Bairros / Casas / Cidades / Imóveis Antigos / São Paulo / Tatuapé / Tipo / Zona Leste / Zonas

Casa de 1929 – Av. Celso Garcia, 4145

A avenida Celso Garcia, na zona leste da capital, é um dos mais antigos caminhos de nossa cidade. Por ela, no passado, passaram tropeiros, bandeirantes, soldados e muitas autoridades do Brasil colonial, império e república. Ela também já foi chamada de estrada e também já foi conhecida como avenida da Intendência.

Por isso, é natural que um caminho tão antigo tenha várias construções antigas, mais que centenárias até. Mas não é isso que observamos quando trafegamos por ali. A Celso Garcia sofreu profundas alterações e transformações com o passar dos anos que muito pouco do que é antigo ainda esta de pé. E do pouco que resta, a grande maioria está mal conservada, abandonada e muito deteriorada.

Uma das construções mais antigas da avenida, esta antiga casa de 1929, pode estar dando seus últimos suspiros de vida. Depois de muitos anos fechada e em situação de abandono, há alguns meses surgiram placas e faixas de venda em sua fachada. Uma área deste tamanho, costuma ser cobiçada por construtoras.

O sobrado fica na avenida Celso Garcia diante da Praça José Moreno, onde fica a Biblioteca Cassiano Ricardo, uma das melhores de São Paulo, e estende-se pela rua lateral, a Duarte de Carvalho.

Não conseguimos descobrir muitas informações sobre este imóvel, mas no portão da garagem (veja última foto da galeria) encontramos as iniciais “L B” que podem dar alguma pista sobre sua história. Nossas pistas sobre as iniciais indicam que ali tenha sido a Litografia Brasil, cuja sede ficava na Duarte de Carvalho.

Se você conhece alguma informação adicional sobre esta casa, deixe um comentário e colabore com a história do seu bairro e de sua cidade.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
   

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

5 Comentarios

  1. Edu Fioranelli says:

    Na minha área ? Derrubou é penalti

  2. Belo casarão!!! Pena que nós os simples mortais não temos acesso!

Deixe uma resposta