A Avenida Celso Garcia, na zona leste da capital, é um dos mais antigos caminhos de nossa cidade. Por ela, no passado, passaram tropeiros, bandeirantes, soldados e muitas autoridades do Brasil colonial, império e república. Ela também já foi chamada de estrada e também já foi conhecida como avenida da Intendência.

Por isso, é natural que um caminho tão antigo tenha várias construções antigas, mais que centenárias até. Mas não é isso que observamos quando trafegamos por ali. A Celso Garcia sofreu profundas alterações e transformações com o passar dos anos que muito pouco do que é antigo ainda esta de pé. E do pouco que resta, a grande maioria está mal conservada, abandonada e muito deteriorada.

clique na foto para ampliar

Uma das construções mais antigas da avenida, esta antiga casa de 1929, pode estar dando seus últimos suspiros de vida. Depois de muitos anos fechada e em situação de abandono, há alguns meses surgiram placas e faixas de venda em sua fachada. Uma área deste tamanho, costuma ser cobiçada por construtoras.

A velha residência está localizada bem diante da Praça José Moreno, onde fica a Biblioteca Cassiano Ricardo, uma das melhores de São Paulo, e estende-se pela rua lateral, a Duarte de Carvalho.

clique na foto para ampliar

Não conseguimos descobrir muitas informações sobre este imóvel, mas no portão da garagem (veja última foto da galeria) encontramos as iniciais “L B” que podem dar alguma pista sobre sua história. Nossas pistas sobre as iniciais indicam que ali tenha sido a Litografia Brasil, cuja sede ficava na Duarte de Carvalho.

Se você conhece alguma informação adicional sobre esta casa, deixe um comentário e colabore com a história do seu bairro e de sua cidade.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Atualização – 12/12/2018: Depois de muitos anos em situação de abandono e péssimo estado de conservação, o fim do imóvel chegou. A área toda foi demolida no final de 2013 e o local desde então é utilizado como estacionamento.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Edu Fioranelli 15/09/2011 at 20:07

    Na minha área ? Derrubou é penalti

    Reply
  • Adriel Marques 20/03/2012 at 19:28

    Belo casarão!!! Pena que nós os simples mortais não temos acesso!

    Reply
  • Daniela 14/09/2012 at 12:48

    Começou a ser demolido há alguns dias.. uma pena.. https://lh3.googleusercontent.com/-5QDmVaQacxE/UFNRtbLuwYI/AAAAAAAAd9s/CX_feGAgM58/s0/casa.jpg

    Reply
    • Douglas Nascimento 14/09/2012 at 13:07

      Daniela, nos autoriza o uso das imagens ?

      Reply
      • Daniela 14/09/2012 at 13:08

        Claro! Fique a vontade.

        Reply
  • Luzia N.favero Val 21/10/2015 at 18:56

    casa da esquina foi meu local de trabalho por varios anos.consult´rio médico.

    Reply
  • leila 22/04/2019 at 15:14

    Que pena ,fiquei triste de saber que esta casa linda foi demolida, para fazer uma porcaria de estacionamento

    Reply
%d blogueiros gostam disto: