Certo dia andando pela região que os antigos moradores costumam chamar de Quarta Parada (em alusão a uma antiga parada de trem) encontrei esta simpática casa antiga:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 402 da rua Arinaia, a casa fica no bairro do Belem (Belenzinho), mas para muitos ali equivocadamente é Mooca ou até Água Rasa.

A confusão de onde é Mooca e onde é Belenzinho ou Água Rasa se dá muito por causa da Radial Leste e da linha férrea (metrô e trem). Por muitos anos à medida que novos empreendimentos imobiliários eram erguidos na região a sul da linha férrea construtoras prestavam o desserviço a cidade chamando áreas do Belém de Mooca para valorizar o empreendimento.

clique na foto para ampliar

Voltando a falar da residência, trata-se de uma interessante construção térrea erguida na década de 1940. Segundo vizinhos ali já funcionou de tudo, desde residência – na maior parte de sua existência – até loja e uma pizzaria. Nos últimos anos encontra-se fechada.

Apesar do estado ruim de conservação da fachada, marcado pelos anos de abandono, a casa consegue mostrar uma beleza em seus traços. Embora há muito tempo o imóvel ter perdido sua janela original, por exemplo, ela é fácil de ser restaurada e ter de volta a sua forma antiga. A casa ainda mantém o portão de época, em madeira, e também o respiro do porão.

Veja mais fotos do imóvel:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Yglesias Advogados 26/02/2017 at 20:34

    Olá, muito interessante o artigo. É comum as pessoas fazerem confusões acerca de onde começam e terminam os bairros e distritos da cidade. Contudo, em São Paulo existe a lei municipal 11.220/1992 que definiu a divisão geográfica do município. O Anexo I da referida lei institui e descreve os limites de cada distrito da cidade.

    Reply
  • Marilia Borelli 01/03/2017 at 13:07

    Nessa casa meu pai juntamente com o sócio João começaram uma Fábrica de Móveis – Borelli & Tagliatti – mais tarde Irmãos Borelli Ltda – que infelizmente não sobreviveu à crise de 1955. Anos mais tarde, já na década de 70 , essa casa, ainda de propriedade do Sr. João Tagliatti , foi residência de meu tio Floriano Borelli, aliás …
    sua última residencia !…

    Reply
    • Douglas Nascimento 02/03/2017 at 09:29

      Olá Marília, como vai ?
      Que interessante ! Adorei saber disso.
      Você teria algum material da antiga fábrica de móveis ? Foto, papel timbrado etc ? Seria muito interessante para nós e perpetuaria a história do imóvel. Abraços

      Reply
  • Elizete 07/03/2017 at 22:31

    Douglas, apenas uma pequena observação: era a quarta parada do bonde e não do trem……Obg

    Reply
    • Douglas Nascimento 07/03/2017 at 23:28

      Respondendo a sua pergunta, segue a explicação:

      Seu nome deriva da antiga estação de trens do ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil, cuja quarta parada, denominada Clemente Falcão, desativada em 1981 em razão da inauguração da Estação Tatuapé

      Reply
    • Douglas Nascimento 07/03/2017 at 23:29

      E aqui a história da antiga estação da Quarta Parada:

      http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/clemfalcao.htm

      Reply
  • Daniel Pardo 21/03/2017 at 20:47

    A casa é bonita, mas dependendo da região onde ela fica (principalmente se for perto do Cemitério) a tendência dela é não vender, infelizmente.

    Reply
  • Daniel Neves 25/01/2018 at 13:14

    A rua Arinaia NÃO fica no Belém/Belenzinho, apesar do erro grosseiro dos Correios. Esta rua localiza-se integralmente dentro do distrito da Mooca. Sua continuação, chamada rua Celeste, após o cruzamento com a rua Siqueira Bueno é que passa então ao distrito do Belém (consultar http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br). Ademais, após a abertura da Radial Leste, toda a parte ao sul da via radial, mesmo aquela realmente parte do distrito do Belém, começou paulatinamente a ser considerada por seus moradores como Mooca ou Água Rasa. Este é o sentimento da população que ali mora e isso já deveria ter sido incorporado pelos poderes públicos de forma definitiva.

    Reply
    • Douglas Nascimento 26/01/2018 at 10:02

      Daniel, compreendo a sua colocação. Contudo o São Paulo Antiga desde 2009 usa como referência a base dos Correios e não o GeoSampa. Para nós aqui vale o dos Correios que é considerada oficial também.

      Reply
      • Daniel Neves 18/02/2018 at 14:28

        Douglas, me desculpe, mas não faz sentido seguir uma base de dados que não a real, pois a única válida é a da prefeitura. Os Correios não são uma autoridade que pode definir limites de bairros. Há muitos erros na base de dados dos Correios e não faz sentido transformar isso em algo “oficial”, porque não o é.

        Reply
  • Daniel Neves 18/02/2018 at 14:31

    E outra coisa: “para muitos ali equivocadamente é Mooca ou até Água Rasa”. Como é? A Prefeitura considera que ali é Mooca!! Como que “muito equivocadamente” acham? Sabe, para quem mora aqui isso é até meio ofensivo, pra te ser sincero. Zomba de um sentimento de pertencimento que vai muito além do erro grosseiro dos Correios. Sinceramente, é decepcionante.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: