Este belo e antigo imóvel – de 1916 – localizado na rua Cajuru, 344, Belenzinho, é um dos últimos exemplares de casas antigas desta parte do bairro. Nesta área, inúmeras casas deram lugar a prédios e , principalmente, galpões.

Esta região do bairro que até cerca de 50 anos atrás era bem mais residencial que hoje em dia, sofreu um amplo processo de deterioração à medida que foram abrindo a Avenida Radial Leste e também o Metrô, que forçou o fechamento das passagens para a Mooca através da linha férrea.

Hoje são poucas as famílias que ainda moram neste trecho da velha Rua Cajuru, e as poucas que se atrevem reclamam que à noite a iluminação é bastante precária tornando o entorno um tanto quanto perigoso.

clique na foto para ampliar

A residência centenária, é daquelas antigas típicas, com pé direito da construção bastante alto e com o terreno estreito e comprido. A única alteração visível no imóvel foi a remoção do porão, que deu lugar a uma garagem. A garagem no centro da fachada deu ao imóvel uma curiosa aparência de ter olhos e boca. Se falasse, talvez estaria gritando por socorro.

Confira mais fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Karin Peixoto 18/11/2010 at 12:33

    Ás vezes gostaria que as paredes falassem…

    Reply
    • Amanda Pignataro 03/11/2011 at 19:41

      Eu também. Tenho uma forte ligação com casas antigas, gostaria muito de um dia morar em uma. Queria que as casas abandonadas ficassem a disposição de pessoas que desejassem reformar e habitar. Eu seria uma das primeiras a escolhar uma bem antiga e diferente para transformar e morar.

      Reply
  • Daniel Steinanm 01/04/2011 at 13:55

    Deverião reformar essa casa. O kassab deveria desapropiar e der para uma isntituição social.

    Reply
    • Ricardo 30/11/2011 at 17:09

      Essa casa realmente é bela, há nela aspectos arquitetônicos que estão se perdendo não só em São Paulo, mas em outras capitais e cidades do Brasil. A degradação de nossa História ocorre principalmente na demolição de prédios que contam a nossa trajetória enquanto nação.
      A desapropriação não é a solução. Nenhum cidadão quer ter um bem tomado a sua revelia. Desapropriar é uma forma grotesca de não democracia, mesmo que seja para fins filantrópicos..
      Aqui em João Pessoa temos exemplares arquitetônicos desde o Barroco, passando pelo neoclássico, art nouveau, art decó.
      Percebo que algumas das nossas construções estão literalmente entregue ao descaso de seus proprietários, que não tem interesse em restaurar esse patrimônio que embora particular é da coletividade por conta de sua importância histórica. Por outro lado, os governantes que deveriam dá incentivos fiscais com a não tributação em troca da preservação desse patrimônio faz pouco caso a Historia do Brasil contada pela arquitetura.

      Reply
  • fabio 18/04/2011 at 13:17

    eu gostaria muito de comprar uma casa dessa! mas na verdade mesmo eu gostaria de um galpao com essa cara de cansado!!!eu acho, historicamente fundamental pr a historia de são paulo! se alguem tiver um ai pr vender so me passar um email!

    Reply
  • Carla Silva 30/06/2011 at 20:30

    Gostaria muito de comprar uma casa dessas, só p/ preservar a história de SP…essa casa tem história, alguém morou aí um dia,não aguento ver tantas casas lindas sendo demolidas p/ dar lugar a prédios.No começo de Junho me surpreendi ao ver uma linda casa ser demolida na Av.Dr.Eduardo Cothing, Vl Formosa,em frente a Pça Coxim.Era linda a casa e lá morava uma senhorinha.Certamente só esperaram ela falecer p/ venderem a casa e da noite p/ o dia demolir e começar a construção de um prédio.Que tristeza…

    Reply
    • Amanda Pignataro 03/11/2011 at 19:42

      Muito triste…queria muito comprar uma casa dessas.

      Reply
  • Adélia B. Monson 23/04/2013 at 14:20

    A-M-O casas antigas, prédios antigos. Quando passo por algum sempre dou aquela “viajada básica”, imaginando as histórias, pessoas, SP naqueles tempos, como era viver alí, enfim…me achei nesta página!

    Reply
  • Jefferson 25/09/2013 at 13:56

    Linda Residência! Eu fico boquiaberto com tamanha beleza e com a riqueza de detalhes da construção! Esse estilo antigo de casas, com as paredes e janelas direto nas calçadas e com a entrada na lateral é muito interessante! Hoje em dia, tornou-se impossível viver em uma construção, tendo em vista a criminalidade e o perigo de ser invadida. Imagino quantas famílias desde 1916 passaram por ai, quantas alegrias, quantas tristezas, festas, nascimentos, mortes…. Realmente, como disse um leitor, as paredes nesse caso, deveriam falar.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: