Algumas casas antigas são verdadeiras cápsulas do tempo. Mesmo não estando em um estado impecável de conservação conseguem atrair nossos olhos pela beleza de suas peculiaridades.

Uma delas é esta que nos foi enviada pelo leitor Paulo Branco:

Localizada no número 228 da rua Caranguejo, bairro de Vila Mazzei, essa residência é muito bonita e tem detalhes bastante interessantes. Entre eles, podemos começar pelo muro baixo erguido com pedras e seu gradil baixo.

No piso do quintal os tradicionais e famosos caquinhos vermelhos, presença constante nas casas antigas de São Paulo. Por fim, chama também a atenção o vitrô na entrada da casa, feito de pequenos vidros retangulares e em formato de losango e a janela do quarto ainda original.

clique na foto para ampliar

Outro detalhe que nos chamou a atenção é a pequena área do terreno onde a casa está construída. Trata-se de uma peculiaridade da maioria das residências da rua Caranguejo, uma vez que é uma rua estreita e com lotes diminutos. Em breve mostraremos outros imóveis nesta mesma rua.

Agradecimentos: Paulo Branco

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Vera Cris Dainese 09/08/2017 at 15:17

    QUE PENA, ESTAS CASAS DEVERIAM SER RESTAURADAS, POIS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA ANTIGA DE SÃO PAULO. INFELIZMENTE A CASA DA MINHA AVÓ ESTAVA CUPINIZADA E NÃO FOI POSSÍVEL SALVAR. PODERIA SER UMA BIBLIOTECA POR EXEMPLO. VAMOS RESGATAR NOSSA MEMÓRIA, NA EUROPA, EXSTEM CASTELOS, CASAS E MOSTEIROS ANTIGOS. LAMENTÁVEL ESSE ABANDONO!!!!

    Reply
  • Emerson de Faria 09/08/2017 at 17:55

    Essas casinhas antigas e singelas como essa nos remetem a tempos antigos e mais fraternos, um travo amargo na garganta de saudades da São Paulo da garoa.

    Reply
  • Carlos Antonio Lopes 10/08/2017 at 10:09

    Há casas interessantíssimas na rua Tamboril- trav. da Av.Tucuruvi , naquela baixada toda bem como nas ruelas entre a Sezefredo Fagundes e a Av.Mazzei.A Zona Norte tem verdadeiras pérolas e é exatamente por isso que tenho uma casa ali e morei por 16 anos!

    Reply
  • Aparecida Manoela Damiani Paisr 11/08/2017 at 13:59

    Me chamou atenção a escada de acesso ao terraço, sem corrimão. Comum para a época. Hoje nem pensar.

    Reply
  • Daniel Pardo 22/10/2017 at 20:45

    Essa merecia uma atenção especial.

    Reply
  • laercio 02/03/2018 at 08:38

    Deveria ser tombada.

    Reply