Muitos dos imóveis que estão aqui no São Paulo Antiga são frutos da colaboração de nossos leitores, que enviam com frequência sugestões de locais curiosos para fotografar.

O envio desta vez partiu de um leitor morador da Vila Granada, região leste da capital, que preferiu manter-se no anonimato.

Ele me enviou a seguinte fotografia, de uma casa na rua 22 de Março:

clique na foto para ampliar

Ver esta casa tão linda e emparedada me causou um gosto amargo na boca. Digo isso porque embora não passe por esta rua há alguns anos – para ser específico desde que minha avó paterna, que morava ali ao lado, faleceu – conheço esta residência desde garoto, já que era meu caminho pra escola quando moleque e para o metrô (Guilhermina-Esperança) quando já adulto.

Esta casa e sua vizinha da esquerda sempre me chamaram a atenção por estarem sempre preservadas, com a pintura impecável e com seus jardins bem cuidados. A foto abaixo, extraída do Google Street View não me deixa mentir:

clique na foto para ampliar

Observando a foto que abre o artigo, com a casa totalmente isolada por uma parede de blocos, fica a pergunta: Será o fim da linha para esta casa ?

O blog vai acompanhar de perto o que está acontecendo por ali, conforme novidades apareçam serão incluídas nesta reportagem.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Samuel Félix (@samuelsfelix) 20/11/2017 at 20:05

    É a violência acabando com a arquitetura e com a beleza das cidades. Agora só falta a cerca de arame farpado e a pichação no muro.

    Reply
    • Douglas Nascimento 21/11/2017 at 08:51

      Acho que o caso aqui é venda pra demolição mesmo, pois não há mais acesso à casa.

      Reply
  • Luiz Henrique 24/11/2017 at 17:57

    Bem, sendo seguidor do São Paulo Antiga desde 2009 (!), já sugeri algumas reportagens. A última delas foi de um “registro-de água-gigante”,aparentemente antigo, localizado no Parque Novo Mundo, aqui na capital. Enviei as fotos. Isso deve ter sido em agosto desse ano, mais ou menos. E nada!
    Ainda não vi aqui uma sugestão minha publicada. Assim, hoje, continuo seguidor.Sugestão, não.

    Reply
    • Douglas Nascimento 25/11/2017 at 11:53

      Já estive lá no endereço do Parque Novo Mundo e fotografei, está na fila de publicações.
      Mas não se espante se demorar, o que estamos publicando hoje (no tema de casas) foi fotografado em 2012. Sim, temos um delay de 5 anos de publicações porque o volume é muito grande e eu trabalho sozinho e não dou conta de publicar tudo.
      Eu gostaria de elevar as publicações, para uma média de 7 a 10 por dia. Mas é impossível sem aumentar o time.
      Por isso, abri uma janela de doações para o site. Em janeiro, sem essas doações, é possível que o site deixei de ser publicado.
      http://apoia.se/saopauloantiga

      Reply
  • Daniel Pardo 23/12/2017 at 20:16

    Ou isso é especulação imobiliária, ou emparedaram tudo para evitar invasões de grupos de sem teto.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: