Se tem uma cidade paulista que mesmo sendo longe eu adoro visitar, é Bananal. Uma típica cidade do interior e que além de ter um população muito receptiva, tem uma clima bastante agradável praticamente o ano inteiro. E como todo município interiorano tem várias casas antigas, sendo que uma das que mais gosto é esta:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizada na Praça Rubião Júnior, bem no centro da cidade, esta casa tem adversários de peso para se admirar ao redor. É ali que está o mais importante prédio histórico da cidade, o Solar dos Valim e uma das belas igrejas da cidade, a Igreja do Rosário. Mesmo assim, avalio esta bela casa amarela como uma das mais belas residências da cidade, pois acho tudo nela muito precioso.

Com uma fachada impecável, a residência é mantida absolutamente preservada. A começar pela graciosa cerca de madeira sobre o muro, que é acompanhada em estilo pelo pequeno portão, também feito em madeira. Na extrema direta da foto inicial (e também na galeria no final do artigo) é possível observar a bela veneziana de madeira onde a parede envoltória possui um simples e belo adorno. Na parte do quintal, há um simpático e florido jardim onde tudo está também muito bem cuidado.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Residências assim são um convite a uma viagem imaginária no tempo, onde nossas casas eram mais amplas e ao mesmo tempo aconchegantes. Sempre que vou a Bananal gosto de observar esta casa e fico pensando que qualquer dia vou ver uma torta de maça esfriando na janela… sonhos simples de uma vida simples, mas muito prazerosa!

Veja abaixo algumas outras fotografias:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

E você, qual cidade do interior paulista é a sua preferida ? E porque ? Deixe um comentário!

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • fernando 12/12/2014 at 19:33

    Araras SP,meu cunhado é de lá….e..gosto de ir na praça central desta cidade pois além do chafariz desta praça ,temos opções de alimentação,e também as famosas pipocas do tio zé(Fica ali na praça central),que agora ele passou para outra pessoa, é pipoca com queijo parmesão em cubos pequenos (fritos)..uma delicia..

    Reply
  • Paulo Vslim 13/12/2014 at 09:26

    Poderiam mostrar mais um pouco das casas de Bananal, inclidive o solar dis Valim………meu nome Paulo Valim……..

    Reply
  • Luiz Henrique 15/12/2014 at 06:58

    Gosto muito de Mogi das Cruzes.
    É relativamente próxima da capital e ao mesmo tempo,interiorana.O centro da cidade é muito legal,com diversas construções centenárias, e a linha do trem que por ali passa,empresta um ar ainda mais nostálgico à região.Chega a lembrar alguma cidade européia.
    Olha aí,Douglas,se você ainda não passou por lá,fica adica.Vale a pena!!!!

    Reply
    • Douglas Nascimento 15/12/2014 at 09:44

      Já fui, mas não me aprofundei…
      Quero retornar a Mogi em janeiro para fotografar novos lugares

      Reply
      • Liliane Ferreira 29/12/2014 at 11:14

        Aproveite e passe por Guararema!

        Reply
  • Renato 15/12/2014 at 09:01

    O detalhe das colunas interrompidas é muito interessante.

    Reply
  • Reinaldo Silva 22/12/2014 at 18:49

    Douglas, adorei a casa !!! é como diz bela e simples !!! Fico aqui a me perguntar que tecnica era usada para colocar esses detalhes ao redor desses janelões !! Uma dica amigo, vai conhecer Amparo, vais adorar a coleção de casarões antigos .

    Reply
  • Rodrigo Parrilha 24/12/2014 at 23:43

    Gosto muito de Jaguariúna, sou natural de são paulo capital, mas me apaixonei por este lugar, onde podemos ainda ver a Maria fumaça todos os finais de semana circulando no centro, entre outros fazendas da época do café. Tem uma incrivel ponte onde em sua inauguração teve a ilustre visita de Dom Pedro II

    Reply
  • Daniel Tressoldi 05/06/2016 at 23:00

    Boa noite. Fiquei muito feliz em ver minha casa no site e ainda mais feliz pelo texto que a descreve. Essa casa foi construída pelo meu Bisavô Paulo Viana que era um grande construtor da época em Bananal. Ele também fez muitas casas e prédios em Lorena, Guaratinguetá e Jacareí. Hoje a casa está com uma pintura nova, mas as cores estão no mesmo padrão, que aliás, fazemos questão em manter as cores origininais até hoje. Forte abraço!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: