Se tem um bairro a qual aprecio muito em São Paulo é o Bom Retiro. Para quem é morador ou trabalha na região é um local muito confortável, onde você encontra de tudo sem precisar pegar o carro e ir para outro lugar. Tem lojas de montão, fábricas, comércio intenso, escritórios, igrejas, sinagogas e muitos restaurantes, que vão desde o grego Acrópole aos restaurantes coreanos, passando também pelas incríveis e saborosas burekas da Casa Búlgara.

E no bairro há também, principalmente, muita história. Desde a industrial, passando pela antiga fábrica da Ford, e o Moinho Central até construções interessantes e variadas, como o Desinfectório Central, além de muitas casas interessantes, como esta a seguir:

André Picciafuoco Navarenho / São Paulo Antiga

Localizada no número 120 da Rua Lopes Trovão, esta imóvelé um dos belos exemplares preservados que ainda podem ser encontrados pelo Bom Retiro.

Construída em 1924 por um imigrante italiano, a casa hoje abriga a terceira geração da família. É lá que reside o leitor André Picciafuoco Navarenho, bisneto do primeiro morador. E foi ele quem nos enviou esta bela fotografia da residência.

A casa encontra-se muito bem preservada, tendo apenas uma pequena alteração no antigo porão, que foi adaptado para receber uma garagem. No restante do imóvel, tudo está tal qual seu bisavô construiu, há 90 anos atrás. Destaque para o belo frontão e fachada e, principalmente, para o charmoso portão de ferro na entrada da residência.

Ver uma residência tão bela como esta, preservada e nas mãos da mesma família até hoje é realmente algo muito bacana. Tradição é algo tão em baixa por aqui que esta cena paulistana, além de rara, nos enche de orgulho. Parabéns ao André por manter a casa tão bem cuidada e a toda sua família que ali residiu e manteve a propriedade com entre eles até hoje.

Na mesma rua, no número 76, há esta outra bela residência antiga (clique aqui).

Veja o local através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Ernani 02/01/2014 at 15:36

    Maravilhosa esta casa da rua Lopes Trovão no Bom Retiro.
    Esta casa deve ser preservada pela família, e de maneira alguma vir abaixo ou sofrer modificações, como aconteceu com outras no mesmo bairro.
    Isto é uma relíquia.

    Reply
  • Maria Barea Coutinho 02/01/2014 at 17:24

    São belas estas casas conservadas. ESTAS residências conservadas em SP. Apresentam toda a beleza da conservação e preservação.

    Reply
  • ralphgiesbrecht 02/01/2014 at 18:49

    Linda como outras. Outras, que, aliás, estão desaparecendo rápido demais.

    Reply
  • Edda Frost 02/01/2014 at 23:59

    Uma tia minha morava numa casa parecida com essa no Bom Retiro. Eu me lembro que era muito confortável por dentro e havia um bom quintal nos fundos…

    Reply
  • DALVA MARIA FERREIRA 03/01/2014 at 08:20

    Parabéns André Picciafuoco Navarenho! Feliz 2014 a todos daqui.

    Reply
  • Eliane Vilela Antunes 03/01/2014 at 12:37

    Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa do patrimônio de São Paulo.

    Reply
  • Alexandre Fontana 07/01/2014 at 11:22

    Parabéns a essa família. A casa está maravilhosa. É realmente algo raro hoje em dia.

    Reply