército tinha medo do povo. E nós tinhamos muito medo deles. Passavamos por ali com a cabeça baixa.
    A ditadura acabou, o exército virou amigo do povo e agora temos medo de passar em frente porque a qualquer momento pode desabar em nossas cabeças. A antiga ditadura afastava o povo da sua cultura e tradição. A democracia de hoje destroi a cultura e a tradição.Acima disto tudo, ditadura ou democracia, está o capital selvagem. Quantas obras faraônicas como o Tribunal de Justiça, que poderia com este dinheiro restaurar a história e o nosso patrimônio. Não, eles precisam articular obras que facilitem o desvio de dinheiro.

    1. Milton disse:

      Francisco.
      Fui um dos muitos soldados que por ali passaram, com 18 anos uma vida pela frente e aquela situação politica.
      Imagine nossas cabeças como estavam.
      Medo do Povo, não nós que ali estavamos aquartelados não tinhamos medo do Povo, mas sim de quem se escondia no meio do Povo para fazer barbaries. Existiu barbaries existiu mas dos dois lados, hoje só falam de um.
      Exercito proteção do Povo, não dos Governantes por isso este imóvel que manteve um dos mais Gloriosos Batalhões do Exercito Brasileiro esta nesta situação, já la foi politicos, Prefeito, sempre o Martinez lutando para tentar recuperar este monumento DO POVO E PARA O POVO mas…… vamos ver, chegando agora eleições “elês” relembram.
      Sd. Aragão

    2. Marina Medici disse:

      muito bom seu comentario

    3. ROBSON GRANCIERI disse:

      Boas e verdadeiras palavras…

  4. Neuza Guerreiro de Carvalho disse:

    Oi Douglas
    Vc já mandou essas fotos e o texto para o DPH? (Departamento do Patrimonio Histórico) A “minha” figueira da Glette de custou 4 anos de amolações com eles para ser aprovado o inicio do tombamento. E já se passaram 2 anos. Isso porque sou amiga pessoal do diretor do DPH

  5. Wilson Natale disse:

    Dados Históricos do imóvel: O imóvel era a sede da Chácara do Fonseca, mais tarde conhecida como Chácara do Freitas, Limitava-se com a Chácara do Ferrão que foi desmembrada e o seu núcleo central passou a chamar-se Chácara da Figueira (mais tarde propriedade do filho e depois,da Marquesa de Santos).
    A Chácara do Fonseca ia da Ponte do Carmo à Ponte do Fonseca (toda extensão da rua Frederico Alvarenga),transpunha o Tamanduatei até a atual Rua da Figueira.
    A ponte do Carmo, demolida, foi substituida pelo viadudo da Av. Rangel Pestana, sobre a R. Frederico Alvarenga.
    A Ponte do Fonseca ficava onde hoje está o início do Viaduto que liga o centro à Avenida Alcântara Machado.
    Dado interessante: A ponte do Fonseca ligava a R. da Mooca, que se estendia pelo atual Parque D. Pedro II, à R. Tabatinguera.

  6. Vanessa Oliveira disse:

    Passei ali na frente por muitos anos e realmente é triste ver a degradação do local, ver a história se perder diante do descaso do Governo, fico imaginando como seria o dia a dia ali desde quando foi Hospício, Quartel, é tão fascinante o passado que poderia ser resgatado se o prédio fosse restaurado e aberto ao público e não é por falta de dinheiro mas sim por excesso de corrupção e ganância que a cidade está tão abandonada, SP ou melhor O BRASIL é muito rico mas mal administrado 🙁

  7. William Alvares disse:

    Douglas,
    Realmente é deprimente ver uma edificação que já foi tão imponente e galmourosa chegar ao ponto que chegou. Não demonstram o mínimo interesse em restauração, acredito que po este motivo é que deixam se deteriorar dia a dia, assim quando ruir, irão dizer que não é possível recuperar. É uma pena como se perdem histórias em nosso País, Estado. Município, etc.

  8. Britto disse:

    Cresci ali ao lado. Indo para a escola, passava junto às guaritas de cimento, onde sentinelas postados revelavam uma imagem diferente da cidade. Era época do governo militar, mas eu nem atinava para isso. Faz uns 2 anos participei ali de um evento organizados por ex-soldados que prestaram serviço militar ali, pedindo pelo tombamento e conservação. Tinha bem umas 50 pessoas. Parece que tem uma associação. Tristeza de situação!

    1. RANIERI disse:

      onde posso encontrar essa associação de ex soldados, pois ali passei na epoca de 1980

      1. antero paulo sodre filho disse:

        eu sou um ex soldado cara de leao , servi em 1985 na 1º cia 2º pel hoje existe uma associacao do bg e arbg onde faço parte se vc quizer se associar e muito facil

        1. Jose Carlos Olivieri disse:

          Sou um ex soldado do BG, turma de 1978 – 2* CIA 2* Pelotão ( BRASINHA ).Tenho boas lembranças daquela época e dos amigos que fiz, infelismente não tive mais noticias de ninguem….seria legal se um dia pudessemos nos reencontrar.

          1. WALTER T MAZZA disse:

            Caro Jose Carlos Olivieri fui do pelotao de motoristas em 1978 bons tempos tambem nao tive mais contato com ninguem seria otimo poder encontrar os amigos para relembrar aqueles bons tempos wtmazza@hotmail.com coloca no e-mail (assunto BG)

        2. João Casanova disse:

          Boas sou SD 1603 CASANOVA 1cia Pel APOIO.
          No Fecebook. joão casanova.

          Manda mais infor sobre associacao do BG.
          Urrrrrrrrrrrra Panterrrra

      2. Grande aimgop ranierim se não estou enganado temos uma foto juntos em frente a figura do brasinha ambos estamos com uma beretta, sinto muitas saudades desta época, será que lembra do gandhour, ( in memorian) so soeiro? eram do 3 pelotão eu do 2 pelotão da 2 cia. um grande abraço amigo!

        1. ROBSON GRANCIERI disse:

          Soldado Rufino – seu nome não é estranho mesmo porque está na foto da 2a Cia de 1980 – Sou o soldado GRANCIERI do 4o pelotão. Escrevi para o Ranieri dando meu email – dá uma olhada. Quem sabe não possamos nos encontrar e relembrar os bons tempos da caserna!
          Grande abraço,

          GRANCIERI – 1933 – 4o PEL

          1. SD Antonio disse:

            Reservista 1980 2cia 3º pelotão SD Antonio, tenho muita saudades, principalmente dos Colegas, Vamos montar um grupo no fecebook.

          2. MANASSES GOMES FERREIRA disse:

            VC SERVIU COM TEN.JUDILSON ?

          3. ROBSON GRANCIERI disse:

            Servi com o Ten Macori – 1º Ten Esteves e Cap Álvaro

        2. Luis Fernando disse:

          Rufino, meu irmão se lembrar de mim manda um email, eu era da 2ª cia, 2º pelotão também o comandante era o 1ºten brocco na época lembra?

          1. rufino disse:

            lembro sim meu irmão, saudades daqueles tempos eu vivia mais detido do que em casa..Lembro de todos..O tenente broco era gente fina, os sgtos. também…Hoje sou gcm de SP a 20 anos…passo dia sim dia não em frente ao antigo BG, fico com muita tristesa em ver como está e como era. Um grande abraço Fernando…

      3. ROBSON GRANCIERI disse:

        Ranieri – me lembro de você – acho que vc era da 2a Cia como eu – GRANCIERI do 4o Pelotão. Existe a ARBG – |Associação dos Reservistas do 2o Batalhão de Guardas) – Na internet é fácil. Tenho aquela foto com todos mas fica difícil encontrar – mesmo com toda a tecnologia pois só se tem os sobrenomes. Acho que tem um jeito de buscar as listas dos nomes no quartel da PE. Entra em contato comigo no email: rgrancieri@hotmail.com

      4. SD Antonio disse:

        2ª cia 3º pelotão – fecebook

  9. João Telles disse:

    De tudo o que já foi mostrado aqui acredito que este é o caso mais emblemático, juntamente com a residência em estilo neo-clássico daquele barão no Campos Elíseos que desabou há pouco. Ambas construções tombadas e abandonadas. O absurdo é tanto que não há o que comentar, as imagens falam por si.

  10. Arquelau Castro Silveira disse:

    É tocante a tristeza que sinto ve-lo esmilinguindo-se pelo tempo,é que atualmente moro em P.prudente,mas qdo tinha 20 anos de idade trabalhei perto e almoçava numa pensão tbm ali por perto,e achava-o uma grandiosidade imponente,para quem é jovem,hoje qdo vou a São Paulo e passo de metrê a primeira lembrança que mim vem é ve-lo novamente,minha alma fica tão tiste e desencantada com o ser humano,mas prossigo no meu silencio,sem com quem contar do que estou sentindo,ainda bem que apareceu vcs,para ao menos extravasar o que mim é silencio n`alma todo esse tempo,ainda bem que o cnhecí detalhadamente por dentro pelo vossotrabalho das fotos obrigado.

  11. Brasileiros!

    É uma vergonha o estado desse grande predio/patrimonio paulista/brasileiro.

    As autoridades não podem continuar com os olhos fechados, tem que tomar vergonha e restaurar tudo e rápido.

    Servi la em 1972, e somos cerca de 25 mil jovens entre 1970 e 1995, e antes, 1965 a 1970 a grande 7ª Cia. de Guardas lá esteve.

    Escrevi o livro: MEMÓRIAS DE UM EX-SOLDADO DO SEGUNDO EXÉRCITO, 2º Batalhão de Guardas. Justamente falando sobre isso e nossas vidas la dentro.

    Façamos algo urgente pelo nosso predio/casa.

    Antonio Del Moral
    arquiteto

    1. Carlos Tadeu de CAMPOS disse:

      Servi de 1972 a 1974, primeiro no CCP no Cambuci, depois fomos transferidos para a 2ºCompanhia Brasinha, soldado CAMPOS nº 211 – Infante Combatente… Bons tempos aqueles, onde a honra, lealdade,e orgulho de ser brasileiro era levado a sério… Os governantes de hoje precisavam assimilar algumas qualidades dos lideres daquele tempo…principalmente honestidade…Tem algum General…rico????

      1. mauricio francischetti disse:

        campos servi em 74 na 2 cia de fzl brasa do 3 pel,campos vc era da minha turma ok nosso bg esta uma vergonha,esta tudo caindo.

      2. Plínio Silva Pereira disse:

        Boa tarde.

        Servi também neste ano no mesma Cia ,lembro-me de você,entre em contato.
        SD. PLÍNIO 959 CCP PELOTÃO DE METRALHADORA SG. EDSON.

        Abs.

      3. Plinio da Silva Pereira disse:

        Olá campos , entre en contato, servimosjuntos.
        plisilva_2008@hotmail.com
        Cel. 1185269497 – Comal. 1127797791

      4. Cabo Januário disse:

        Será que esse Campos é o mesmo da CPP contemporâneo do Marques, do Da Silva, do Timbira, etc.

        Sou o Januário e entrei em 1973, depois fiz o curso de cabo em 1974 e fiquei até 1979 na terceira CIA do Cambuci.

        Onde anda o velho Campos???
        Marques, Silvestre, Cruz, Paião, etc.

        Quanta gente boa…

        abraço a todos

        1. Carlos Henrique Savedra disse:

          Olá Januário, receba um abraço do Savedra, Sd corneteiro em 1974, na Cascavel 3ª Cia FZO. Cambucí. meu e-mail: maanaim@mgconecta.com.br.

      5. Claudio Callegari disse:

        Sd. Callegari 791- Cara de Leão Cambuci Saudades….

  12. Mário Fernando Azevedo disse:

    Bom tarde Douglas,

    serví nesse Batalhão em 1983 e quando lá estávamos ele era um brinco, sempre sendo cuidado todos os dias tanto pelo famoso PO (pelotão de obras) como por nós soldados do EB, já participei junto com os amigos do ARBG de eventos em prol da recuperação desse prédio histórico, mas pelo jeito nada foi feito…é triste realmente passar e ver o abandono de um lugar que fez e sempre fará parte da vida daqueles que lá serviram.

    A GUARDA NÃO SE RENDEU E NÃO MORRERÁ JAMAIS

    SD 842 AZEVEDO – 1ª CIA/4º PEL – 1983

    1. Lauriano de Sousa Neto disse:

      Eita, Azevedo…servimos juntos no antigo CAMBODJA, estava no 3 PEL, ten. Ariantes e me parece que seu comandante era o ten, Broco..que legal…abraçoes amigo, meu nome de guerra é NETO 3 PEL de 1983, vlw

  13. Donaldo Icibaci disse:

    Amigos,

    Conheci o quartel do 2º BG de SP, por ocasião das inscrições ao quadro de formação de sargentos do EB, pois era no BG que se abriam as inscrições no periodo de março a abril,e posso dizer que o local na epoca conservado, transmitia respeito e um certo receio, pois estavam todas as sentinelas em seus postos de guardas, e a movimentação de soldados e viaturas do EB era constante, inclusive o comercio ao redor do BG se beneficiava disso, para nao dizer daqueles bares da baixado do glicerio e do bairro da Liberdade, que sempre viviam lotados de recrutas.
    Hoje, o que observo , é uma grande area construida caindo aos pedaços e abandonada, possivelmente o que vai restar do quartel do 2° BG serão as fotos dos tempos de atividade da OM,e as lembranças dos combatentes que serviram lá, mas digo que para os cerca de 25.000 homens ,que estiveram lá. foi uma honra dada a poucos.
    Pena, que não haja mais divulgação do que foi o BG e o que ele se transformou hoje !

  14. Rosana Bacarini disse:

    Olá Douglas,que pena esse prédio estar nesse estado,a até a cécada de 90
    quando passavamos de metrô da pra ver o batalhão no patio.

  15. Elizabeth Cordeiro disse:

    Essa é mais uma das duras batalhas que temos que travar contra o descaso com a nossa memória e nossa história.
    Feliz de nós, preservacionistas, que têm um instrumento como o SP Abandonada pra botar a boca no trombone e fazer barulho mesmo contra todo esse descaso que está aí.

  16. Roberto Cabrini disse:

    Servi com muito orgulho no 2º Batalhão de Guardas em 1982 no Parque Dom Pedro (sede), quando estávamos lá a situação era completamente diferente, todos os anos o prédio era todo pintado (azul e branco) e sempre estava bem conservado e a manutenção em dia.
    Hoje infelizmente a situação é completamente diferente, é muito triste e vergonhoso ver como esta o prédio que um dia abrigou a tropa de Elite do Exercito Brasileiro. É uma vergonha o que estão fazendo com um patrimônio histórico de São Paulo.
    Este prédio é uma parte da historia de nossa cidade.
    Onde estão os projetos de reforma e do museu do exército?
    Estão esperando cair tudo pelo jeito.
    É uma pena que estão fazendo com uma parte da historia de São Paulo.

    Sd 1482 Cabrini – CCSv Pelotão de Transporte 1982

    “A GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE”

    1. SD Waldir Nr-Seg.Cia 1899/1982 disse:

      Soldados do seg BG 1982 , por incrivel que pareça ainda estou por aqui ,espero que se lembrem de mim.
      Segunda cia comandada pelo Cap.Sadi.
      Lembrando alguns nomes da época:Sgt Mangueira,meu treinador;Sgt Morais meu preparador Fisico.
      Ten.Gablishi,Ten.Lemos,Ten.Cheni,Cab.Carlos irmão do João do Pulo.
      Soldados:Funk(Durval)Moleza(Robson),Louzada,Walter Ferman,Conceição,e muitos outros que agora me fugiram da memoria mais que gostaria muito de saber onde estão !
      A Seleção do II Exercito de 82 era quase imbatível , um abraço a todos!

      1. Damiano disse:

        Soldado Waldir, acho que lembro de vc, sou o soldado Damiano 1907, armeiro do 2° pelotão, Ten Rosa, esqueceu de citar ele, o 1° entre os tenentes.
        Infante não morre.
        Deveria colocar mais detalhes.

        Abraço

      2. Edson de almeida magalhães disse:

        Waldir eu o Soldado 1742 Magalhães 2 companhia 2 pelotão tambem procuro os colegas pra organizar um encontro

  17. Uma belissima construção de uma história inquestionavel para a cidade de são paulo,mais o que realmente me chamou atenção ao olhar essas fotos foi como o o orgão responsavel da nossa cidade é omisso,essa propriedade é um patrimônio historico e publico onde de acessório para tamanho desinteresse temos carros que foram comprados com dinheiro publico e agora não passam de sucatas….parabens aos criadores do site porque direta ou indiretamente vocês mostram o desinteresse do poder publico com a historia de são paulo

  18. É triste ver a história de São Paulo abandonada pelo poder público.
    Vamos divulgar esse site para que alguém possa levar às autoridades competentes um projeto para a restauração desse patrimônio ou recuperando o local para uma construção moderna que possa beneficiar o centro da nossa cidade de São Paulo.
    Pelos relatos das pessoas que passaram por esse quartel, mostra a importância histórica desse local.
    Que haja uma mobilização do Exército Brasileiro para a reconstrução ou utilização desse espaço, que dê orgulho aos paulistanos.
    Que outros possam também divulgar essa idéia patriótica.

  19. ROCK ART CITY disse:

    Desde de criança sempre observei esse prédio. Antes do Exército depois passou para Tropa de Choque…e hoje ta jogado.
    rockartcity.blogspot.com

  20. Mário Fernando Azevedo disse:

    Por favor, mandem todo esse material e e-mails para o Prefeito Kassab ou o Governador Goldmann…e também seria bacana mandar para imprensa escrita e televisiva para que pudessem mostrar ao povo uma matéria do descaso de nossos governantes com um prédio tombado pelo patrimônio histórico e cultural, prédio esse em que passaram +/- 25.000 jovens de 18 anos que lá serviram e que representavam a Elite do Exército Brasileiro aqui em São Paulo.

    Grato

    Mário Fernando Azevedo
    ( SD 842 AZEVEDO – 1ªCia/4ºPel – 1983)

  21. Triste ver esse edifício sólido, típico dos tempos coloniais de São Paulo em ruínas! É um espaço belíssimo, e que poderia contribuir para a revitalização de umas das zonas mais degradadas do centro da cidade, que é justamente uma das que foram das mais belas: O Parque Dom Pedro II.

    Espero ver algo sendo feito por ali, ainda tenho esperanças em vê-lo reerguido e com um destino nobre: Um Memorial do Exército ou da Polícia Militar, ou ambos em conjunto. Quem sabe um grande museu militar, pois são corporações de tradição e que despertam interesse pela sua história.

    Parabéns pela reportagem!

  22. ROMEO SCOMMEGNA disse:

    quanta saudade e que decepção. servi neste prédio no ano de 1.973 e tínhamos orgulho do prédio e de servirmos em um nbatalhão de elite. dá vontade de chorar e isso só serve para comprovar que o patrimônio no Brasil não é conservado e não tem valor.
    quando vemos tantos escãndalos, tanto dinheiro indo pelo ralo, obras superfaturadas, corrupção e outros tais,o que podemos exigir de nossos governantes.
    e fica o conselho: escolha em quem votar. Se não no melhor, vote no “menos ruim”.

  23. Ana Paula Paixão disse:

    Degradante. Só mais um lugar pra piorar (se é que dá) o centro de São Paulo.

    1. jose carlos rodrigues disse:

      FUI DO turma de 81 3ª cia , 4º pel: sinto vergonha de uma instituição, ser degradada dessa maneira e pior ainda: a UNIÃO ALEGAR QUE NÃO DÁ PARA MANTER 2 BATALHÕES DE ELITE EM SP. ISSO É UMA VERGONHA.

      SD 1207 JOSÉ 3ª CIA DE INF DE GDA CASCAVEL. SELVA.E LEMBRANDO TAMBEM DO EXELENTE SGTº BRINGEL.

  24. DJ Ranthom disse:

    E ainda querem que as pessoas voltem a morar no Centro, se os governos federal, estadual e municipal não cuidam nem dos imóveis que lhes pertencem como é que eles querem desapropriar imóveis particulares. Seria pra gastar dinheiro público na aquisição dos imóveis e depois deixá-los abandonados.
    Cadê o Cidade Limpa, todos que passam de metrô convivem com esse visual degradado, quem multou a Prefeitura ou o Estado já que este abandona veículos da PM lá dentro do pátio deste prédio.
    Cidade Limpa só pros contribuintes.

  25. Marcio Donizete Rafael disse:

    Eu também passei pelo 2° Batalhão de Guarda em 1986 a 1987, fiquei muito triste ao ver as fotos das instalações do quartel que esta em estado de ruinas… o governo deveria manter o prédio em conservação… obrigado!!!

  26. cesar antonio sales disse:

    Olá amigos,

    Muito triste ver como estão as antigas instalções da Sede, servi na 3ª Cia (Camboja) em 1987, mas sempre desciamos para Parada. O Quartel era orgulho de nós soldados, pois sempre estava impecável, infelizmente, está abandonado completamente pelo Choque. Temos que nos mobilizar – OS CARAS DE LEÃO – para que as autoridades, Prefeitura e Governo de São Paulo, recupere esse patrimônio histórico e de tantas histórias dentro do nosso Exército.

    ” A GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE”

    1. Edson disse:

      Estive por la tbe. amigo e no mesmo ano… Secao de Comando Sub Teixeira….Bom tempo!

  27. tavora disse:

    que pena servi na epoca de groria hoje fico muito triste mais isto e politica o gorveno federal e estadual tem em cofre 60 milhoes agora fica com esta politica

  28. JOAO PAULO disse:

    Acho que devemos lutar para que esse predio seja um patrimonio historico, pois muitos que moram em São Paulo passam ou vão passar por la.
    Passei muitas noites neste lugar numa epoca que nunca esquecerei, assim sendo devemos lutar para que esse predio seja mantido nesta cidade que e tão gloriosa e grandiosa, um patrimonio assim não deve ser tratado desta forma.

  29. karla angnes disse:

    Alguém sabe dizer onde consigo saber um pouco da história do prédio mais profundamente? Meu interesse é na época em que ele era o Hospício dos Alienados.
    É uma pena que pararam de cuidar dele! Perdemos aos poucos muito da História de São Paulo..

  30. Denise Gigliotti disse:

    Acho que deveriamos oraganizar uma passeata a favor da restauração desse patrimonio para chamar a atenção das autoridades sobre esse descaso. O site São Paulo abandonada poderia organizar isso, já que todos que entram aqui tem o mesmo amor por edificações históricas !!!

  31. Carla Silva disse:

    É muito triste mesmo!Todos os dias observo esse abandono. Sempre lembro de quando era pequena, passava de metrô e os soldados estavam correndo ao redor do batalhão,toda vez perguntava ao meu pai pq eles estavam correndo todos juntos…e meu pai falava “lá embaixo é o exército filha”. Será que não podemos fazer alguma coisa antes que o prédio venha abaixo??

  32. Mauricio Richieri disse:

    pelo menos uma vez por dia eu passo ou na frente onde ficava o p.a. portão das armas ou pelo elevado o abandono o relaxo do governo ou das pessoas responsáveis por manter o patrimônio tombado em ordem onde estão? estão fazendo politicagem é caro uma restauração e politicamente falando não aparece não da voto por isso que não se faz nada a não ser que haja algum interesse. abraço todos que passaram pelo SEGUNDO BATALHÃO DE GUARDAS EM ESPECIAL A TURMA DE 1982 C.C.S.

  33. Jose Antonio Leite disse:

    É uma pena como a coisa publica é tratada neste pais, uma area que poderia ser aproveitada para beneficio da população pela sua localização (Escola, hospital ou até mesmo habitação) o que eu não entendo se o patrimonio foi tombado porque não e liberado recursos para conservação, porque não se cria uma loteria para esta finalidade ou ao menos as empresa situadas nessa região com um programa de redução de imposto para a manutenção do local, enquanto isso daqui a pouco tempo não teremos mais condições de fazwer nada nestwe predio.

  34. josias disse:

    Nunca imaginei que o meu batalhão chegaria A ESTE ESTADO DEPRIMENTE….mas a polícia militar usufruiu daquele prédio, e nao deu atenção que devia, e quando perceberam que ficaria muito caro permanecer ali, debandaram abandonando o edifício..é muito triste, pois passei por lá em 1981, na 1ª CIA – CMTE Negreiros – 1° Ten., e cuidávamos com muito carinho desta nossa casa…Infelismente o Orgão que Tombou este Patrimonio só sabe tombar, e nada fazem para fiscalizar os orgãos responsáveis para a devida manutenção…estão eperando o mesmo tombar….????!!!!

  35. CARUSO disse:

    BEM AMIGOS A SITUACAO E DIFICIL NOS ANOS DE 1976 A HISTORIA ERA OUTRA HOJE DESTROEM TUDO LEMBRO QUANDO PASSEAVA SAIA COM MINHA MAE SUBINDO DE ONIBUS NO VIADUTO PQ DOM PEDRO VIA O BATALHAO DE GUARDAS OS SOLDADOS FAZENDO EXERCICIO JOGANDO BOLA VIATURAS COMO JEEP MERCEDES CAMINHAO NAQUELE TEMPO ELES USAVAM CMISETA BRANCA E CALCAO AZUL SEMPRE QUIS ME INGRESSAR NA CARREIRA MILITAR MAS NAO FOI POSSIVEL QUANDO PASSO NA FRENTE DO ANTIGO QUARTEL VEJO TUDO ACABADO DESTRUIDO LARGADO PORQUE NAO RESTAURAR ESTE PATRIMONIO QUE ALGUM DIA FOI UM LOCAL DIGNO DE RESPEITO HONRA LEALDADE CADE OS POLITICOS AGORA E INFELIZMENTE TEMOS QUE ESPERAR A DECISAO DELES ADMIRO NOSSO PAIS MAS ESPERO VER ELE RESTAURADO PARA QUE NOSSOS FILHOS VEJAM O QUE E E FOI 2º BATALHAO DE GUARDAS DE PARQUE DOM PEDRO II UM ABRACO A TODOS

  36. paulo sergio disse:

    Jamais imaginei que aquele quartel ficaria nesta condiçoes,pois cuidavamos muito dele como soldados do BG faltou mesmo foi interesse das ,autodidades que tombou o mesmo em 81,mas nunca fizeram nada para conservalo.

  37. foi soldado no ano de 1983 na 1°cia, 1°pelotão sinto
    saudades dos tempos de infante, fico triste pelo que esta acontecendo ao 2ºBG.

    1. Marcos disse:

      Massa entra em contato comigo urgente ok. abraços
      sd. 836 Marcos 1983 1ª Cia 1º Pel.

      1. fala guerreiro em brece a nossa associaçao estara na sao joao vamos colocar todasas foto d etodas epoca o antigo bg ainda vai passa para associaçao vai de mora um pouco so precisamos de amis associado grande abraço tavora

        1. SD Waldir Nr-Seg.Cia 1899/1982 disse:

          Nosa cara quero muito reencontrar o pessoal do BG de 82 , principalmente os NBs kkkkkkkkk um abraço a todos

  38. Ethiene disse:

    E uma pena servi ai em 1991/1992 na 2º CCSv ( Cara de Leao ), a Guarda morre mais nao se rende esse era nosso lema, porem a policia militar deixou o predio nessa situacao, participei da mudanca para mutinga em Osasco no novo e lindo quartel do 2º BG , porem nao era para esta nessas condicoes, moro hoje no Estados Unidos e mostrei para meu filho americano como o governo brasileiro cuida dos patrimonios historico da cidade, aqui e bem diferente, fiquei muito triste olhei as 150 fotos e passou um filme em minha mente.

    Soldado 581 2º CCSv do 2º Batalhao de Guardas.

  39. Milton Aragão disse:

    Colegas
    Parece que apareceu uma luz no fim do tunel, leiam o Estadão de 14.09.2010 Caderno Cidades/Metropoles “JUSTIÇA EXIGE REVITALIZAÇÃO DE QUARTEL DE 1860″, onde foi concedida liminar que obriga o Governo Estadual a revitalizar a antiga sede do 2º Batalhão de Guardas em ação impetrada pela Associação Preserva SP”
    a VOCÊS, Martines, Coppola Uchida que iniciaram este movimento, não esmoreçam .

  40. Victória Rincão disse:

    o artigo acima citado pelo Milton é do dia 24, não 14. ;]

  41. Rafaele disse:

    Oi

    Gostaria de saber como conseguiu a autorização para fotografar la…pois gostaria de fazer umas fotoslátambém para o meu trabalho deconclusão de cursso!

  42. Daniel disse:

    é uma vergonha um quartel ficar apodrecendo desse jeito, poderia ser um ponto estratégico para combate à criminalidade…

  43. Bruna Rienda disse:

    Me da a maior revolta ver que uma jóia como essa está desabando a cada dia, poderia ser uma faculdade, escola técnica, ou mesmo voltar a pertencer a Guarda de Sp, como pode?!!! Nossos governantes não se importam com seu próprio patrimônio, que dirá com o nosso!

  44. sd veras disse:

    fui soldado deste batalhão no ano de 86 sobre o comando do cel Danton Pacheco de moraes, tenho muito orgulho de ser um componente na epoca de verdaderios militares como Gal Sebastião Jose Ramos de Castro heroi da feb.
    grandes guerreiro canald e suez o coronel Pacheco, esta no tempo de voltar o regime com mõas de ferro e a expulsão destes subversivos comunista. viva o respeito e a honra da verdadeira sociedade honesta desta nação.

  45. Alberto Galeazzo disse:

    Servi no ano de 1978 na 1ª Cia, 1º pelotão, fiquei muito triste ao ver as fotos do antigo quartel. Eu mesmo fiz muita faxina onde era o comando, o prédio era um brinco. Foi um ano especial, pois guardo muitas lembranças boas. Pena que este país é daqueles que possuem dois pesos e duas medidas para tudo.

    1. jose gilmar vereda disse:

      Galeazzo servi em 78 2 pelotão do tenente gabrisch, naõ encontro ninguém da epoca, gostaria de comunicar atraves do email.

    2. REINALDO FAUSTINO DE OLIVEIRA disse:

      Sou o soldado Faustino corneteiro de 1971, vc tem algum filho advogado de nome Douglas Galeazzo. abraço

  46. MARCO CAVALCANTE disse:

    PRESTEI O SERVIÇO MILITAR EM 1987,NO 2ºBG, CMTE.CEL.
    ENIO TEIXEIRA DE ASSIS E SILVA, FOI MUITO LEGAL COMPARTILHAR DE BONS E MAUS MOMENTOS NAQUELE LUGAR HISTÓRICO,ONDE ATÉ O JOÃO DO PULO E O NAZI DO GRUPO DE ROCK IRA ,TBEM RALARAM…..
    ABS!!!!

    1. Edson disse:

      Eh Amigo, se vc eh o SD Cavalvante, me lembro bem de ti e tenho as mesmas lembrancas, especialmente do IRA!

      Espero que estajas bem.

      Um abraco

      Cabo Edson – CCSv – 3a CIA.

    2. Hernane Dias disse:

      Olá Marco…
      Também servi no Glorioso BG, mas em 1986 e na 3.a Cia.
      Deixa eu retificar uma informação:
      Quem serviu no BG, não foi o Nasi da Banda IRA…mas sim o Edgard Escandurra.
      Abraço……

    3. Hernane Dias disse:

      Caro Marco: Apenas para o registro correto de quem serviu no BG….Você citou o o Nazi do grupo IRA…mas na verdade, quem serviu lá…foi o Edgar Scandurra (também IRA) no ano de 84….Abraço SD. DIAS 3a.CIA/86 . Aos amigos da reserva, sugiro formarem um grupo no Facebook. Minha turma tem se encontrado em número muito bom…na última reunião foram 46 reservistas do saudoso BG.

      1. Dias, eu sou o sd 1222 Levi da 3 cia, 3 Pelotão. Servi com o tenente Broco, Ariante, sargento Camargo na epoca era cabo, sargento Molina, entre outros no ano de 83.
        Abraços.

  47. Paulo Bidoli disse:

    Cada vez que vejo fotos atuais do 2º BG, fico deprimido e relembro o tempo que passei por lá em 1972. O que vemos é o descaso criminoso desses governantes esquerdóides que querem fazer desaparecer o que o EB sempre representou: Ordem, Disciplina, Hierarquia, Valores Familiares e sobretudo Honestidade. Não podemos permitir que isso continue.

    1. Daniel disse:

      Exatamente, os valores inalienáveis que tão bem sustentaram e ainda sustentam a civilização, muito bem representados no Exército, são execrados por esses esquerdopatas…

  48. Luis Sergio Jacinto disse:

    É com tristeza que vejo o nosso inesquecível 2º batalhão de guardas nesse estado, servi de 1988 a 1997 durante 9 anos fiz parte do pelotão de atletas e ganhamos vários campeonatos militares e civis representando esse batalhão, foram anos de grandes aprendizagens, espero poder retornar lá para mostrar aos meus filhos onde passei gloriosos anos. abraços !!! Cabo Jacinto 045

  49. Alexandre Martins dos Santos disse:

    Apesar de não ter passado o serviço militar no 2ºBG, pois
    em 1982 estava servindo no BGP – Brasilia, mas tenho amigos que
    passaram por lá, quando dei basixa fui visitar o BG, era uma
    exposição aberta p/ os civis e recordo que a garotada curtia muito,
    o prédio conservado, é muito triste o que acontece com ele
    hoje,imagino o quanto é para esses meus amigos do 2ºBG. Mas aqueles
    que hj estão no poder nada fazem para restaurar pois é uma forma de
    vingança por um período da História que passaram, a melhor alegria
    p/ eles é ver tudo no chão, passarem p/ iniciativa privada ganhar
    um montão de dinheiro pelo terreno e montarem um estacionamento ou
    mercado, uma parte generosa p/ seus partidos.EX-SOLDADO MARTINS –
    2086 – 3º CIA – BGP – 1982

  50. Marcia disse:

    Sou apenas uma cidadâ que passa na quela regiâo e nâo me conformo com o abandono de um Patrimonio publico tâo belo e importante para a nossa Historia
    Deve aver algem que tamben nâo se conforma com isso e que tenha á possibilidade de fazer uma Restauraçâo neste tâo importante Patrimonio Publico e Tombado pela mossa Historia
    Fica aqui meu apelo nâo deichem desaparecer!

    Marcia Prado

  51. david disse:

    Fui soldado em 1978-2ºpelotão, 2ºCia-1814, é uma pena que não temos uma grande assossiaçao, para nos reunir algumas vezes, trocar ideias, e rever grandes amigos, discutir a reforma do predio que tantas historias tem.

    1. Ricardo disse:

      Associação existe reunindo menbros do 2º BG ,tendo feito algumas manifestações, mas anda meio devagar, pois muitos que admiram ou são veteranos , desconhecem a existencia da ARBG

    2. Sd Heitor - 2ª CIA 3ºPel - ano 1978 disse:

      David, tb fui soldado no mesmo ano. Servi com o Martinez, Maurício, Yoguth, Ronaldo, Ten. Rosa, Peruce, Sgt. Castro, Sgt. Pereira e outros (Lembra do Ten. Ramos?). Entre contato por e-mail.

      Abraços.
      Heitor
      1796

      1. Salomão disse:

        Soldado 1898 Salomão forte abraço a todos

    3. Jose Carlos Olivieri disse:

      David, servimos no mesmo pelotão sob o comando do Tenente Silveira, SGT Pereira, Tenente Ramos, Tenente Rosa etc tenho boas lembranças daquela época seria muito legal se um dia conseguissemos nos reencontrar.

      Abraço a todos

      SD OLIVIERI

  52. nivaldo g. lopes disse:

    29/01/2011 as 21.44
    Servi neste glorioso quartel no ano de 1977 na 2 cia no 1 pel. fico triste quando vejo, tamanho descaso dos governates, só tenho a lamentar, coisas deste tipo tem que acabar neste país, vamos lutar pela restauração desse importante patrimonio publico.

    1. Sd Melo 698 de 77 disse:

      Fala ai Sd 999 Nivaldo Gameiro Lopes td blz…estamos fazendo encontro tds os anos com o pessoal de 77/78, caso de duvida entra em contato pelo e-mail melo_698@yahoo.com.br deixo aqui Um Forte Abraço!!

  53. Carlos Reganati disse:

    Realmente, para mim, que tive o previlégio de servir no II Batalhão de Guardas em 1975 (!!!), ainda mais sendo contemporâneo do saudoso João do Pulo, só posso sentir uma imensa tristeza ao ver como está hoje este edifício em comparação com o que era na época.

    “Toda Glória é Efêmera”

    1. LUIZ SANTOS disse:

      CARLOS TUDO BEM
      SERVI NA 1° COMPANHIA 3° PELOTÃO
      SARGENTO BELEZIA TENENTE ZAPAROLI
      SOLDADO 688 LUIZ

      SAUDADES DOS SOLDADOS SILVA/VEIO ZUZA/
      LUIZ CARLOS/ ENTRE OUTROS.

      1. edson g. lopes disse:

        luiz santos sou o lopes 585.lembra do pessoalzinho,tonon veio zuzu.lima,montepulciano,fio.messegedovas, cel.041.11.983789636

  54. vereda disse:

    Servi no tempo do tenente gabrisch 1cia 3p, 1978, estou muito triste, porque ali deixei a parte de moleque e aprendi o outro lado da vida.

  55. SD FAVRIN 701 disse:

    Tive a honra de servir no ano de 1975 no 2º Batalhão de Guardas, 1ª Cia de Fuzileiros, no 3º Pelotão, nesse quartel que hoje esta em ruinas, tenho certesa que assim como eu outros tem o mesmo sentimento de abandono e desprezo das autoridades, por isso que nós não temos historia, quando a temos é destruida como é o caso de nosso Batalhão.
    Passo sempre proximo a ele e recordo dos exercicios que faziamos no local, da ordem unida.
    Hoje com o peito apertado e lagrimas nos olhos vejo um periodo da minha vida ruindo junto com o 2º BG

    1. edson g. lopes disse:

      sou lopes 585 1ª cia 1ºpel em 1975 pois é quantas vezes limpamos este quartel quantas faxinas e agora largado.abraçao cel.983789636 tim

  56. SD GALATA 705 disse:

    Com muito orgulho servi o II Batalhão de Guardas em 1975 na 1ª Cia (Pantera) 3º Pelotão.
    Foram 11 meses e 16 dias que aquele quartel era uma continuação da minha casa, lá se consolidou todos os ensimanentos transmitidos pelos meus pais tais como honestidade, hierarquia, respeito, dignidade entre muitos. Conheci pessoas muito especiais, tive muitas alegrias, algumas tristezas, mas com certeza ali o meu carater se consolidou.
    Nesse período participei ativamente na manutenção desse quartel, pois essa era uma de nossas obrigações. Fiz muita faxina, pintura e tudo o mais que a nossa casa exigia para estar sempre bem apresentada e lembro o quanto era importante no final do nosso período termos que preparar o quartel e deixa-lo pronto para os novos recrutas da nova turma.
    Vi cada foto dele atualmente e cada pedaçinho me trouxe uma lembrança e ao mesmo tempo uma tristeza imensa de ver tudo daquela forma, Nós que vivemos um período lá dentro sabemos quantos detalhes e quantos espaços da história de São Paulo e do Brasil existe dentro desse quartel.
    E esse quartel tem o espirito do Batalhão de Guardas porque ele está “MORRENDO MAS NÃO SE RENDE” ao descaso e imcopetencia dos nossos governantes

    1. LUIZ SANTOS disse:

      GALATA VELHO AMIGO

      LUIZ 688 DO 3° PELOTÃO
      TEM NOTIÇIAS DO SILVA

    2. Mauro Paloni disse:

      Meu amigo, servi no BG em 75 na CCSv enfermaria SD 1195 Paloni, muito bom encontrar alguém da minha turma, Servi com Sgt Samuel Cbs Cruz e Levino Sds Junqueira e Brandão e os recrutras da minha turma, Bertaglia, Capellosa, Donizetti, Negrão, Sgt Galucio
      E os R2 Ten. Araújo, Nadir
      Lembra do Ten. Cel. Rennó?
      Vixi o cara tocava o terror no quartel.
      É bons tempos que não voltam mais.

      1. Vagner aparecido martos disse:

        sd servi em 74 ultima baixa na enfermaria.lendo sobre cabo levi o massagista e cabo bispo veio na lembrança a primeira op. de fimoze onde fui assistente do ten medico judilson ribeiro gomes.após a cirurgia o cabo bispo foi a contra gosto fazer o curativo, onde quase deu punição para todos os envolvidos porque fotografamos o cabo bispo terminando o curativo.com aaquela barriga ele quase deu a luz ao ver a foto revelada.muita farra nessa enfermaria

  57. Donaldo disse:

    Houve 02 eventos de veteranos do BG no ano de 2008 e 2009,na rua de trás do quartel do pq.Dom Pedro II, pena que as fotos desses eventos, não estão na net.
    caso alguém saiba o link, informe, por favor !

  58. EDISON FERRAZ DO AMARAL disse:

    SOU O SOLDADO FERRAZ QUE SERVIU EM 1978 POR FAVOR COMO POSSO FAZER PRA ENTRAR EM CONTATO COM MEUS COLEGAS OBRIGADO.U QUANTO NOSSO QUARTEL SEM COMENTARIO SÓ FICAR TRISTE…

    1. Cesar - Soldado Campos disse:

      Olá Soldaddo ferraz. tbm servi ai no BG. no ano de 1978 hj estou com 53 anos. Lembro ainda da disciplina pq estava na turma de manutenção.Lembraças de qdo. era sintinela na Guarita enfrente a rua Tabatinquera.Anos que não voltam mais.

      Tristeza vê fotos da distruição dequele quartel que ja foi minha casa..la aprendi não discultir ordens e sim…cumpri-las.Época de respeito ética disciplina e coragem. Muita saudade dos colegas recrutas. Abraço.
      Reservista 001348 ccsv – soldado Campos. A GUARDA MORRE… MAS NÃO SE RENDE !

      1. Ivan Ventura Lima disse:

        Oi Sd. Campos eu sou o Sd. VENTURA 1372 da CCSv. 1978 era do Pelotão de Comando e faço minhas as suas palavras, tenho saudades dos meus companheiros.
        Se alguem da minha turma ler isso por favor entrem em contato ivanlima59@yahoo.com.br

      2. Francisco AMORIM Da Silva disse:

        Cesar, também servi no ano de 1978 baixa em março de 79.fui do PO na CCSV. É lamentável a situação daquele patrimonio.
        abraços. SD 1350 AMORIM.

      3. Francisco AMORIM Da Silva disse:

        Soldado CAMPOS,lembra do 1349 FLORISVADO? UMA VEZ NOS ENCONTRAMOS E RECORDAMOS MUITAS AVENTURAS NOS ACANPAMENTOS.SE VC SOUBER DO PARADEIRO DELE ESCREVA PARA O MEU E-MAIL sd1350amorim@hotmail.com

        abraços SD 1350 AMORIM -PO.

      4. nuri dib disse:

        Grande SD Ferraz 1348 e sou SD Dib 1447 da CCS de 1978

        Estamos nos reunindo para um encontro com varios colegas da epoca como posso manter contato contigo
        e mail nuri@liderbrinquedos.com.br

        1. apolinario disse:

          sou o sd apolinario – 3ª pel. ten. gabrich – 1978

          email:mauriciosa59@hotmail.com

  59. valerio 1435 ccsv 1986 disse:

    so em pensar o quanto cuidamos da sede, pintando paredes,encerando o chão lavando viaturas tirando guardas de 3 em 3 dias (sim senhor não senhor quero ser preso)fazendo amigos, ficando revoltado com as obrigações,obedecendo o saudoso tenete gabriel para que no final tudo tenha acabado desse jeito tanto esforço jogado fora da forma que abandonaram o quartel,a nossa historia vai terminar com ele que pena.SD 1435 VALERIO CCSv PELOTÃO DE TRANSPORTES BG 1986

  60. valerio 1435 ccsv 1986 disse:

    se houver alguem que tenha servido junto comigo mande-me um email para matarmos a saudade daquele tempo. leandrovalerio.vendas@hotmail.com

  61. EDSON SD ¨586 ano 1975 1ºcia 1ºPl. disse:

    É uma alegria muito grande de poder rever alguns companheiro do ano de 1975 da 1ªcia 1,º pelotão .se alguém quizer falar comigo a 30 anos sirvo a comunidade como cabeleireiro ,no bairro da MOOCA, meu cel. 11xx 94381876 ,o cafezinho esta sempre quentinho para clientes e amigos!!!!!!

    1. Mauro Paloni disse:

      meu amigo, servi no BG em 75 na CCSv enfermaria SD 1195 Paloni, muito bom encontrar alguém da minha turma, Servi com Sgt Samuel Cbs Cruz e Levino Sds Junqueira e Brandão e os recrutras da minha turma, Bertaglia, Capellosa, Donizetti, Negrão, Sgt Galucio
      E os R2 Ten. Araújo, Nadir
      Lembra do Ten. Cel. Rennó?
      Vixi o cara tocava o terror no quartel.

      1. cade a lei do patrimoniohistorico eva\ar para prefitura governo prefitoveadores evamas elços alugar testo tudopara o cmercio

  62. Erivan da Silva Gomes disse:

    Servi no ano de 1989, porém, nas novas instalações em Osasco, vez ou outra passava pelo Batalhão no Parque D’ Pedro para revista geral, com destino a residência oficial onde tirava serviço.
    Dá saudade.

    1. wanderley disse:

      qual seu pelotao sou sd wanderley do primeiro pel
      da primeira cia de 89

      1. wanderley costa disse:

        cade o pessoal

  63. Fernando Andrade disse:

    É muito triste ver este maravilhoso e histórico prédio nessa situação.Eu servi no 2ºBatalhão de Guardas como 2ºTen em 1992 e ajudei na mudança do Batalhão para o novo Quartel em Osasco,predio este, que na época era recem construído,onde hoje fica o Batalhão de Policia do Exercito(PE).Enquanto esse prédio(antigo) esteve nas maos do Exército, ele sempre esteve impecável,a sua manutenção era diária…pintura e consertos em geral,embora ja tivesse sinais de cupins.Em maio de 1992,sob o Comando do Coronel Domingos Sávio Luz barros,Comandante do BG,o prédio foi entregue para o Batalhão de Choque de SP,depois disso ele foi ficando no abandono,não por culpa da Policia Militar,mas por culpa das autoridades INcompetentes!!

  64. Wilton disse:

    TRABALHEI NESSE PRÉDIO DE 1993 A 1996, E FOI UM ORGULHO PODER SENTIR A ENERGIA DE MUITOS GUERREIROS, POIS TAMBÉM SOU UM GUERREIRO, SOU MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DO 3BPCHQ, E FICO MUITO TRISTE POR VER O FIM DESTA INSTALAÇÃO ONDE ABRIGOU TROPAS DE EXCELENTES QUALIDADES. AMADURECI COMO MILITAR E COMO HOMEM NESTE QUARTEL, HOJE AINDA TRABALHO NESTE QUARTEL, E SINTO O MEU CORAÇÃO PARTIDO QUANDO VEJO AS CONDIÇÕES COMO ELE SE ENCONTRA, SEI QUE EXISTE PROJETOS PARA RESTAURAÇÃO DO MESMO E TORÇO PARA QUE EM BREVE O MESMO SEJA RESTAURADO.TORCIDA DE UM MILITAR QUE ENVERGA A FARDA DO 3BPCH-POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

  65. Com muito orgulho servi o II Batalhão de Guardas em 1981 na 1ª Cia (Pantera) 1º Pelotão,com baixa em março 1982.
    Este quartel era uma continuação da minha casa,mesmo contra a vontade da maioria dos convocados para servir a pátria, lá começou todo o aprendizado de vida de todos que por la passaram ao longo dos anos, mais de 25.000 mil soldados, sendo tratados com honestidade, respeito, dignidade e mais.. Muitas amizades algumas especiais,como amigos mais próximos, esses chamados por ( Sd Profite, Soeiro Azevedo ) e muitos outros,tive muitas alegrias,e poucas tristezas, mas com certeza ali solidificou a formação de meu carater e personalidade.
    Hoje quando passo pelo quartel e vejo naquele estado terrivel, sinto saudades, e dor no peito e lagrimas nos olhos vejo um periodo da minha vida sendo destruida pelo tempo e pelos descaso de nossos politicos.
    Caso algum companheiro da turma de 1981 queira fazer contato,segue e-maill carkama@ig.com.br e end. http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=9966215621503793630.
    abraços a todos os soldados do 2ºBG.

  66. Carlos Alberto SD 730 disse:

    Hoje com o peito apertado e lagrimas nos olhos vejo um periodo da minha vida ruindo junto com o 2º BG

  67. EDSON SD ¨586 ano 1975 1ºcia 1ºPl. disse:

    Hoje sou um tiozinho ,que serve a comunidade da MOOCA
    Não me arrependo de nada ,faria tudo de novo!!!

    1. EDSON SD ¨586 ano 1975 1ºcia 1ºPl. disse:

      Sou serviçal da burguesia levo uma vida tranquila no meu bairro da MOOCA!!!
      obrigado B G por tudo!!

  68. ex sd. ALVARO 3324 1º RCGD disse:

    Passei praticamente a vida vendo o BG, e é de chorar, o estado deste patrimonio que muitos companheiros de armas gostariam de mostrar aos filhos, e netos onde pagaram guarda e fizeram uma familia, no EB

  69. sd Mauro 709 disse:

    Tenho muita honra de ter servido nesta casa em 1975, na 1ª Companhia, 3º pelotão. Passaram-se 36 anos e as lembranças estão tão presente como se tivessem ocorrido ontem. Apesar da degradação mostrada nas fotos, foi possível “andar” por todos os corredores, salas, pátio, alojamento, rancho, etc. Esta lembrança só é possível porque foram momentos marcantes em nossas vidas, que nos ensinou a sermos cidadãos com compromisso com a vida.
    É muito triste ver o descaso das autoridades com o patrimonio publico. Pura falta de respeito com a história de nosso País.

    1. Mauro Paloni disse:

      meu amigo, servi no BG em 75 na CCSv enfermaria SD 1195 Paloni, muito bom encontrar alguém da minha turma, Servi com Sgt Samuel Cbs Cruz e Levino Sds Junqueira e Brandão e os recrutras da minha turma, Bertaglia, Capellosa, Donizetti, Negrão, Sgt Galucio
      E os R2 Ten. Araújo, Nadir
      Lembra do Ten. Cel. Rennó?
      Vixi o cara tocava o terror no quartel.

  70. júlio césar candela disse:

    orgulho do exercito nacional (segundo batalhão de guardas) estas fotos não perde o brilho de quem passou por ele, quem teve a honra de conviver dentro dele sabe o que este batalhão representa a nação (hoje extinto tornou-se (batalhão da policia do exercito em são paulo no ibirapuera) passaram por lá exemplos como o cabo (joão carlos de oliveira( cabo oliveira) mais conhecido como (joão do pulo) nosso heroi no salto triplo, a qual tive a honra de estar no mesmo batalhão em 1975,pasaram por lá também, padre marcelo rossi, ze maria do corinthians, basilio do corinthians,bispo hernanes, etc, se destroi o prédio não a historia desta reliquia do nosso exercito, srs e sras do ministerio do exercito, sra. presidente do brasil (dilma russef) tome providencias torne este batalhão um museu do nosso glorioso e amado exercito (mão amiga) quem solicita e o (PRIMEIRO ATLETA A CONQUISTAR O MAIOR NUMERO DE MEDALHAS PARA UMA CIDADE (105) para ilha comprida sp brasil,(valedo ribeira)FONTE RANK BRASIL, FOTOS WEBRUN.COM.BR, , com muita honra de ter pertencido ao segunda batalhão de quardas (candela 843)
    atleta júlio césar candela (maratonista e fundista) pioneiro no brasil em medalhas para uma cidade.

    1. rafael sp disse:

      candela,abraço estavamos lá em 1975.

    2. Mauro Paloni disse:

      Grande Candela, tb servi em 75 na CCSv enfermaria SD 1195 Paloni, lembro bem desta turma citada, João do pulo, sempre que possivel acompanhava as competições no Ibirapuera, não gostava muito pois a CCSv não tinha bons atletas a maioria eram da 2ª Cia.
      Bom fazer este contato com vc.
      Abraços.

      1. Paloni tudo bem, se passou 37 anos e vc fez me lembrar como se fosse ontem Cap. Cursino Sgto Maximo, e muito bom relembrar 75. Quem bom que esta tudo bem, Abraços.Abrahão 1040.

  71. Vanderlei Meira disse:

    servi em 1972 ate 1976, e com tristesa que vejo ntudo abandondo,alguma coisa tem que ser feito

    SD. Meira

    3cia

    1. Meira, espero que esteve tudo bem foi bom servir com vc e outros engajados. Abraços. Abrahão 1040 3 Cia.

  72. marcelo leão disse:

    Quando vejo suas fotos,uma grande tristeza habita meu coração,apesar das tristeza que passei lá,fiz boas amizades.Nós cuidavamos com muito carinho do quartel,pois,ele era uma parte de nossas vidas,e uma pena que ele esteja nessa situação.Servi no ano de 1988,na 2ªcia.Caso algum amigo desta epoca veêm está mensagem entre em contato,pelo meu e-mail/marcelo.6919@hotmail.com

  73. Herlon Rossi Sd 2051 motorista 3 cia Cambojia Sjt. Ferrer disse:

    Ola pessoal, estou aproveitando o momento, pois estamos procurando o Sd Romeira, Sd Ortega, Sd Batista, Sd Simao, Pois servimos em 1981, fizemos historia la, fomos segurança do Papa Joao Paulo II, quando ele esteve pela primeira vez no Brasil, procuramos por estes soldados, pois temos contato com o Sgt Ferrer via email, hoje ele eh sub-tenente aposentado, se alguem solber noticia destas pessoas, por favor entre em contato, e referente ao quartel, do Pq.Dom Pedro, os governantes nao fazem a menor questao, pois isso nao lhe traras nenhum beneficio, ou seja grana, por isso vai ficar assim ate algum orgao nao governamental resolver restaurar este predio, ele traz muitas lembranças boas.Servimos em 1981 3cia Cascavel, pelotao de transporte com muito orgulho.
    TERCEIRA CASCAVEL.

    1. ROBSON GRANCIERI disse:

      Caro Amigo de farda,

      Não sei quem está correto – costumam confundir a corporação de 1980 com a de 1981. O ano que Papa veio ao Brasil foi em 1980 – e eu estava lá no campo de marte. Servi na 2a Cia Brasa.O comandante do Batalhão na época era o Coronel Órion Luiz Nascimento. O comandante da 2a Cia era o Capitão Álvaro.

      1. ROBSON GRANCIERI disse:

        Contatos: rgrancieri@hotmail.com

      2. Elson Santos disse:

        Caro Grancieri,

        Você está correto, eu também servi em 1980, e estava no Campo de Marte fazendo o cordão de isolamento, quando da vinda do Papa João Paulo II, pela primeira vez. Servi na 1ª CIA PANTERA, comandante Capitão Bezzi.

        1. Carlos Henrique Savedra disse:

          1980.Eu também estava lá. Chovia muito, recebemos capas de nylon. Eu tenho a minha até hoje. Sd Savedra. Incorporei na 3ª Cia Fzo do 2º BGda em 1974. Mas em 1980 eu já estava no 4º BIB.

  74. RANIÉRI disse:

    pertenci ao 4.pelotão,sd raniéri/1920,fui corneteiro e tocava na banda ,,,fico triste em ver esse episódio de pouco caso.

    1. ROBSON GRANCIERI disse:

      RANIERI – aqui é o GRANCIERI – 1933 – também do 4º pelotão de 1980. Já tentei te enviar email mas voltou – acho que tinha anotado errado. Vou corrigir na minha lista de contatos e tentar de novo.

      Tenho contato com o ROBSON SILVA E O sd ANTONIO DO 3° pelotão que está no meu Facebook (me adiciona se vc tiver Face: Robson Grancieri)

  75. RANIERI disse:

    FUI SOLDADO DA TURMA DE 1980,,SE PORVENTURA ALGUEM ENCONTRAR ALGUM COLEGA MANDE EMAIL,,SD RANIERI/1920,,SAUDADES DE SD VENTURA/1919,,SGT CATIARI,,CAP ESTEVES,,,FOTOGRAFO CAXIAS,,ETC

    1. ROBSON GRANCIERI disse:

      Putz – por onde será que anda o saudoso Sgt CATIARI???

  76. sd ranieri/1920 disse:

    alo pessoal,,,,se tiver alguem que saiba da turma de 80 mande noticias,,,sd ranieri

    1. gilberto silva rufino disse:

      E ai Infante, abracao e muita saudade desse tempo, sou o soldado rufino, acho que temos uma foto juntos naquela epoca em que eu ficava mais detido do que em casa…Soldado Rufino 1830! abracaoh irmao.

      1. FRANCISCO RAGNA disse:

        Rufino, servi na classe de 1972 na 1 Cia terceiro pelotão N.516 (RAGNA) mande seu e-mail e a gente vai se falando, quanto a foto, se voce puder me mandar eu agradeço, pois perdi todas as minhas nas mudanças de cá pra lá
        Abração

  77. Jorge Xavier da silva disse:

    foi onde passei os meus melhores dias, que saudades,
    gostaria de poder rever os camaradas. Alguem tem o
    paradeiro do tenente Ariante?
    SD 1653 Xavier turma 1980 baixa 1981.

    1. cb mostarda 1980 3 cia cascavel disse:

      entre em contato comigo f: 26519692

  78. Marco / 1988 disse:

    Gostaria de reencontrar um amigo em especial, é o Marcio Roberto Marques ( Sd Marques ) servimos jun tos no ano de 1988. Se alguém conhecer fontes para que eu possa encontrá-lo ficaria muito agradecido. Passo quase todos os dias em frente ao Quartel e todas as vezes fico com saudades dáquela época. É uma pena ver daquele jeito.

    1. marcelo leão disse:

      Ola amigo marco,servi também no ano de 1988.2ºCIA BRASA,gostaria de contatos do pessoal,caso vc tenha alguma informação,por favor me ajude a rever alguns amigos.A pouco tempo encontrei o CABRAL,ESCADINHA,OURO.

      1. Marcos Leme disse:

        Olá Leao. Servimos juntos na 2a Cia. Eu era o Sd LEME numero 1997. Fui corneteiro e lembro com saudades dessa época. um abraco

        1. ROBSON GRANCIERI disse:

          Manda seu email – estou tentando reunir uma turma da corporação de 1980.
          Abraço,

          sd GRANCIERI

        2. me lembro de vc corneteiro eu era do P.O. sd SPINELLI

  79. SD RANIERI 1920 disse:

    EIS EU AQUI DE NOVO PROCURANDO AMIGOS DO 2 BG/ TURMA 1980/1981,,,ABRAÇOS

    1. SD EDUARDO disse:

      Fui do 3o. Pelotão Sd 1883 Eduardo (popeye)Me parece que o pessoal de 1980 estão em extinção, não encontro ninguém, as vezes ando pelas ruas pricipalmente co centro, olhando para todos os lados achando que a qualquer momento reconheço ou sou reconhecido por alguém.
      Abraço a todos.

      1. Sd 1012 Marcato disse:

        Bom, acho que o pessoal de 83 está mesmo desaparecido.
        Aqui estou – realmente é incrível como o poder públido deixou esse prédio se acabar. Quando eramos militares, mal podíamos andar pelo prédio para não danificá-lo e hj está assim. Uma coisa que ninguem falou aqui – A CAPELA que ficava no andar superior.
        Tive a oportunidade de assistir a uma missa lá – era maravilhosa. Já deve ter ruído. Infelizmenste.
        Mesmo depois de tanto tempo é emocionante lembrar daqueles tempos.
        Abraços a todos.
        Caso alguem da 2 cia ou outro amigo apareça – escreve pra mim.

        1. Sd 1012 Marcato disse:

          o e-mail pra contato: marcatosan@hotmail.com

        2. Everaldo Arcari disse:

          sd.5567 Arcari motorista turma de 1983 contato imail arcari5567@hotmail.com nextel 77654130

          1. Mendes disse:

            Ola Arcari Sd 596 Mendes CCSV 1983 Capitão Martins Alves

  80. Márcio Granconato disse:

    Servi no período de 1991/1992 e sentia muita raiva por estar na CCSv do 2.º BG. O serviço militar atrapalhava meus estudos e meus projetos profissionais. Nem fotos da época eu guardei… No entanto, ao ver as imagens deste site também fiquei triste com o descaso do Poder Público. É lamentável ver a forma como nosso País trata o passado.

  81. Marcos 2039 / 84 disse:

    Servi na terceira CIA Cascável,e estou interessado em lutar para que o quartel do 2 BG volte a ser como era antes,com projetos culturais e um museu do batalhão, podemos trazer também objetos da Policia Militar para ali expor, e assim preservar nossa história,( fui candidato a deputado estadual em 2010 com o nome de João Martins e talves tente novamente em 2014),e um de meus projetos era este. Mas como não fui eleito deixamos os que foram eleitos fazer alguma coisa. Porém estou disposto a entrar na luta de preservar nosso batalhão,as pessoas que estão com este projeto entre em contato no meu E-mail:jmmartins13@yahoo.com.br. “A GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE”, passo ali 3 vezes por semana e tenho muitas saudades do BG.VAMOS LEVANTAR ESTA BANDEIRA PRESERVAÇÃO DO 2 BG JÁ.

  82. SD Waldir Nr-Seg.Cia 1899/1982 disse:

    Soldados do seg BG 1982 , por incrivel que pareça ainda estou por aqui ,espero que se lembrem de mim.
    Segunda cia comandada pelo Cap.Sadi.
    Lembrando alguns nomes da época:Sgt Mangueira,meu treinador;Sgt Morais meu preparador Fisico.
    Ten.Gablishi,Ten.Lemos,Ten.Cheni,Cab.Carlos irmão do João do Pulo.
    Soldados:Funk(Durval)Moleza(Robson),Louzada,Walter Ferman,Conceição,e muitos outros que agora me fugiram da memoria mais que gostaria muito de saber onde estão !
    A Seleção do II Exercito de 82 era quase imbatível , um abraço a todos!!

    1. SD Pegoraro 1840 2a.Cia 1982 disse:

      Waldir, treinamos juntos então. Lembro de muitos que vc citou. Grandes recordações.

  83. Semino disse:

    É meu primeiro contato com esse site, como poderia encontrar a relação ou meus companheiros da 7a. Cia do ano de 1967/68. Aguardo qualquer informação.

  84. SGT nivaldo disse:

    É uma pena que não existe memoria por parte das “autoridades”

  85. Marcio Santos disse:

    Grandes tempos, porém hoje o descaso toma conta do monumento 2º Batalhão de Guardas, servi em 1989/90
    1º cia 4º pelotão – Soldado 823 – M.Rogerio, abraços á todos desta época e os que tiveram o privilégio de conhecer internamente todos os cantos do 2º bg
    marciorogeriosantos@ig.com.br

    11-81054714

  86. jose carlos rodrigues disse:

    horrivel as cond~çoes em que se encontra o melhor BATA~HÃO DO 2º EXERCITO. SD 1207 JOSE 3 CIA DE INF DE GDA.

    1. ROSE disse:

      OI JOSÉ CARLOS VOCÊ TRABALHOU NA PÃO KENTI EM82E83, VOCE É DE RIBEIRÃO PIRES? EU GOSTARIA MUITO DE SABER DE UN SOLDADO QUE CONHECI NA PÃO KENT ONDE TRABALHAVAMOS, ELE TRABALHAVA 6HORAS POR DIA DEPOIS ELE IA PARA O BATALHÃO NO PARQUE DOM PEDRO.SAÍ DA FIRMA E NÃO TIVE MAIS CONTATO COM ELE, NÃO ME LENBRO BEM MAS SEI QUE SE CHAMAVA ANTONIO CARLOS OU JOSÉ CARLOS E ERA DE RIBEIRÃO PIRES SP POR FAVOR SE VOCE CONHECE ME DE NOTICIAS DELEPOR FAVOR.UM ABRAÇO E OBRIGADO.

    2. ROSE disse:

      MEU EAIL ROSEAMENDRA@UOL,COM.BR

    3. ROSE disse:

      quem e josé carlos rodrigues onde mora

    4. Lauriano de Sousa Neto disse:

      humm, será que servimos juntos no 3 PEL do ano de 1983?
      Sou o NETO, 1220, eram sempre uma turma legal, com Zé Teodoro, Ignácio, Reginaldo E talvéz vc o José, qualquer coisa manda um e-mail pra mim..Lauriano_sneto@hotmil.com, era o tenente Ariante e aquele Sgtinho de merda o Solina..abraços.

      1. Lauriano de Sousa Neto disse:

        Só retificando meu e-mail, lauriano_sneto@hotmail.com, serví na 3 Cia cambuci no ano de 1983, sd NETO do 3 Pel. Abraços aos colegas…José Teodoro, José Ignácio, Reginaldo, José, Cabreira, Pato preto, Quem Quem, entre outros que esquecí os nomes..abraço a todos os que conviví naquele ano.

  87. aquinaojacare disse:

    Gente vamos acordar!! Temos que gritar!!!! Alguém tem que se candidatar a lider! Temos que ir la e protestar! Pelo menos mostrar que o batalhão nao esta esquecido pelo paulistano! Se nao firzermos nada ele vai abaixo! Ainda ha esperança e tempo! Pelo amor de Deus vamos nos unir para salvar esse patrimonio historico!!! Vamos! Vamos!!! Posdemos bombardiar de emails as autoridades! O problema é que eu não sei nem por onde começar! O moderador do site não poderia nos mostrar por onde começar?? Contem comigo! Obrigado!

  88. J. Ricci. disse:

    Gente! Eu encontrei esse site, vamos protestar la! Não sei se acontecera algo mas se cada um de nos protestarmos pode haver algum resultado! http://www.monumenta.gov.br/site/?page_id=211 Acordem paulistanos!

  89. Sd 1840 Pegoraro - 1982 disse:

    Foi emocionante entrar neste site e rever alguns nomes que tenho lá no fundo da memória. Servi em 1982. Fui goleiro do time até o grande jogo contra a aeronáutica. Fui substituido por um sargento no momento final. Talvez o Sgt Mangueira não gostou do goleiro que tinha. Meu apelido era “mão de pau” porque soltava todas as bolas. Não me lembro de quanto foi o jogo mas me lembro de nomes como o Cap Sadi, Sgt Gabriel, Sd Favaro, Sd Polyak, Cabo Ryad (radio). Fui NB, tirava guarda no Doi-Cod. Pintei aquelas paredes que hoje aparecem nas fotos. Posso ver minhas pinceladas ali. Posso ver a grama que cortei. Atrás do stand de tiro eu treinava para o grande jogo, solitário. Grandes recordações. Hoje moro nos Estados Unidos mas sempre que vou ao Brasil tenho vontade de passar naquele lugar que foi muito marcante para todos os 25.000 mas terei que ir antes que caia e quem sabe vê-lo levantar-se novamente. Eu pintaria as paredes novamente se fosse preciso.

    1. Damiano disse:

      Pegoraro, fica aqui meu abraço; soldado Damiano, armeiro do 2° pelotão, Ten Rosa.

    2. riad disse:

      puts,nao acreditei quando vi que lembrou-se de mim pegoraro,incrivel encontrar varios amigos aqui.ex. sd damiano ,martinez,ten rosa,vc pegoraro que na epoca morava tbm pros lados do jabaquara.fantastico bons tempos,embora eu tenha passado uns dias la pela 13 srsrsrsrsrssrsrsr saudades de vcs tds. hj estou no segmento da pesca esportiva .entrem tds em contato comigo sera um grande prazer cb 1852 riad turma de 1982

  90. é de cortar o coraçao,em ver que a escola da vida de muitos conscritos está se acabando em cupins, triste muito triste mesmoooo.
    mas é a vida, tudo que fica velho e automaticamente descartado como lixo, isso é inaceitavel, mas em fim quem pode fazer alguma coisa nao fáz?
    mas o importante é saber que muitos caras de leao sairan do bg formados e qualificados pra vida.
    um forte abraço a todos e principalmente os da CCSV de 1984, fiquen todos com deus.

  91. Herlon Rossi Ferreira. disse:

    Estamos procurando os soldados da 3 Cia. cascavel, turma de 1981, do pelotão de transportes, do Cambójia, Sd Simão, Sd Ricardo, Sd Romera, Sd Garrote, Sd Baptita, Sd Ortega,e muitos outros, se alguem souber de alguma coisa, por favor entrar em contato meu email herlonrossi@yahoo.com.br
    Desde já, muito obrigado e gde abraço.
    A GUARDA MORRE…MAIS NÃO SE RENDE!!!
    NUNCA.

    1. cb mostarda 1980 3 cia cascavel disse:

      oi aqui e o cb mostada me de um alô.

      1. jose ferreira lima filho disse:

        e ai cb mostarda ,me fez faz muita flexão.mas tudo bem ,saudades dos bons tempos .um abraço sd 1209 e depois cb 1209 lima

      2. Dario Rocha sd 1952 3ª Cia 1982 disse:

        E aí cb Mostarda, tudo bem? Esta no Facebook? Aparece, meu filho.

  92. Sd 2051 ROSSI / Helon Rossi Ferreira.email herlonrossi@yahoo.com.br disse:

    retificando.

  93. Rainério disse:

    Infelizmente o Estado deixa de cumpri suas obrigações e construções com a do 2º BG, que já são considerados patrimônio histórico se perderam por falta de zelo.
    Tive a honra de servi na CCSv de 1983a 1986,como SD,Cb e Sgt.
    Mostro as fotos p/ meu filho com orgulho.
    Gostaria de rever os amigos, caso alguém saiba de algum encontro me avise.Gde abraço a tds
    “A GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE “

    1. Dutra disse:

      Fui o sd Dutra 553 da ccs turma 83.
      Saudades um grande abraço a tdos que passarão por lá.

      1. Everaldo Arcari disse:

        Dutra, também fui da ccs Sd. Arcari 5567 que legal ter aparecido um sd de 83.

      2. Joel Mendes disse:

        Ola Dutra td bem , lembro d vc SD 597 Mendes , tirava guarda na auditoria direto lembra?
        abs

    2. Vasconcelos disse:

      Ei vc era o Rainério da FSR ???

      1. Sgt Galesco disse:

        Ai Rainério!! Como vc. está??? legal esse chat heim… abraço a todos caras de leão!!!

    3. Everaldo Arcari disse:

      fui sd de 83 ccsv sd Arcari 5567 imail arcari5567@hotmail.com

  94. Marcelo Ahmad Ayoub disse:

    SD AHMAD 1989 MEU EMAIL ayoub2011@ig.com.br

    1. marcelo leão disse:

      Ahmad seu louco, não acredito que ti encontrei.Eu sou o leão 1985,cara vc era muito legal com aquele narizão que vc tem.Esses dias encontrei o escadinha,o martinz,cabral e outros.saudades de vc meu amigo…

      1. nascimento disse:

        até que enfim encontrei alguem de 1985. eu sou o sd Nascimento 1ªcia pel apoio e pelotão de obras

  95. edson hidalgo peres disse:

    lamento nao ter visto documentarios e depoimentos antes pois tambem faço parte da historia do querido batalhao ao qual aprendi muito e conheci inumeros companheiros de taberna quando houver alguma manifestaçao estou pela web.
    SD. Peres turma 1980

  96. Fonseca disse:

    Servi na turma 81, 1ªCIA fico no aguardo de contatos.

  97. Sd Melo 698 de 77 disse:

    Fala ai Sd 999 Nivaldo Gameiro Lopes td blz…estamos fazendo encontro tds os anos com o pessoal de 77/78, 7 de Setembro teve desfile do 2ºBG na AV. no Anhambi pela 3ª vez, o 2ºBG está sendo reconhecido pelas autoridades do Comando Leste através da Associação dos Reservistas do BG, estamos marcando presença, estamos vivos a Guarda Morre Mas Não Se Rende, caso de duvida entra em contato pelo e-mail melo_698@yahoo.com.br – procurem no Youtube, comunidade no Orkut, temos contatos com varios ExBgnianos Sds,Cb,Sgt e Ten. de varias épocas… deixo aqui Um Forte Abraço!!

    1. LEANDRO VALERIO disse:

      AMIGO GOSTEI MUITO DO ANEXO INDICADO POR VOCÊ,SERVI A PATRIA NESTA UNIDADE E GOSTARIA MUITO SE POSSIVEL QUE VOCÊ ME ENVIASSE O DOCUMENTO COMPLETO PARA EU PODER LER,DESDE JA GRATO LEANDROVALERIO.VENDAS@HOTMAIL.COM

  98. Sd. Antonio 1139 3ª Cia 4º Pelotão 1981 disse:

    Um grande abraço a todos do 2ºBG, 3ª Cia 4º Pelotão, turma de 1981.
    Gostaria de saber do Tenente Broco, quem souber, me passa o telefone ou e-mail.

    Da Silva.

    1. Anderson Barbosa disse:

      Sd. Antonio aqui é Sd. Anderson 1120 servi com o Ten. Broco tbm em 81 4 pelotão Meu imail
      andersonbarbosa_ab@hotmail.com abraços fk com Deus

      1. Marcos Cesar Nascimento disse:

        Também servi em 1981 meu nome é Marcos – Sd.Marcos 1º Pelotão – Ten. Ariante, segue meu e-mail: mcnasci@terra.com.br.
        Encontrei com o Ten. Broco em seu consultório em Arthur Alvim.

        1. O tenente Ariante comandou meu PEL. em 83 – 3ª cia 3º pelotão Sd Levi, o baixinho uma vez foi afrontado por um recruta. O tenente não pensou duas vezes, tirou o uniforme e deu um coro bem dado no soldado. Não dá pra esquecer…

    2. cb mostarda 1980 3 cia cascavel disse:

      me de um alô.

    3. Mauro Guedes Castro disse:

      Sou o Sd. Castro, 1248, Vulgo Pato Preto do 3º Pel. Turma 81/82. Retorno tb com um forte abraço. Quanto ao Ten Broco, este mora proximo a minha residencia, e o mesmo se encontra bem e se aposentou como militar.

      1. Olá, também era da 3ªcia, 3º pelotão SD Levi. Lembro do tenente Broco que era do 4º pel. Meu amigo SD Domingos cuidava dos dentes com o tenente. Manda um forte abraço nele.

  99. armentano disse:

    Servi em 1980 na terceira cia ,e realmente o quartel sede esta abandonado ao extremo e me emociono com os comentarios de meus irmãos de bg de todas as epocas ,e acredito que este predio ainda será restaurado pela sua historia, só falta um pouco de boa vontade de nossos dirigentes publicos assim como em tantas outras coisas mas tenhamos esperança saudades e tudo de bom a todos voces.
    abrs
    sd armentano

  100. sd 834 marafao 1° cia 1985 disse:

    é triste ver o predio que abrigou uma das melhores tropas de elite do exercito,do qual eu estive presente, prestes a desabar;espero que um dia as autoridades tomem consciencia e restaurem o predio.
    Um abraço a todos os infantes e aos companheiros da 1°cia 1985 ,fiquem com Deus !

  101. marco roverio disse:

    Que tristeza!
    Tempos bons e aúreos foi quando servi ali em 1989.Qual foi o soldado que não tirou serviço em todos aqueles postos?Quem não se lembra da parada com o capitão Parreira??? O cara era duro na queda,não deixava passar nada.Mas também reconhecia o soldado alinhado e dava-lhe um muito bom ou ótimo.Agora o velho batalhão despenca e as autoridades não vão ao seu socorro.Triste!Muito triste!Quando passo em frente(de vez em quando)dói o meu coração e as lembranças do dia a dia,da rotina militar e dos velhos companheiros me deixam emocionado.

    1. mauricio francischetti disse:

      fui sd 1377 da 2 cia de fzl do 3 pel de 74 gostaria de entrar em contado com sd sgt e ten da epoca entre en contado pelo dogaobg@hotmail.com obrigado um abraco do cara de leao com molinha ok

  102. Bruno disse:

    realmente é muito triste onde eu e muitos derramamos nossos suores estar assim em ruinas .sou o sd bruno da 1 cia do 2bg servi de 89 a 90 gostaria de atraves desta entrar em contato com velhos amigos olhando estas fotos os olhos cheios dágua

    1. adilson disse:

      quanta saudade do ano de 1989,quando tiramos varias quardas,cambuci,quarda sede,mutinga e outras, agora vejo atraves dessas fotos a triste situação que se encontra o nosso velho BG.infelizmente em pouco tempo o interesse publico vai da outro destino para o velho BG,mais nunca saíra das nossas lembraças o ano glorioso que compartilhamos com os nossos companheiros,so quem passou por ali sabe a saudades.

    2. MANASSES GOMES FERREIRA disse:

      POR UM ACASO VC É BRUNO FRENANDO NOVI ?

  103. WLAMIR (901) 1983 1° CIA disse:

    Amigos de 1983 fui soldado do 4° pelotão tenente graça, sagento ferreira(hoje) comandante da guarda municipal de SÃO PAULO. Meu posto Sd. Wlamir n° 901. meus contatos 11-71553321 op. vivo Nextel. 11-78222795 (id) 122*60023. aguardo contatos.

  104. Jorge Xavier da Silva disse:

    Sd 1653 Xavier 80/81 Cap Bezzi Ten Ariante
    “A GUARDA NÃO MORREU E JAMAIS SE RENDERÁ”
    CONTINENCIA DE MOLINHA A TODOS 2º BG

    1. Anderson Barbosa disse:

      Passando por aqui para deixar um abraço, quakquer coisa me de um alo andersonbarbosa_ab@hotmail.com
      abraços fk com Deus

  105. JAIME ANTAS DE ABREU NETO NETO disse:

    OLÁ ROMEO! VOCÊ SE LEMBRA DO TENENTE TEMPLE, DO CARAVELLAS E DE OUTROS R/2 EM SEU ANO DE SERVIÇO? FORAM MEUS IRMÃOS DO CURSO DE INFANTARIA DA TURMA”SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA”.FUI PARA O SEXTO R.I. EM LORENA , MAS FUI MUITO AO B.G.! SEMPRE LUTEI E LUTO PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MILITAR BRASILEIRO . É MUITO TRISTE VER E LER OS COMENTÁRIOS E O DESCASO DAS AUTORIDADES COM RELAÇÃO A ESTE LEGADO.NÃO DÁ VOTOS, NÃO É MESMO?E A TRADIÇÃO , HISTÓRIA E MORAL CÍVICA ! ONDE FICAM? INFELIZMENTE , NOS MEUS 62 ANOS DE VIDA , TENHO QUE ADMITIR , QUE SOMOS UM POVO DESTINADO A NÃO TER PASSADO.

    1. Alvaro Veras disse:

      Olá, Jaime. Tudo bem?

      Lembro-me de você da Feirinha de Antiguidades do Masp, e comprei muita coisa sua. Aliás, visitei algumas vezes sua loja em Sorocaba. Um dia, estava zapeando a tv qdo. ouvi uma voz familiar, explicando sobre a vinda de americanos para Campinas após a Guerra Civil Americana: era o Jaime. Tinha certeza. Também gostei dos seus comentários, justamente por ter passado pelo 2º BG em 1982 e por, também, gostar de história. Forte abraço. a gente se vê, pela vida… Alvaro

  106. Moreira , ex soldado 2 bg disse:

    Ai esta o resultado do governo civil, a onde estão os impostos , que saem dos nossos bolsos , [ escolas /hospitais/segurança/avenidas ] piada para se ouvir e para se ver agora eu pergunto ,, e na hora que o soldado for chamado para a guerra , ai aparece todo os tipos de governantes com os seu [ Charles ,uniforme ] na mão . Ai os filhos da pátria não podem deixar que o inimigo leve as vidas deles e famílias deles e suas riquezas . Agora nossa historia fica ai em ruinas, olha mesmo se reconstruíssem o nosso 2 BG , seria com os impostos que sai do nosso bolso , não estariam fazendo nenhum favor para com a nossa HISTORIA e com o nosso Brasil. abraços

  107. Salomao M. G. disse:

    Soldado Salomao 1898 2ªbatalhao de Guardas,forte abraço a todos colegas, velhos tempos.

  108. Rafael disse:

    Uma dúvida, qualquer um pode entrar nesses lugares e fotografar?

  109. reynaldopapacideroruiz disse:

    Com tanto descaso, que tal fazer uma cadeia de luxo, exclusiva para CORRUPTOS, ou um cinema a moda antiga,ou um museu em homenagem a todos os soldados que por lá trabalharam.

  110. CARLOS ALBERTO CARDOSO DA SILVA disse:

    Realmente, só quem envergou a farda verde-oliva nos bons tempos de BG, sabe o quanto dói passar por ali e ver nosso glorioso Batalhão naquelas condições. Tenho lembranças boas daquela época, pois servi em 79, nosso comandande era o Ten. Cel. Pacheco (Benedito do Carmo Pacheco de Morais), grande figura, convivemos com grandes homens durante o período em que estivemos por lá, saudades, se alguém se lembrar eu sou o soldado 1747 Carlos da 2ª Cia – Ten. Fernandes, um abraço a todos, meu e-mail carlos7-cardoso@hotmail.com, aguardo contatos.

  111. Compagnoli (CCSV) 1979 disse:

    Pois é companheiros este é o retrato de um país sem memórias, onde as autoridades não estão nem ai com a preservação de patrimônio público. É uma pena que as lembranças ficarão apenas em nossa memória, duvido que façam algo para salvar este patrimônio. Lastimável…..
    Saudoso abraço a todos ex-combatentes especialmente os de 1979, em particular CCSV pelotão de transportes.

    1. Geraldo disse:

      Compagnoli, sou o Sd 566 Geraldo motorista da do caminhão EB 2118-211, se for citar alguns acontecimentos lá de dentro, tenho certeza que na hora irá se lembrar de mim.
      Vamos lá: Começa pela viatura, que o Tenente Viana vivia reclamando que andava suja, que éra a minha cara, sempre ia na sua casa lá na Patriarca, e você também na minha em Itaquera. Na época você tinha um fuscão cor de abóbora lembra disso? eu era vizinho do Sd Alves “vulgo jabá”. Quando tinha festa no Quartel, adorávamos porque sempre você levava a sua mina, que com todo respeito era uma delícia. Uma vez também na hora do almoço eu dormi dentro da minha viatura e sem querer desengatei e acabei batendo em outra viatura lembra? Estávamos sempre juntos, eu você, o Alves, o Lairton, o pescoço, o Peixoto “éra mecânico”, o Domingos e muitos outros.
      Lembra quando coloquei sal na comida da guarda, acabei sendo recolhido para o xadrex. Uma vez também você descolou uma mina em guaianazes só que não podia ir conhece-la, então fui no seu lugar me passando por você. A última vez que te ví depois da baixa você estava no Unibanco da Praça do Patriarca, de lá pra nunca mais. Continuo morando no mesmo lugar e vizinho do Alves.
      Cara, por favor me contate quero muito de dar um abraço, e com certeza derramar algumas lágrimas.
      Segue meus contatos:

      geracvp@hotmail.com
      geraldo@consolidos.com.br
      Cel: 8441-6258
      Res: 2054-0117

      Um grande abraço

  112. alexandre disse:

    Olá galera,que triste ver nosso quartel em estado de decomposição,que merrrrrda,servi em 81 no comboja,3- cia no segundo pelotão do tenente CASSIS,Cap Bezzi,bons tempos aqueles,qque saudades,houve um momento nesta época que tivemos que ficar de prontidão a semana inteira por causa julgamento deste safado do LULA,lembram disto,foi foda…..sinto orgulho de ter sido cara de leão e cascavel tambem,sdnascimento,sd rui,sd cardinot,sd porto,sd ciro,sgt galvão,sgt bringel hoje falecido entre outros…bem um forte abraço a todos que como eu fizeram parte desta historia de vida pois A GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE.

    1. Alexandre, parabéns pelos comentários sou da turma 75 Sgt. Galvão gostava muito de jogar dama, era meu amigo na hora do ralo eu fugia pra enfermaria pra jogar damas com ele,kkkk.Valeu amigos CASCAVELLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!.

      1. Oswaldo Luiz Baccan disse:

        Abrahão, servi na 3 companhia ( Cascavel) sobre o comando do Capitão Cursino e acho que lembro de você, sgt. Fukuoka , Sgt Macedo, Cabo januario entre outros, fomos colegas de farda. Eu era do 1 pelotão do Tenente Araujo e Tenente Pinheiro. Gostaria que fizesse contato em meu email. baccan@osite.com.br ou telefone 99197-5072.

  113. MARCOS ANTONIO BARBOSA disse:

    SD 1867 BARBOSA 2ºBG..2CIA / BRASA/ 3ºPELOTÃO /TENENTE MONTEIRO/ COMANDANTE TENENTE ARTHUR, SERVI NO ANO DE 84/85 TENHO MUITAS SAUDADES DOS MEUS AMIGOS DE FARDA, POR ACASO..ENTRAR EM CONTATO TELEFONE 11-30855762 CEL. 6073-5511 E LAMENTO A SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA O NOSSO QUARTEL..MARCOS HISTORICO DE NOSSAS VIDAS…

  114. cabo 276 simunawich 1ª cia74-75-76 disse:

    saudades:cb joão carlos de oliveira,cb alair,cb belmar,cb luiz[v.formosa],cb turrúbia,cb de silva,cb ariero,cb valério,cb ronaldo,cb diniz [campinas],cb biazotti,cb gadelha,cb bortoletto, cb kalil [tenente],cb de paula, cb alcídes, cb lizenko [rancho],cb cavalcanti[corneteiro],cb cruz,cap vieira,cap silveira,cap bandeira, sgt quintino,sgt campos,sgt siqueira, isto em 1974,1975,1976….adeus

    1. Mauro Paloni disse:

      meu amigo, servi no BG em 75 na CCSv enfermaria SD 1195 Paloni, muito bom encontrar alguém da minha turma, Servi com Sgt Samuel Cbs Cruz e Levino Sds Junqueira e Brandão e os recrutras da minha turma, Bertaglia, Capellosa, Donizetti, Negrão.
      Lembra do Ten. Cel. Rennó?
      Vixi o cara tocava o terror no quartel.

  115. nivaldo gameiro lopes disse:

    Olá amigos do BG tive a honra de passar, 01 ano de minha vida nessa gloriosa instituição militar, servi no ano de l977 na 2 cia do l pel.Fico revoltado de ver tamanho descaso do nosso quartel, tanto dinheiro gasto inutilmente pelos governantes, e esse predio historico abandonado. abraço a todos

  116. carlos borges disse:

    Fui um soldado do 2º batalhão de guarda da turma de 1997 servi trabalhando no rancho, fomos os últimos soldados a servi naquele quartel era uma maravilha posso afirmar sem sombra de duvidas que foram os melhores dias da minha vida, hoje quando passo por lá e mostro para meus filhos o que sobrou fico triste, e uma pena que um lugar com tantas historias maravilhosas estejam entregue ao tempo. O pior e saber que uma cidade como São Paulo que nos falta tantas coisas como, museus, escolas, hospitais, conservatórios de musica, escola profissionalizante, entre outras coisas, que poderiam sé estaladas ali no sentido de preservar á arquitetura do prédio e tornar aquela área habitável. Você fez muito bem em divulgar estas fotos dou o maior apoio isto si e um descaso publico por parte da prefeitura, estado, e as entidades de preservação do patrimônio histórico.

  117. SD CAMPOLI disse:

    Olá.
    A todos sou da turma de 82/83, do 2ªpelotão, da 3ªCIA de fuzileiros.
    Camborja.
    Tenho saudades deste tempo, que por sinal não volta mais.
    Espero um dia rever todos.
    A nossa frase era: QUEM DEVÊ PAGA, QUEM PAGA, PAGA NA HORA.
    Abraço a todos.

  118. SD. Anselmo disse:

    servi o exercito ai em 1981 turma legal sinto saudade daquela época do BG 2 cia. um abraço a todos daquele ano.

  119. l spoldari disse:

    EU sou do primeiro ano da fundaçao da cia de guarda tive muitas boas recordaçoes deste lugar .Por favor se alguem e da turma de 1957 me um clique no meu email Esperando que alguem me responda

    1. manoel garcia disse:

      Finalmente encontrei alguem quase do meu tempo servi na setima em 1960 ,tempo do JK nosso cmdt era o cap IVAN atuei no 4 pel sgto Araujo sgto Pinto , trabalhei na sala de meios abraços a todos ,ja estava me sentindo um dinossauro sd. 185 Garcia

  120. geovane disse:

    servi por 8 anos sendo que 1 ano 5 ms no pelopes,de 97 a 2005,nao tive a oportunidade de conhecer o 2BG,mas e triste o que fazem com a memoria das nossas forças armadas.

  121. Muitos jovens passaram pelo 2 bg, foram soldados de ELITE, FOMOS SOLDADOS DE ELITE, SOMOS EX-SOLDADOS DE ELITE, não importa se hoje temos 30,35,40,50,60, ou mais anos…Se a GUARDA MORRE MAS NÃO SE RENDE, por que não nos levantamos para SALVAR O 2 BG?, quantos de nos não gostaríamos de levar nossos filhos para dentro do quartel e mostrar onde ficávamos, o que faziamos, como vivíamos, as histórias tristes, as engraçadas…seria utopia dizer isso? quanto dinheiro será gastos na copa do mundo? quanto será desviado? daria para reformar mais de cem 2 BGs!!!!quantos somos juntos desde 1957 até a última turma??? vamos fazer uma vigilia em frente ao 2 BG, um revezamento com 100,200, 1.000, 2,000,5.000, 10,000, 20,000, mil ex- soldados de elite do 2 BG….chamaremos a atenção da mídia, da população, só assim os políticos ridículos se tocam pois é voto!!!! não importa nossa idade hoje, um dia, 2 dias não traria preju[izo graves a ninguém….

  122. marcos disse:

    ENTAM EU SEI DE TODO ESSE LAMENTO MAIS EU TENHO UMA OTIMA NOTICIA
    O ANTIGO CASARÃO VAI SE LEVANTAR SIM E ESTA PREVISTO JA A ENTREGA ATE SETEMBRO DE 2014 PRONTO. A PM PROMETE DIGO ISSO PQ SERVI LÁ COMO SD PM TEMP E ESTAVA POR DENTRO DO TRABALHO ALIAIS PQ MEU CURSO PREPARATÓRIO FICA AI DO LADO NA RUA VISCONTE DE PARNAIBA E PASSO AI UMA VEZ POR SEMANA E ESTOU MUITO FELIZ EM PRIMEIRO DESSE ACONTECIMENTO E DE PODER IMFORMA-LHES , Q TUDO CORRA CERTO EM NOME DE DEUS NA HONRA DAQUELES Q SERVIRAM TANTO NA PM COMO NO EXERCITO LÁ, PAZ!

  123. Ari Braga disse:

    SD BRAGA 2ª Cia (Brasa) servi no ano de 1971/72 (última baixa).
    Saudades de muitos colegas que lá deixei enão mais contactei.
    Lembranças muitas… é realmente muito triste constatar a situação da edificação atualmente. Isto demosntra o descaso de nossas autoridades para com a história e cultura de nosso povo.
    Gostaria de fazer contato com ex-BG principalmente da minha turma.
    Forte abraço à todos!

  124. Francisco AMORIM Da Silva disse:

    Aos colegas da CCSv de 78/79 , fui do PO sob o comando do cb CRUZ e depois o cb Dejair,é lamentável ver as fotos daquela casa onde passamos alegrias e tristezas,minha função era pedreiro e fazia alguns reparos nas dependências, e nos acampamentos eramos solicitados para fazer as manutenções provisórias.lembro uma vez que comemos o jantar e deu um desarranjo intestinal em todo o mundo,inclusive eu, altas horas fui a latrina e tinhamos que dizer a senha e o sentinela a contra senha,lembro que o soldado Francisco do PO foi a latrina( eu estava em uma delas) e o sentinela disse :”ALTO….QUEM VEN LÁ ..POR FAVOR A SENHA,eo SD Francisco disse ‘ A SENHA O CAR….O, TÔ ME CAGANDO TODOE EU Vô ME LEMBRA DE SENHA?VAI SE F….. .Eu tive que rir e nessa hora não me contive e uma nova emissão tive que por pra fora,é nojento eu ter que digitar isto,más umas das alegrias que me lembro apesar do momento em que a tropa teve problemas intestinais. Um momento triste que tive foi o falecimento do SD ALVES,falecido afogado na represa em Cajamar,estava junto com o SD FLORISVALDO,eles atravessaram a represa e na volta o ALVES passou mal e se afogou,estava de serviço naquele dia de domingo quando vi o SD FLORISVALDO atravessar a quadra em direção ao alojamento da CCSv,ele passoupor min com a cara assustada e disse-me oque aconteceu.fiquei baqueado,pois a minha família conhecia o ALVES,os dois foram duas vezes a minha casa e antecipadamente ligava para minha mãe( já falecida em 2.011)e pedia a ela para preparar a macarronada que iam lá dois esfomeados.Essa e a tristeza,que passei lá também.como disse no começo,passamos lá alegrias e tristezas.
    Abraços a todo corpo de combatentes da CCSv do soldado ao comandante.

    1. |Nilo Marcos Ducatti disse:

      Eu estive ne acampamento e tb fiquei noa latrina a noite toda..SD NILO 1866 Cia Brasa

  125. SD ALMEIDA 1026 MOTORISTA disse:

    PASSEI POR ALI TB 1982/83 FOI MUITO GLORIOSO SER UM SOLDADO DO 2 BATALHA DE GUARDAS (2 CIA BRASA)MORO EM OUTRO ESTADO AGORA MAIS SEMPRE QUE VOU A SÃO PAULO PASSO ALI DE METRO E VEJO O QUE RESTOU DO NOSSO QUARTEL TEMOS QUE NOS UNIR E LUTARMOS COMO SOLDADOS QUE FOMOS PARA RESTAURAREM NOSSO QUARTEL, NOSSA HISTORIA, ESTOU A DISPOSIÇÃO DOS QUE QUEREM COMO EU REVER AQUILO TUDO COMO ERA ANTES. SOLDADO 1026 ALMEIDA MOTORISTA 2 CIA ABRASA
    OBS. TIVE A HONRA DE PINTAR O BRASINHA DIRIGINDO UMA VIATURA, NA PAREDE DA ENTRADA DO ESCRITORIO DO SGT MORAIS COMANDANTE DO TRANSPORTE.AO LADO DA CANTINA. LEMBRO BEM ALGUNS AMIGOS, ARTUR GOIABA) CRESPA,ORTEGOSA,RAMOS,SALES,BATISTELA, E OUTROS, SAUDADES
    lUVALELETRONICA@HOTMAIL.COM. ENTREM EM CONTATO

  126. Mauro Paloni disse:

    Que descaso, como podem deixar nosso 2ºBG ficar na ruina desse jeito.
    Servi o exército em 75 sou nascido em 1957, fiz ótimos amigos lá, fizemos muitas bagunças juntos, era da CCS, Cia. Comando e Serviços, na enfermaria, junto com Capellosa, Bertaglia, Jeremias, Donizetti, Miranda, Barauskas, Negrão, Daffre, Sgt, Samuel, Sgt, Galucio, Cabo Levino, Cabo Cruz, SD Junqueira e outros que agora não me recordo.
    Bons tempos aqueles, muitas saudades de todo esse pessoal.
    Bem que as autoridades podiam restaurar e conservar este belo patrimonio e fazer um museu do 2º BG, seria ótimo.

  127. FRANCISCO disse:

    Servi na turma de 1965 na 7a Cia de Guardas, apesar de de um ano posso afirmar que aprendi muito como cidadão,civilidade e ser patriota brasileiro.Infelizmente tudo o que o Exercito,7a Cia de Guardas, tanto ajudou na minha formação, não sou capaz de poder retribuir na solução da restauração desse patimonio historico e cultural.
    Esse é o lado pobre e podre das pessoas que governam e que não valorizam a historia. Preservar a historia não traz voto e nem dinheiro para os corruptos. alguem esta torcendo para o que resta do predio ruir para então finalmente levantarem o tal do espigão. Não vamos esmourecer vamos continuar com a luta.

    1. Arthur Mazzola Neto disse:

      Boa noite Francisco,
      Não lembro os nomes dos companheiros da 7ª Cia de Guardas.
      Mas acho que servimos juntos.Comandados pelo Major Togor Tessitore e Ten. Bozon.
      Abraços amigo Cabo Mazzola 254 Seção de Comando

      1. Francisco disse:

        Caro Mazzola é um prazer ter contato pois nos faz recordar de uma época que deixou marca.
        Alguns momentos marcantes daquela época:
        1-) primeiro mes de reclusao no quartel para preparaçao da tropa
        2-) treinamento para os desfiles, dia do soldado e 7 de setembro e preparaçao para enfrentar massa humana.
        3-) missao para Mato Grosso junto com soldados da PE para prender pessoas que queriam invadir uma fazenda de gado. como soldados nao deram muitos detalhes.
        4-) Saida na 2a baixa em 1966.
        5-) Ten Bozon me prendeu por 10 dias por indiciplina e fiquei junto com um soldado chamado Cabral que tinha assassinado outro soldado com tiro de garan. tinha direito a tomar sol. ahahahahah
        6-) Depois me tornei soldado burocratico e passei a trabalhar no controle do patrimonio do exercito com o Sgt Tainha, se lembra dele?
        Vamos faland
        F.Rizzolo

        1. Arthur Mazzola Neto disse:

          Realmente caro Francisco não era facil ser comandado pelo Ten. Bozon.Me lembro do soldado Cabral. E também sai na 2ª baixa em cima da hora, quase fiquei para Nucleo Base.Pena ver nosso Quartel no estado que esta mas de qualquer maneira VIVA a Nossa 7ª COMPANHIA DE GUARDAS.
          Abs

  128. ulysses giovannini disse:

    lastimavel o q restou do 2 bgd de infantaria,onde o lema da guarda era a guarda morre mais n se rende,lembraças imorredouras de uma saudade de aprendizado que me serviu p uma vida inteira abraços ao cel.pacheco,ten.cel.quirino carneiro rennó,capitão vieira cabo lobo sgto vongal sgto joao carlos de oliveira me orgulho muito de ter sido motorista 055 desta entidade e ter sido membro da 3ºCIA DE FZO CAMBOJA

  129. Carlos A. Biasone disse:

    Ola um grade abraço a todos que tiveram a honra em servir 2°BG, e uma pena ver um prédio de muitas historias
    se desintegrar com o tempo, a impressão que da e que os governos de SP querem realmente destruir o nosso prédio para outros fins, um prédio de tantas historias por onde passarão grandes homens que lutarão pelos ideais de nossa pátria e lamentável, e triste, por este e outros motivo que o Brasil tem pouco que mostrar de sua historia por não dar valor ao passado,faço uma comparação basta ler a historia de pequenos países vizinho a nossa enorme pátria, eles dão valor, cuidam e conservam obras arquitetonica que fás parte de sua historia, e nos nada, o pouco que tem procuramos acabar por razões obscuras, dou mas um exemplo, a Argentina tem historia dos imigrantes Italiano que imigrarão para a América do sul tudo documentado la na Itália, o Brasil que tem a maior colonia de imigrantes italianos na América do sul não tem nada de informações ou documentos historia, exatamente por ser relapso em historia de nossa pátria, em fim e lamentável ver o fim de mais um monumento histórico virar pó.
    Desculpas pelo desabafo meus irmãos de caserna mas e a pura verdade.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir aos colegas de minha época 1968 ate 1971 que ficarão para núcleo base rsrsrs……… do primeiro pelotão que era comandado pelo Tenente Ladeira e o Sargento Lima, e de outros pelotões da época que ficarão para núcleo base junto comigo, que entre em contato com a gente.
    Gostaria de poder contactar com os companheiro porque esta turma de Núcleo base foi uma turma que cuido deste prédio com muita garra na época que foi uma barra pesada,um abraço forte a todos que passarão pelo 2ºBg que o Grande Arquiteto do Universo proteja a todos nos
    SD Biasone – 342

  130. Salomão disse:

    Eu Salomão, ex-soldado 1898, da 2ªCIA, do 2ºPELOTÃO,de 1978, sob o comando do Tenente Rosa, tenho boas lembranças,FORTE ABRAÇO A TODOS.

    1. SD MARCHINI 1378 CCSV disse:

      SALOMÃO

      ENTRE EM CONTATO COMIGO.
      ABRAÇO

      1. Ari Braga disse:

        SD Biasone, eu servi em 1971 na 2ª Cia (Brasa) comandada pelo Cap. Pacheco.
        Muitas saudades, inicialmente era da CCS mas fui transferido para a 2ª Cia.
        Muita guarda na Gráfica do Exército, Casa do General Comandante do 2º Exército, Casa do General da 4ª Região Militar, DOPS, Tribunal militar (onde os terroristas da época eram julgados) e sobreturdo no Quartel General do 2º Exército.

        1. Biasone disse:

          Olá Ari tudo bem !!

          Que bom encontrar um amigo da época eu acredito que nos cruzamos nos corredores,digo isto porque eu também fui transferido para mesmo lugar, eu e mais uma turma de núcleo base esta época foi brava vc sabe, bom depois falamos.
          Diga se vc tem E-mail e vamos trocar um bom bate papo e vamos recordar da nossa passagem pelo nosso histórico Quartel que esta sendo consumido pelo tempo por relaxamento das autoridades do estado SP.
          Ari fico no aguardo de sua resposta um abraço
          Biasone

          1. Ari Braga disse:

            Olá Biasone, desculpe pela demora em responder-lhe.
            Meu e-mail: ari.braga@ig.com.br
            Abraço!

        2. Sou o soldado 565 Faustino corneteiro de 1971,abraço amigos da turma de 71. o governo quer simplesmente passar uma borracha nesse patrimônio que ainda me da saudades. É uma pena que nesse país se esquecem de valorizar o patrimônio que é de todos nós. não estão acabando só com o patrimônio, mas também com os nossos sonhos. lamentável que ainda venham dizer que vivemos em regime democrata. Democracia não é destruir patrimônio e sonhos de Brasileiro. ACORDA DILMA

          1. Daniel Frade Vianna disse:

            Faustino, servi em 71 na CPP – Cambuci
            Sd Vianna

    2. |Nilo Marcos Ducatti disse:

      Tb fui comandado pelo Ten Rosa e Ten Ramos auquela baixinho terrivel

  131. SD Antonio disse:

    SD 1980 2ª Cia 3º Pelotão, vamos montar um grupo no fecebook

  132. Biasone disse:

    Olá amigos da turma de 1968 a 1971, cade vocês sera que não tem ninguém mais, sera que sou o único sobrevivente rsrsrsrs…………Estou no aguardo de uma resposta de alguem da época !!!
    Um forte abraço para todos do fórum
    SD Biasone

    1. RIZZOLO disse:

      voce foi o mais proximo da minha turma 1965, Cmte Tessitore, Sub Comte Bonzon.
      Te saudo
      F.Rizzolo

      1. Arthur Mazzola Neto disse:

        eu sou o Cabo Mazzola da Secção de Comando servi de 65 a 67 fui comandado pelo Major Togor Tessitore e lembro do Sargento Capotão, do Sargento Mangueira e tantos outros.Gostaria de rever os amigos da epoca

        1. F.Rizzolo disse:

          Caro Mazzola, infelizmente como ja faz muito tempo nao me lembro de todos os nomes da turma que serviu em 65 e provavelmente voce nao deve se lembrar de mim.
          O Major Tessitore foi de nossa epoca mas quem realmente metia pressão era o Ten. Boson como Sub Cmte e suas revistas principalmente quem nao tinha barba feita na revista de saida.
          Me lembro de ter ficado preso por uma semana, nao me recorodo exatamente o motivo, na mesma sela com um preso chamado de prisioneiro de guerra de nome Cabral condenado pelo assassinato de um soldado com tiro, dito por ele de acidental de garan.
          Fizemos tbem uma missao 5 ou 6 soldados da 7a no Mato Grosso junto com outros 5 ou 6 da PE com Sargento Roberto um negao de 2 metros de altura e o cmte da missao era um Ten. da PE. Era 20 de dez de 65 e partimos a noite da 7a de Guardas em duas Kombis sem saber para iamos.
          Me recordo que estavamos muito armados. Quando chegamos no primeiro pedagio na via Anguera descobrimos que haviamos esquecido do Ten. da PE. Ficamos mais de duas horas aguardando por ele e o esporro que deu no Sargentao.
          O bom da historia é que quando chegamos finalmente no destino uma pequena cidade de MT, o prefeito o presidente da camara de vereadores desapareceram e fomos entao para uma fazenda, quando finalmente nos informaram da verdadeira motivação da missao; proteger terras e gado dito do exercito que estava sendo ameaçado de invasao por terceiros.
          Só a nossa presença foi suficiente para afastar o risco, ao final nao fizemos nada a nao ser passar uma noite prontidao e no dia seguinte um belo churrasco e retornamos para SP.
          Tenho recordaçoes boas dessa epoca.
          Vamos falando um forte abraço e fico feliz de ter encontrado pelo meno um daquela epoca.
          Abraços
          F.Rizzolo

          1. Arthur Mazzola Neto disse:

            Caro amigo Rizzolo, realmente não da para lembrar os nomes, mas hoje com 68 anos sinto saudades do pelotão.Tinha um grande amigo que você pode lembrar dele Cabo Della Santa.
            Abraços amigo
            A.Mazzola

    2. João Garcia disse:

      Oi Biasone sou sd.Garcia 403 do 1º Pel.do tenente Ladeira da 7ª Cia de guardas de 1967 a 68, gostaria de saber se é o mesmo Biasone que venceu o lançamento de granada.Se for vamos manter contato e responda no email joaogarcia33@outlook.com

  133. Biasone disse:

    Olá tudo bem Rizzolo eu procuro o posual de minha turma mas vejo que não tem ninguém que faça parte deste Fórum, e uma pena, a minha turma era do 1º pelotão, eu fiquei para núcleo base, e nesta época a barra ficou pesada principalmente para nos os ultima baixa, que enfrentamos tudo so com nossa turma como dizia meu pai ex:combatente que depois de uns anos foi para reserva, os ultima baixa são os melhores, palavras de meu pai, de qualquer maneira fico na esperança de um dia poder encontrar os amigos de caserna, e fico contente enter um companheiro da classe de 1965 se fazendo presente, digo o mesmo vc e o mais próximo de minha época, grato por responder um baita abraço.
    Biasone

  134. RIZZOLO disse:

    Na minha epcoa era a ” 7a Cia de Guardas “. Revesava com a PE tanto que o inicio das convocações nao eram coincidentes. Era assim tbem em 68?
    Abraço
    F.Rizzolo

  135. Geraldo disse:

    Sd 566 Geraldo motorista da CCS, também serví no ano de 1980. E por ironia do destino trabalho na Sé, bem próximo do BG também estou indignado com o a imagem do quartel, e para quem passou um bom periodo da vida lá dentro, é de cortar o coração.

  136. Geraldo disse:

    Só boas lembranças!!!

  137. Júlio César Pedrosa disse:

    Prezados responsáveis por este blogue

    Gostaria de acrescentar uma informação histórica importantíssima: nesse imóvel, quando nele ainda funcionava o Asilo de Alienados, faleceu o poeta santamarense Paulo Eiró, em 1871.

    É mais um motivo para que nossas autoridades comecem a restaurá-lo!

  138. jose carlos rodrigues disse:

    sou o jose 1207 turma de 81 3ªCia entrem em contato comigo quero noticias e fotos daquela época. bons tempos…

  139. ISTO É UMA VERGONHA
    QUE PAIS É ESSE QUE GASTA BILHOES CONSTRUINDO ELEFANTES BRANCO (ESTÁDIO DE FUTEBOL) E NAO PRESERVA O PATRIMÓNIO QUE PERTENCE À POPULACAO.

  140. Primeiramente um forte abraco aos Guerreiros que serviram no glorioso 2 Batalhao de Guardas. Fui o soldado 1550 Castineiras da turma de 1988 – Companhia de Comando e Servicos – a Guerreira do Batalhao. Epoca do Tenente Evencio, Milton, Capitao Parra Dias, Capitao Murta. Quem sabe poderemos manter contato. Roberto.airsoft@gmail.com

  141. Plinio da Silva Pereira disse:

    Gostaria de estar revendo meu pessoal de 1972 BG. CPP. Comando Tenente Pompeu , Sg. Edson , Sg.Roberto, Cabo Cruz, Cabo Lose , Sd. Paião etç.
    Alguns amigos que serviram comigo:
    SDS. De Lima , Pereira, Souza ,Amaral ,Siveira(ZERO),
    De Moraes , Manziere etç.
    SD. 959 PLÍNIO ,PELOTÃO DE METRALHADORAS.
    E-mail – plisilva_2008@hotmail.com
    Fone. Cel. 11 85269497-Tim – Comal.1127797791

    1. o sd salatine está no facebook como carlos salatine.

    2. Carlos Amaral disse:

      OLÁ,PLINIO QUE OTIMO FAZER CONTATO COM O AMIGO,PRECISAMOS COLOCAR O PAPO EM DIA,FIQUEI FELIZ PELA CITAÇÃO DO MEU.NOME.

      ABRAÇOS
      AMARAL(11-999802668)

  142. nuri dib disse:

    Vc esta de parabéns pela fotos e comentarior a respeito do 2 BG servi lá tambem em 1978 na CCS
    Soldado Dib 1447, e não estava abandonado como hoje, infelismente nossos governantes não estão nem ai, que se lasque o patrimonio publico, mas quando se trata de arrecadar verbas para eleição são otimos, graças que não dependo deles para na
    se alguem serviu o exercito comigo mantenha contato
    nuri@liderbrinquedos.com.br
    tel.011 4543.5000

  143. dario rocha disse:

    Eu servi em 82 no 2ºBG 3ªCia 3ºPel no morro do Camboja. Puxei,com muito orgulho, praticamente todas minhas guardas na Sede. Hoje dá muita tristeza ver o abandono em que se encontra. Aquele abraço aos amigos: Cb Mostarda,Verza, Assis,Giovanne (Leo),Nuncio, Rocha, Franco, Domingos, Antenor,Macedo e tantos outros. Quanta saudade. Cadê vocês? Abraços

    1. Hernane Dias disse:

      Grande 3 Cia….a melhor!
      Velho Camboja…..Saudade das amizades e das risadas…
      Ralava-se muito…..mas ria-se muito também!
      Servi em 1986…3.a Cia …1.o Pel……
      Fomos campeões do Cabo-de-Guerra nas olimpíadas daquela ano.
      Tristeza por não respeitarem a memória dos que pro ali passaram…

  144. Leandro Leal Garcia disse:

    Que tristeza ….. SD . 1008 Leal garcia ….1991

  145. Savedra, Carlos Henrique disse:

    Quanta saudade. Cheguei ali no prédio do antigo DOPS em final de 1973 para a seleção que me permitiu incorporar-se ao glorioso e invicto Exército de Caxias no dia 15/01/1974, na subunidade destacada no Cambuci, a 3ª Cia Fzo (Cascavel)do também glorioso e lendário 2º Batalhão de Guardas, situado no Parque D. Pedro II, á Rua Frederico Alvarenga, SN. Fui a São Paulo dias atrás e confesso que meu coração acelerou e levou-me às lágrimas pelo flagrante abandono àquela edificação histórica no centro histórico de São Paulo. Eu, soldado Savedra, servi ali de 1974 a 1977, sendo transferido para o 4º BIB em Quitaúna, Osasco por motivo de ter sido aprovado em concurso para a Banda de Música daquela Unidade. Permaneci no EB até o ano de 2004, quando, em setembro, passei para a Reserva Remunerada no posto de Capitão. Estarei aliado a todos que quiserem lutar pela restauração daquele monumental prédio. Atualmente moro em MG e se alguem desejar falar comigo o meu telefone é (32) 3372 4312. A guarda morre, mas não se rende.

  146. sergio disse:

    Bom dia
    servi em 1980 no bg e sinto tristeza de ver o abandono desta magnifica construção ,talvez um dia os orgãos responsaveis façam algo em prol da restauração do prédio que fez parte de nossas vidas ,da melhor parte acho .
    abrs
    sd armentano
    3 cia 2 bg

  147. peagno disse:

    Sinto saudade daquela época, fiz muitos amigos; meu prinipal amigo foi SGT Vargas, um homem de DEUS e grande amigo de todos; passei pelo BG em 1992 em Osasco!!!

  148. peagno 1992 Rancho disse:

    Lembro-me dos soldados: Dantas, Reginaldo, Pessoa, Sérgio,Pedrão, Jesus, Andrade, Navarro, Guimarães( funcionário da Globo), Peterson, Amaral, Tomé e Emerson(ambos de Quitaúna-Osasco); Cabos: Vanderci, Brito, Maximiliano, Ervin,; Sargentos: Coutinho(santista fanático), Vargas e Rodovalio(meus irmãos em CRISTO JESUS-CCB), Bernan (carioca-vascaino). Éramos todos do rancho, quase todos os dia jogávamos futebol na quadra!!!

  149. Valdir disse:

    Servi no BG ( Bicho de Guarita)em 88/89.Sd 2025-Valdir,fui NB da 2 Cia. Brasa, segue meu e-mail para quem serviu nessa época.Fica um abraço aos meu amigos;
    Albanes,Juncal,Muto, Haraguny,Mauricio,Guilherme,Helio,Esacadinha e outros!!

  150. marafão disse:

    Servi no bg em 1985 ,na 1°cia.pantera e me da tristeza ver o estado que se encontra o predio.fica um abraço para todos os guerreiros ,em especial aos do 2° pelotao !!!

  151. SD. ISMAEL - 1415/1986 disse:

    Sd. 1415 – Ismael, CCSv. 1986.
    Realmente é lamentavél, a cada vez qua vejo a situação de um patrimônio de que fiz parte e que ralei muito para mante-lo conservado
    Hoje sobram apenas lembranças e recordações do que passmos neta época, e infelizmente um dia este patrimonio que é considerado TOMBADO, infelizmente será
    DERRUBADO.
    Abraços a todos da turma do 2º BG. 1986

  152. alexandre Diniz disse:

    sd 709 diniz servi 89 a 91 1 comp capit furtado, coronel danilo,servi e quando relembro que passei sinto muita saudades dos meus colegas e fico muito triste ao ver o batalhão em que servi estar desse jeito abandonado esses nossos governastes,não tenho nem palavras para diser realmente nesse país não tem mais ninguem para arrumar e tudo uma baderna só resolve entre eles passando a mão na cabeça de vagabundo,sinto muita raiva desse governo.um grande abraco a todos.

  153. Vagner aparecido martos disse:

    soldado enfermeiro 1974 da ccs hoje vendo uma reportagem sobre o filho de joão do pulo amigo na época ainda soldado engajado, acompanhei o curso de cabo na serra de cumbica onde fui designado como enfermeiro da tropa.tenente pinheiros,caravelas,camargo,e médico judilson ribeiro gomes,capitão othoniel e silveira boas lembranças no sobradinho da enfermaria.sold.nove,hermes,barauscas,luis sismoto,abraços do sold enfermeiro martos ano 1974.sobre o prédio deveria no minimo virar uma grande enfermaria já que não temos leitos suficiente para determinados tratamentos.

  154. Carezzato disse:

    ótimo trabalho de reportagem.
    Parabéns pela coregem de entrar no prédio.
    Cadê o CONDEPHAAT??

  155. GONÇALO PERES disse:

    Sou O SOLDADO 1016 PERES DA 2a cia,do 2o pelotao,do ano de 1979,grandes lembranças deste belo periodo da minha juventude,nosso cmte era o ten Edgar,nosso sargento era o Peçanha,me lembrodos amigos do pelotao:cb Felipe,sds: Graciano,ENIO,FUJI,DANTAS,AMERICO,LENO,JONES,LUIS,MARTINS(que calçava 47),dentre outros,PENA QUE NAO ESTAO NEM AÍ PARA O NOSSO BG,um abraço a todos e se comuniquem OK?

    1. JULTEMAR MENDES DA SILVA disse:

      EU TÔ SIM PERES , SEMPRE PASSO POR LÁ E VEJO O DESCASO ……um abço SD 1058 JULTEMAR

    2. ALBUQUERQUE disse:

      ABRAÇOS VELHO AMIGO E EX SOLDADO PERES – ALBUQUERQUE 4º PEL.

  156. riad disse:

    cb bruno ,cb jeferson,cb beltrao,toda a turma do pel.com. de 1982 forte abraço a vcs tds entrem em contato .riadpescaesportiva@hotmail.com

  157. Rodrigo Lopes disse:

    Atualmente, o prédio esta todo envolto de tapumes ( na face da Rua Tabatinguera ) e suas janelas recobertas com lonas, lembrando um ambiente de obra.

    Será que é uma pequena esperança ou só uma medida paleativa pra não machucar ninguém que passa ao lado da edificação?

    1. ROBSON disse:

      Em matéria de absurdos – espera-se tudo a respeito do prédio do @º Batalhão de Guardas.
      Houvi dizer que aquelas lonas azuis são para um descupinamento e que depois havera´uma obra para ali se fazer um museu da PM – é mole!!! Talvez – eu disse TALVEZ a PM forneça uma pequena sala para um tipo de Museu do Exército.
      Mas também houvi dizer que o prédio seria sim um Museu do Exército. De qualquer forma – não sei de quem foi a ideia de dar a posse à PM do prédio. Nada contra a valorosa instituição de nossa Polícia Militar mas, é que ali, sempre teve a cara do Exército…

  158. Coelho disse:

    Servi no ano 1991. Fui da ultima turma do BG no Parque Dom Pedro. Como era motorista ajudei a fazer a mudança no inicio de 1992. Foi uma pena o Exercito deixar o local, depois que saímos vi o prédio se degradar ano após ano.

  159. Jefferson Eduardo disse:

    Eu acho que o restauro começou há alguns meses, pois é possível ver a maioria das janelas cobertas com sacos azuis.

  160. Mauro Baptista Camillo disse:

    Servi em 1961 (ano em que o presidente Jãnio renunciou). Por isso ficamos i mês de prontidão. Meu nome de guerra era CAMILLO e eu era do quarto pelotão da época Sétima Cia. de Guardas. Nós dávamos guarda no Quartel General do II Exército localizado na rua Conselheiro Crispiniano, ao lado do então cine Marrocos. A tropa era de elite e a maioria dos soldados tinha um certo grau de instrução (Eu havia terminado o curso científico)em 1960. Meu número era 431. Sai na primeira baixa pois nunca fui detido e nem preso.Os oficiais da época eram: Cap. Ivan(comandante);Ten. Rennó (Sub-comandante) dos sargentos lembro-me do PINTO (E ele era duro…)e dos colegas lembro do Della, do Ivã, do Schimidt, do Edson e do Vilar que formavam nosso time de futebol de salão do quarto pelotão.Tenho alguma fotos dessa época. Hoje , sou aposentado, tenho 71 anos esou corinthiano…

  161. abraço aos amigos da turma de 71 sou o sd 565 Faustino corneteiro.

  162. Antonio tadeu de moraes disse:

    Servi em 1985,soldado 526 Moraes ccsv,fui laranjeira durante todo o meu serviço militar,dormia e acordava cheirando o ar daquele BATALHÃO,todas as noites eu ouvia o toque de silêncio,e todas as manhãs o toque de alvorada,quando eu pegava alguma detenção não me fazia diferença pois ali era a minha CASA eu não iria para outro lugar mesmo!! he,he,he!!
    Fico muito triste em ver em que situação ele encontrasse-se no dias de hoje, descaso das autoridades(Cadê o IPHAN?(INSTITUTO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL) porque eles estão calados? porque querem tanto o desaparecimento desse GRANDIOSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO??? (SERÁ QUE NÃO HÁ INTERESSES FINANCEIROS E IMOBILIÁRIOS POR TRÁS DISSO???

  163. RUIZ disse:

    Uma pena mesmo ver esse histórico prédio nesse estado, pois nele passaram milhares de jovens com sonhos e com a vida toda pela frente, saudades desse tempo eu estive no ano de 1984 SD 1645 RUIZ – 1ª CIA – PANTERA – TEN. EDGAR E DEPOIS TEN. KANAZIRO – SGTO MELO – SGTO CARMARGO (FUI ARMEIRO DESSE PELOTÃO 1º). UM FORTE ABRAÇO A TODOS.

    1. Adilson Vasconcelos disse:

      Olá Ruiz, servimos juntos na 1ª Cia em 84. Sou o Sd. 1525 Vasconcelos. No facebook criei uma comunidade para os nossos companheiros da caserna e já contamos com uns 30 combatentes da nossa turma de 1984/1ª Cia. Quando puder crie uma conta no facebook e me procure por lá ADILSON VASCONCELOS. Abraços..

    2. julio disse:

      acho que servimos juntos …to sem a reservista por perto pra afirmar.o meu pelotão era o 3º ten.Chene…os nomes não me recordo pra não ser injusto não falarei de nenhum…mas fui uma época dez!!!!….abraços guerreiro!

  164. Daniel Frade Vianna disse:

    Vianna 1971 – CPP- gostaria de entrar em contato com minha turma
    danielfvianna@terra.com.br

  165. edson g. lopes disse:

    LOPES-585 1ªCIA-1ºPEL-ANO 1975 NB. GOSTARIA DE REBER NOTIAS DOS AMIGO DESTA ÉPOCA FONE 983789636 TIM. SP.

  166. wanderley costa disse:

    sou o sd wanderley servi em 1989 no primeiro pel da primeira cia o pior e melhor pel de todos os tempos so tinha loucos dizem que nunca mais existiu outro igual eu acredito

  167. wanderley costa disse:

    cade o william,ricardo,aparecido,nogueira,bodao,m.moura,alves,marlos,custodio,nejen,estevao, e outros pra gente fazer um churras,florencio,junior,soares; tudo do primeiro pel imaginem e so uns que me recordo agora adivinha de qual pel eles eram

  168. FRANCISCO RAGNA disse:

    gostaria de noticias do pessoal do terceiro pelotão da primeira cia. do segundo batalhão de guardas,CLASSE DE 1972 Fonseca, Rigueiro,Conceição,Milan,Estrela e tantos outros (Sd.516 – RAGNA

  169. antonio alberto marangoni disse:

    Servi neste Batalhão no ano de 1975, onde comecei a fazer corridas de rua. Minhas primeiras provas no ano de 75. Na quadra interna da unidade existe no piso uma marca em cerâmica que é histórica. è a marca de 17,89 mts que o Cabo João do Pulo
    conseguiu naquele ano no PAN. Deve estar la coberta pela vegetação e sugeira. Precisa ser resgatada.

    1. Paulo Balukian disse:

      Olá Marangoni, servimos juntos em 1975. Sou o Balukian.
      Grande abraço

  170. cara é muito legal, passou um filme em minha cabeça muito bom essas fotos parabens para quem fez esse serviços.
    pois fui soldados desse glorioso batalhao em 1984 na CCSV no pelotao de transporte mecanico dieesel é até hoje ainda sou um abraço a todos os ex combatentes do nosso batalhao de guardas. SD batista

  171. Carlos A. Biasone disse:

    Olá estou a procura de amigos que servirão de 1968 a 1971 fui do primeiro pelotão PANTERA, que era comandado pelo tenente Ladeira e o sargento Lima . meu nome de guerra Biasone.
    Fico no aguardo de noticias dos amigos um abraço.
    Sld 542 Biasone

    1. Daniel Frade Vianna disse:

      ola Biasone, servi na CPP em 71 Vianna

  172. marcio bueno disse:

    Daniel servi em 1990/1991 conheci muitas pessoas maravilhosas tenho saudade daquela época pricipalmente de pessoas queridas que a época ainda estavam por aqui não o conheço mas temos uma afinidade somos ambos CARA DE LEÃO gostaria que amigos que serviram a época deixassem suas mensagens sd pires /scarpa/sd maquerti/ sd oroni/wolfiman/sgt vargas /sgt coutinho/sgt vanderci/e outros que se for mencionar os nomes vamos ficar aqui ateééééé. Obrigado pela oportunidade.

  173. Jairo Campoli disse:

    Maravilha, este encontro de palavras, prestei o serviço Militar em 1983, na 3ª Cia de Fuzileiro, no 2º pelotão.
    Sempre seremos os melhores não existe no EB algo como o 2BG, foi gratificante, era uma época de ouro sempre comento com o meu filho, a saudade e sempre muito grande.
    Saudações a todos os militares realmente militares, que passaram por essa escola de formação de hombridade.
    A Guarda morre mais já mais se rende.
    Mario Cosel Filho e tantos outros que não se encontra mais com nós neste plano, tenho certeza que a farda deles está como nos dias das nossas formaturas.
    Tudo impecável.
    Até breve soldados.

  174. ORLANDO SERGIO DOS SANTOS disse:

    Fico chateado de ver nosso quartel nesta situação, servi no ano de 1977 2ª CIA mais preciso no 1º pelotão nome de guerra orlando, se alguém da turma de 1977ou mesmo outra turma, tiver algum comentário faça atravez de meu email ou,pelo falcão 993074912 e também gostaria de saber se alguém sabe quem substituiu o fotografo caixas para tentar resgatar algumas fotos que foram tiradas na época um forte abraço a todos da família BG.

  175. ORLANDO SERGIO DOS SANTOS disse:

    Servi no ano de 1977 2ª cia no 1º pelotão e fiquei chateado ao ver o estado de nosso quartel

  176. Cesar disse:

    Caramba, que triste ver esse edifício tão simbólico nesse estado… Alguém tem notícias do estado do 2o Batalhão de Guardas? Parabéns, Douglas, pela matéria.

    1. Arthur Mazzola Neto disse:

      Servi a 7ª Companhia de Guardas no ano de 65/66 meu nome de guerra Cabo Mazzola da Seção de Comando hoje estou com 68 anos e sinto saudades dos amigos e dos oficiais Major Togor, Sargento Mangueira e muitos outros.Triste ver nosso quartel no estado que esta. Abraços aos amigos

  177. Arthur Mazzola Neto disse:

    Amigo Rizzolo,

    Bons anos, grande tempo de mocidade, hoje só saudades.
    Lembra do amigo Cabo Della Santa?
    Abraços

  178. Bruno disse:

    Houve algum movimento para a restauração desta relíquia? Espero que ainda não tenha desmoronado. Obrigado.

    1. Paulo Balukian disse:

      Boa tarde, Bruno.
      Meu nome é Balukian, 875, 2 ª Cia, 4º pelotão, turma 1975.
      Com relação ao nosso quartel, continua do mesmo jeito, vergonhoso, manchando a história do 2º BG

    2. MANASSES GOMES FERREIRA disse:

      BRUNO VC SERVIU NO 2º BG COM NA ÉPOCA TEN. JUDILSOM ?

    3. MANASSES GOMES FERREIRA disse:

      NOVI ?

  179. MANASSES GOMES FERREIRA disse:

    INFELIZMENTE FALECEU NO FINAL DO ANO PASSADO O CORONEL JUDILSOM RIBEIRO GOMES QUE TAMBÉM FEZ OU FAZ PARTE DA HISTORIA DO 2º BG PARQUE DOM PEDRO

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.