Camafeus – Rua da Mooca, 516

Bairros, Casas, Cidades, Imóveis Antigos, Mooca, São Paulo, Tipo, Zona Leste, Zonas — Por em 09/07/2009 20:37

Clique na imagem para ampliar

Na rua da Mooca 516 um ponto comercial antigo datado de 1914, há muito esquecido, chama a atenção de pessoas mais atentas pela delicadeza de sua construção e pela elegância de dois camafeus que adornam a parte frontal do imóvel.

Fruto de tempos mais gloriosos desta rua, está esquecido há anos, bem como alguns outros imóveis no mesmo quarteirão. Chama a atenção de quem passa, além dos imóveis abandonados o alto número de imóveis invadidos transformados em cortiços e muito lixo na rua.

Obtivemos informações de que o local fora, há décadas, um pequeno cinema operário. Entretanto não foi possível confirmar a veracidade deste dado.

Que esta jóia seja recuperada e preservada para a posteridade.

Veja outra foto:
Clique para ampliar

Localize este imóvel no mapa:

Visualizar São Paulo Abandonada em um mapa maior

Tags: , , , , , , ,

3 Comentaram

  1. Elizabeth Florido disse:

    Essas jóias operárias são, na verdade, a tentativa dos maestri italianos que viviam aqui na Mooca, de reproduzir os florões e adornos que existiam nas casas dos seus senhorios. É difícil a casinha que não tenha essas graças.

  2. Alceu Luiz Pazzinato disse:

    Cine Santo Antonio – na Rua da Mooca no antigo número 99/101, correspondente ao número 547 atual. De propriedade da família Leornadi, foi inaugurado no começo da década de 30 funcionou até o começo da década de 60. Veja em:
    http://www.portaldamooca.com.br/cinema_mooca1.htm

  3. Perséfone disse:

    1914!!
    =O

Comente


Trackbacks