Imóveis Antigos

Sobrado do Bicho da Seda

Comments (21)
  1. Milton Rodrigues Alves disse:

    Também gosto muito de construções antigas de São Paulo. Sou da Mooca/Belém. Passei por aqui e acho que fiz uma descoberta sem querer: ninguém reparou que os insetos não são abelhas? Parecem mais bichos-da-seda, “Bombix Mori”, rodeados por casulos de seda. Provavelmente esse prédio foi, originalmente dedicado ao comércio de seda ou algo semelhante…

    1. Lia disse:

      e as folhas em volta lembram muito as amoreiras…

      Muito bem observado.

      Chama a atenção nos posts a dificuldade em consultar fontes e remontar a ‘história’ das construções, das famílias que construíram, as que moraram…Não temos mesmo o hábito de saber da história da nossa rua, para onde vamos, da casa que estamos ocupando…

      Será que era tudo construído sem nehuma documentação? E as demais obras do entorno? Da mesma época ou pouco antes/depois?

  2. Daniel disse:

    o problema da fuligem resultante do tráfego de veículos pesados movidos a diesel é em grande parte culpa da petrossauro que vende um combustível de qualidade duvidosa e do (des)governo que não adota uma política energética séria e coerente à realidade socioeconômica e ambiental do nosso país… e se a fachada era originalmente em tons claros, é bom que isso tenha sido preservado apesar do custo maior para uma manutenção adequada…

  3. Mas qual o endereço? Em que rua fica? E o mapa?

    1. Mauricio disse:

      Rua Bresser, 1382. Bairro do rás. São Paulo – SP. Atualmente funciona lá a loja bicho do sono.

  4. Pintaram a cantaria? É isto? Que pecado… Mas é assim: dando visibilidade, mesmo com erros, que a coisa anda! Parabéns!

  5. adriano disse:

    A COR É IMPORTANTE SIM CLAUDIA ,MAS NESSE CASO É O DE MENOS ,,,PARABENS AO PROPIETARIOS DA LOJA PELA MAGNIFICA ATITUDE
    MEUS PARABENS

  6. adriano disse:

    ALGUEM PODIA ME DIZER QL ERAS AS CORES MAIS USADAS NO INICIO DO SECULO XX ATÉ OS MEADOS DE 1950 ?

  7. daniel disse:

    é um entalhe muito semelhante aos entalhes que existem em todos os predios que eram pertencentes a familia barberini em roma. claro que nao é possivel que haja uma ligacao familiar direta, mas é muito possivel que quem o construiu teve contato com isso.

  8. aquinaojacare disse:

    Nossa eu fui lendo, lendo apreensiva até que fiquei aliviada com a boa noticia! Uffffa! Parabéns ao proprietário, hj em dia a ganância esta tão grande que muitos nao pensariam 2 vezes em derrubar esse belo casarão para fazer um estacionamento pé rapado!

  9. aquinaojacare disse:

    Eu estava novamente apreciando a foto quando fixei os olhos no fio elétrico. Gente, como é nojento essas “fiozaradas*. Para aterrar seria impossivel né… muito caro. O governo ja capenga com coisas mais importantes imagine com a paisagem… hahah faz me rir!

  10. Niderce Teresa disse:

    Que alegria, quando vemos o bom sendo falando mais alto. Parabéns, a quem recuperou este prédio!!

  11. Peterson Henrique Freitas disse:

    O importante é que essas jóias sobreviam pelos próximos anos, até essa onda de especulação imobiliária passar; e vai passar!
    Esses Imóvies provam a criatividade do paulistano. Essa fachada é de um ecletismo doido, lindo e expontâneo. Quem dera nossos engenheiros e arquitetos mercenários fizessam algo com o mesmo cuidado nos dias de hoje.

  12. Peterson Henrique Freitas disse:

    A solução de São Paulo é simples: reformar prédios abandados do centro para suprir a falta de salas comerciais e investir em metrô para conpensar o fato de que muitos desses prédios não tem garagem.
    Isso é de fato muito simples, só falta um bom prefeito, que lute contra as construtoras. Sinceramente tenho fé na candidatura do Haddad.

  13. Vitor disse:

    Nasci,me criei e sou do Belenzinho,mas pelo que entendi no começo da reportagem,pensei que esse Sobrado das Abelhas ficasse no Belenzinho,mas fica no Brás.
    Por isso,nunca vi ou ouvi nada desse sobrado.

  14. guilherme salles de campos disse:

    PARABENS AOS PROPRIETARIOS DO BICHO DO SONO FICOU MUITO DELICADO E DE BOM GOSTA A REFORMA A COISA MAIS IMPORTANTE P PRESERVAÇÃO DE UM IMOVEL É JUSTAMENTE A SUA UTILIZAÇÃO POR ISSO AS VEZES ALGUNS DETALHES DEVEM SER RELEVADOS P VIABILIZAR O USO .CONFORME A PERGUNTA DO ADRIANO AS CORES MAIS UTILIZADAS ERAM AS PASTEIS E A MAIORIA ERA DE TONS AMARELADOS QUE ERAM OS PIGMENTOS MAIS COMUNS A BASE DE MINERAIS P ADICIONAR A CAL DE PINTURA OS OUTROS TONS MAIS FORTES ERAM IMPORTADOS E CAROS ,PORTANTO MENOS UTILIZADOS.

  15. claudia disse:

    Parabéns por conservar este imóvel,ainda existe gente de bom senso.

  16. Gostaria aqui de parabenizá-los, não só por essa conquista, mas principalmente pela qualidade das informações, a variedade de assuntos e fotos, sempre colocados com muita clareza e competência que nos deixa muito bem informados e atualizados. Mais uma vez os meus parabéns.
    Abraços a todos,
    Edgard Martins (Vô ED)

  17. Cassiane disse:

    FELIZ PELA PRESERVAÇÃO. PARABÉNS PELAS INICIATIVAS DO SITE.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga