Esta antiga casa com a parede decorada com grafite não existe mais, foi demolida completamente poucos dias depois de fazermos as fotografias, juntamente com o sobrado da esquina para dar lugar a um novo empreendimento imobiliário.

A Penha atualmente é um foco muito grande de ações por parte das grandes construtoras que estão promovendo um festiva de demolições na região. Em breve, pouco da Penha antiga estará ainda de pé.

Veja mais fotos:

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça outro imóvel demolido no mesmo quarteirão:

Confira o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Ralph Mennucci Giesbrecht 08/09/2010 at 15:29

    Decorada, não: totalmente sujada. Ô praga. Enfim, suja ou não, foi pro espaço. E, pior: onde moravam 4 pessoas vão morar agora mil.
    Haja infraestrutura.

    Reply
  • Rodrigo Barreto 16/09/2010 at 18:12

    Infelismente muitas das casas com belos detalhes arquitetônicos no Bairro da Penha estão neste mesmo caso – a ponto de serem demolidas a qualquer momento.
    Mas uma coisa que discordo: Sobre o graffite ser chamado de sujeira.

    Sei que estarei entrando na máxima -O que pra mim é belo, pra tu é feio.
    Ainda mais se tratando de graffite. É uma linha tênue e infinita.
    Se é a solução pra uma ocupação pra algum imóvel abandonado? Bem, teve o caso ano passado que a REdBull chamou artistas pra ocuparem um antigo hotel na AV. São Joao e que, algum tempo depois o dono do imóvel iria revitaliza-lo. A ocupação foi feita – belissima por sinal, foi uma expo – e hoje o hotel está lá abandonado novamente.

    Reply
    • Daniel 03/10/2010 at 18:58

      se fizessem decoração com grafite na parte interna de um prédio antigo, dependendo de como fosse feito poderia até ficar interessante, mas em fachadas antigas eu acho de extremo mau gosto fazer grafite… é o tipo de coisa que não combina com as formas quase esculturais de construções antigas, e mesmo em prédios modernos acaba meio que “favelizando”, dando um aspecto desagradável de bagunça…

      Reply
  • daniel 14/10/2010 at 15:56

    GOSTARIA QUE OS PIXADORES AO INVÉS DE PIXAREM RISCAREM EMPORCALHAREM AS PAREDES SEM SABEREM O QUE QUEREM,EIS UMA OPINIÃO ESSE RAPAZ QUE FEZ ESTA LINDA CARICATURA E DEIXOU A PAREDE DA CASA MUITO BONITA MEREÇE UM DEZ SE TODOS OS PIXADORES FIZESSEM ASSIM SÃO PAULO SERIA UMA LINDA CIDADE PRICIPALMENTE NOS BAIRROS MAIS ANTIGOS PARABEM GRAFITEIRO,VOÇE SIM É UM ARTISTA,AAAABRAÇÃO PARA VOÇE DO TAMANHO DA BELEZA QUE VOÇE OFEREÇE AOS NOSSOS OLHOS PAULISTANOS.

    Reply
  • Wilson Chaves 01/05/2012 at 16:01

    Morei em uma casa antiga que na época era linda, toda original até 1994; mas os atuais donos modificaram ela toda e pra pior hoje ela parece uma favela!
    Fica na rua Siqueira Silva numero 223.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: