Quis o destino que o bairro da Lapa fosse cortado em dois, com uma linha férrea separando as duas partes. A muralha que se estende desde o Mercado Municipal da Lapa até o final da rua John Harrison, faz com que a área lembre, de maneira vaga, um muro de Berlim. Em uma parte desta área o muro foi sabiamente trocado por grades, que melhora a aparência local, mas em outro canto o muro ainda persiste.

E essa divisão fez com que a Lapa se desenvolvesse de maneira bem distinta de um lado ou de outro do muro e da linha férrea. Se do lado “de cima” a urbanização desenvolveu-se mais rápido, com edifícios, trânsito caótico e um ar de bairro grande, o lado “de baixo” progrediu em ritmo consideravelmente mais lento, mantendo ainda muitas construções do início do século 20, tanto industriais como residenciais com a da imagem a seguir:

 

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Construído no início do século 20, esta casa é um exemplo de como imóveis antigos sobreviveram (e sobrevivem) na Lapa de baixo. Trata-se de uma antiga residência que mesmo estando com alguns problemas mantém viva as mesmas características da época em que foi construída.

As alterações encontradas na fachada foram as alterações nas janelas dos porões, que são de um período mais recente, e a instalação de uma porta no lado direito da casa. Antes disso o acesso à residência se dava exclusivamente pela lateral esquerda.

Apesar da aparência não ajudar muito, eu diria que a casa (que está à venda) é uma excelente pedida para quem busca por uma moradia ampla e confortável. Já pelo lado de fora é possível notar que o imóvel possui amplo pé direito e uma reforma restaurando a fachada e modernizando o interior pode aliar qualidade de vida e bom gosto. Esta rua é tranquila e com trânsito reduzido.

A casa é relativamente próxima a hoje desativada passarela ferroviária e bem próxima da estação ferroviária da Lapa.

Abaixo mais duas imagens do imóvel:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Observação: Dados e telefones das imobiliárias removidos seguindo nosso critério editorial.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • antonio carlos novelli 02/12/2015 at 23:49

    Devagar, São Paulo está sendo desfigurado, estamos sendo aos poucos retalhados por governantes comunistas que querem destruir mesmo São Paulo. É só observar essas horrendas e mal planejadas “ciclo vias” os asfaltos das ruas, verdadeiras colchas de retalhos, acabam com a suspensão dos carros, eles trafegam como barcos e mares bravios. Desculpem o desabafo.

    Reply
    • danielpardo2015 08/12/2015 at 20:13

      ANTÔNIO CARLOS: Não só por governos ditos “comunistas” mas por outros antes desses também, aliás, parece que a Lapa de Baixo está indo no mesmo caminho que o Brás foi depois que transformaram a Celso Garcia em corredor de ônibus e das sucessivas modificações que o bairro sofreu ao longo dos anos, aliás, minha avó morou no Brás na década de 60 e desde aquela época o Brás já era um lugar hostil.

      Reply
  • Marcelo José de Souza 03/12/2015 at 09:03

    Você acha que vale a pena pegar pra reformar?

    Reply
    • Douglas Nascimento 03/12/2015 at 09:08

      Sim, reforma a fachada e moderniza o interior.

      Reply
  • Karol 17/03/2017 at 11:13

    Douglas tudo bem? Estou procurando dados sobre um edifico residencial datado do inicio do século XX em São paulo para o trabalho da Faculdade, aspectos da data que foi construído quanto tipo de instalações existentes hidraúlica e eletrica, têm alguma indicação e conteúdo sobre?

    Reply
  • Claudio 20/04/2018 at 10:09

    Uma bela casa , sem dúvida ! mas que certamente requer um bom investimento em reforma. Acredito que governos de esquerda ou direita não tem nada à ver com isso. É uma política individual do governante.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: