Clique na imagem para ampliar

Na rua da Mooca 516 um ponto comercial antigo datado de 1914, há muito esquecido, chama a atenção de pessoas mais atentas pela delicadeza de sua construção e pela elegância de dois camafeus que adornam a parte frontal do imóvel.

Fruto de tempos mais gloriosos desta rua, está esquecido há anos, bem como alguns outros imóveis no mesmo quarteirão. Chama a atenção de quem passa, além dos imóveis abandonados o alto número de imóveis invadidos transformados em cortiços e muito lixo na rua.

Obtivemos informações de que o local fora, há décadas, um pequeno cinema operário. Entretanto não foi possível confirmar a veracidade deste dado.

Que esta jóia seja recuperada e preservada para a posteridade.

Veja outra foto:
Clique para ampliar

Localize este imóvel no mapa:

Visualizar São Paulo Abandonada em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Elizabeth Florido 11/07/2009 at 01:07

    Essas jóias operárias são, na verdade, a tentativa dos maestri italianos que viviam aqui na Mooca, de reproduzir os florões e adornos que existiam nas casas dos seus senhorios. É difícil a casinha que não tenha essas graças.

    Reply
  • Alceu Luiz Pazzinato 14/09/2009 at 13:13

    Cine Santo Antonio – na Rua da Mooca no antigo número 99/101, correspondente ao número 547 atual. De propriedade da família Leornadi, foi inaugurado no começo da década de 30 funcionou até o começo da década de 60. Veja em:
    http://www.portaldamooca.com.br/cinema_mooca1.htm

    Reply
  • Perséfone 18/12/2009 at 18:29

    1914!!
    =O

    Reply
  • Mariana Araujo 20/01/2015 at 17:23

    De acordo com a foto do google de ourubro de 2014 esta exatamente igual a foto de 2009. ate as pixacoes sao as mesma…QUE PENA,….

    Reply
%d blogueiros gostam disto: