A região de Itaquera, que está em bastante evidência agora em virtude da construção do novo estádio do Corinthians e que deverá ser sede paulista da Copa do Mundo FIFA 2014, é uma área bastante antiga da cidade de São Paulo.

Passeando pelo bairro é fácil encontrar construções bonitas, antigas e curiosas. Porém uma que chama bastante a atenção de quem passa pelo bairro, não está muito preservada, e é a casa em questão aqui, localizada entre o término da rua Lagoa Salgada e o início da Avenida Campanella, que praticamente inicia-se alguns poucos metros antes de chegar a este imóvel.

A casa em questão, trata-se de uma herança ferroviária do bairro, é a antiga cada do engenheiro da estação. Algumas estações ferroviárias possuiam uma casa para o engenheiro responsável e em Itaquera havia uma delas. Acredita-se que a data provável da construção deste imóvel seja 1930, ano em que foi construída a última estação ferroviária que havia por ali e que foi demolida em 2004 pela prefeitura de São Paulo.

A Estação Itaquera em 1955, a casa não aparece (foto: William Gimenez).

Acredita-se que quando houve a compra das estações ferroviárias da RFFSA pela CPTM não tenham sido incluidas as casas ferroviárias ao redor das paradas e esta também tenha ficado de fora, possível que ainda pertença a RFFSA. A bela casa, que merece ser preservada está à própria sorte, numa espécie de limbo. Uma riqueza do patrimônio histórico ferroviário e paulistano em Itaquera.

Saiba mais sobre a antiga estação, aqui: http://estacoesferroviarias.com.br/i/itaquera.htm

Veja outras fotos da casa do engenheiro (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
   

Confira o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Renata 12/01/2011 at 15:12

    Realmente é uma grata surpresa encontrar um imóvel tão antigo e com tanta riqueza histórica. Espero que não seja demolido, mas sim, preservado.

    Reply
  • Tweets that mention Casa do Engenheiro da Estação – Itaquera — São Paulo Antiga — Topsy.com 12/01/2011 at 15:34

    […] This post was mentioned on Twitter by Douglas Nascimento. Douglas Nascimento said: RT @SaoPauloAntiga: Casa do Engenheiro da Estação (1930 em Itaquera) – http://t.co/uqKx4ap […]

    Reply
  • Ralph Giesbrecht 12/01/2011 at 19:10

    Só para constar: originalmente a estação ferroviária de Itaquera se chamava São Miguel, por ser este bairro o vilarejo mais próximo à estação construída num local então deserto, em 1875.

    Reply
  • Rosana Bacarini 13/01/2011 at 12:19

    Peguei muito trem nesta estação com meu pai,tinha um terminal de onibus ao lado viação São José e nessa regiaõ existem muitas casas antigas inclusive do outro lado da estação a prefeitura ficava em um casarão.

    Reply
  • Mario Fonseca Ventura 27/01/2011 at 19:50

    Formei-me no primeiro Ginasio de ITAQUERA, em 1954. Andei muito no “trenzinho de madeira”, pois morava em POA, a “CIDADE JÓIA”. Muitas saudades.

    Reply
  • Gilberto Rocha 30/01/2011 at 18:20

    Na foto acima, de 1955 do William Gimenez, a casa não aparece porque localiza-se exatamente no lado do qual foi tirada a foto. É provável que o ônibus estivesse em frente a ela, na Avenida dos Campanellas, que era como se chamava esta avenida, quando a conheci.

    Reply
  • Ronaldo Ribeiro 27/02/2011 at 15:10

    Sou fascinado por antiguidades e historia, porém como paulistano nascido na Zona Leste, a história dessa cidade sempre me fascinou, suas construções, habitantes, descendentes, lugares, fatos e fotos.
    Conheci este Site por indicação de um amigo e agora sou mais um seu fã.
    Parabéns pelo trabalho e iniciativa.

    Reply
  • joel benega 26/06/2011 at 19:29

    Sou de opinião de que a casa se localiza no outro lado da estação, um pouco à direita. Esse ônibus provavelmente está estacionado em frente ao prédio no qual funcionava, até há pouco, a sub-prefeitura de Itaquera. A avenida dos Campanellas está do outro lado, onde se um grande descampado com casas esparsas. Hoje, esse espaço está quase que totalmente ocupado.

    Reply
    • Antônio 17/01/2012 at 19:54

      Joel, você tem razão, tomei muito trem nesta Estação que o Covas desativou e a Marta derrubou. Fiz o colégial na EESG “Emília de Paiva Meira” que fica 3 quarteirões acima deste local.

      Reply
  • Ruth Ugucione 06/07/2011 at 22:39

    È um imovel maravilhoso gostaria que se torna-se um museu ou um centro cultural em fim algo proveitoso a historia de itauquera, a arquitetura do predio é belissima pena estar tão denegrida … mas não perdeu sua beleza.

    Reply
  • MARCOS MAQRQUES DE SOUZA 08/08/2011 at 17:46

    Realmente o governo não tem respeito pelo passado de nossa história e consequentemente por nós também.
    Esse e muitos outros predios precisam urgente de atenção especial.

    Reply
  • Elson Ferreira Granja 30/09/2011 at 08:56

    Eu nasci no bairro de Itaquera no ano de 1945. A casa destacada como sendo Casa do Engenheiro, deve ter havido algum engano, pois, desde minha tenra idade, quem nesta residiram foram os chefes da estação, o primeiro, parece-me que foi o Sr. Vacarrelli.
    Abraços,
    Elson Granja

    Reply
  • Danilo 23/12/2011 at 22:38

    Quer apostar quanto que foi só aparecer no site logo logo vão demolir esta linda casa, pq parece que é assim que eles olham os prédios históricos, com o maior pouco caso do mundo.

    Reply
  • Charles Cornell 23/01/2012 at 22:17

    Legal! tenho 22 anos e quando eu era pequeno, pegava esse trem com a minha Mãe para irmos na casa da minha avó, sempre prestei atenção nessa Casa; realmente ela chama a atenção por ser a única casa antiga no pedaço com essa idade! eu resido à 15 mim à pé dessa casa no Centro de Itaquera. Parabéns Douglas, excelente materia!

    Reply
  • ROSEMARY 24/02/2012 at 17:52

    IDIOTAS! EM NOME DO PROGRESSO DESTROEM A HISTÓRIA TÃO LINDA DO NOSSO BAIRRO!

    Reply
  • ROSEMARY 24/02/2012 at 17:53

    CADE A ESTAÇÃO DO TREM?

    Reply
    • Jerusa 25/04/2012 at 23:23

      Derrubaram a estação Itaquera, poderiam ter deichado pelo menos um marco da estação como lembrança de um tempo bom. Nossos filhos e netos nunca vão saber que alí tinha uma estação.Peguei muito este trem, andei muito, neste ônibus da viação São Jose, viação itaquera. Que saudades.

      Reply
  • Ana Alexandria 04/03/2012 at 12:23

    Não podemos desistir esta casa pode ser o grande marco
    da historia de Itaquera.
    Somos do movimento Cultural pela preservação da memória e estamos buscando apoio para atingimos este objetivo.

    Reply
  • Daniela 14/10/2012 at 19:00

    Em Suzano havia uma casa praticamente igual a essa, mas foi colocada abaixo para a construção da nova estação da CPTM na cidade…Uma grande perda para a cidade!

    Reply
  • Felipe Cecconi 25/10/2012 at 16:08

    Por onde passava a antiga linha de trem onde ficava a Estação Itaquera, hoje passa a Av. José Pinheiro Borges (A nova Radial Leste).

    Reply
  • wolington 22/11/2012 at 16:53

    do lado do casarão tinha uma casa de frago do japa EU E MEUS IRMÃOS COMIA FRANGO ASSADO LA QUE TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS

    Reply
  • valdir alvaro 29/11/2012 at 16:35

    Olha, a casa do engenheiro esta sendo reformada , pelo menos ´[e o que se tem a impressão de quem passa por aquela região! Seria muito bom alguem poder tirar umas fotos novas de lá!

    Reply
  • Matheus 04/01/2013 at 11:33

    Olá, A Casa Do Engenheiro Foi Totalmente Reformada, Parece Que Ela Será Aberta Ao Público Em Breve… Vou Tentar Tirar Algumas Fotos Dela Depois.

    Reply
  • Andre Gomes 23/07/2013 at 09:29

    A estação, patrimonio histórico foi abandonada a muito tempo e depois demolida para dar lugar a Radial leste-Guaianases, vendo aqui não acredito que deixaram essa casa em pé. Deveria virar um museu da estação com fotos e artigos, mas quem se importa com a história em um país de samba e carnaval?

    Isso me lembra que andei pesquisando sobre a TV Manchete e fiquei sabendo que o local esta largado e ninguem se preocupa em salvar o patrimonio. Perguntei à um amigo se ele conhecia o local e se esta em tal estado de deterioração ele me responde um simples: “Não sei, nem quero saber, por mim que queime aquele local!!!”, tal local ja sofreu de incendios algumas vezes, destruindo parte da historia da televisão. E o pior que essas palavras vieram da boca de um cara que se diz amante da História e fazendo faculdade do mesmo tema…

    Reply
  • candida 11/09/2013 at 21:04

    nasci em itaquera,sinto tanta saudade da itaquera antiga, a praça em frente a estaÇÃO,a propria estação onde peguei tanato trem, muita saudades.

    Reply
  • Lucas 07/11/2013 at 15:16

    A casa em questão está preservada, e hoje abriga um centro cultural de Itaquera. Atualmente se realiza um projeto para criação e instalação de uma exposição no local sobre a história de Itaquera. Ressalto a importância e necessidade da participação de todos neste processo.

    Reply
  • João 01/01/2014 at 01:08

    eu tambem sinto saudades da estaçao pois sou policial aposentado e trabalhei na estaçao mais de 20anos de 1958 ate`1980 conheci muito o sr vacarele era o chefe da estaçao e elemorava nesta casa onde havia morado o engenheiro fiz varios registro de ocorrencas morei em uma csa bem dolado da estaçao casa esta que pertencia ao classe distinta da guarda civil de sâopaulo fui seu inquilino por 2 anos sr milto.trabalhei tambem na colonia japonesaem muitas festas do pecego onde vendia goiaba ameixas morango e muitas qualidade de plantas eu hoje ainda passeio pela antiga colonia

    Reply
  • Marcos Evangelista de Medeiros 15/08/2014 at 01:48

    Recebi a notícia que a casa virou o Memorial de Itaquera, e já está acontecendo uma programação cultural. Espero divulgá-la. Um abraço pelo trabalho. Marcos Medeiros.

    Reply
  • Claudia 25/02/2016 at 20:45

    A casa esta reformada e linda.

    Reply
  • Benide 16/10/2018 at 14:50

    Alguém sabe o nome da rua onde fica esta casa

    Reply
%d blogueiros gostam disto: