Tão interessante como conhecer a história da cidade de São Paulo através de fotografias, mapas e desenhos antigos é conhecer as propagandas antigas. A publicidade brasileira é uma das mais criativas do mundo e está presente no cotidiano brasileiro desde quando surgiram as primeiras publicações locais.

Pensando nisso e através do acervo pessoal do jornalista Douglas Nascimento o São Paulo Antiga anuncia hoje o lançamento de um novo site exclusivamente dedicado a memória da propaganda nacional, o Baú da Propaganda.

No novo site, serão apresentadas propagandas impressas, comerciais de televisão e jingles de rádio que fizeram a história da publicidade nacional desde os primóridos da setor no Brasil até anos recentes. São propagandas consagradas e também muitas desconhecidas que mostram a evolução deste segmento no país.

Na estreia, já estão presentes 15 propagandas e comerciais curiosos. Entre elas, esta divertida propaganda de 1909:

O acervo está em constante processo de digitalização conta com propagandas célebres veiculadas em revistas raras como A Ilustração Brasileira, América Brasileira, Repórter Policial, Revista da Polícia, Álbum Imperial, Paulistânia e muitas outras.

A atualização do blog Baú da Propaganda será semanal! Visite agora mesmo:

www.baudapropaganda.com.br

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Joel Souza 10/10/2014 at 22:18

    Correios, DE UMA FLOR A UM TRATOR

    Olá Douglas, vc poderia me ajudar a resgatar uma propaganda antiga do correio que dizia: ENTREGAMOS DE UMA FLOR A UM TRATOR, a flor era, se não me engano, uma rosa vermelha.

    Um abraço.

    Reply
  • Pardo 15/02/2015 at 21:09

    A página não abriu aqui para mim, apareceu uma tela dizendo “Essa página não pode ser exibida”.

    Reply
  • Eduardo V 03/01/2016 at 12:19

    Uma propaganda dessas hoje em dia geraria uma revolta de feministas com proporções bíblicas…kkkkkkk

    Reply
%d blogueiros gostam disto: