Uma rua bastante interessante na Penha é a rua Betari. Quem mora no bairro a conhece como um caminho fácil entre o Metrô Penha e o shopping center do bairro.

Ela também possui algumas casas antigas bem interessantes e até já foi um caminho de bois, que saiam da região próxima ao Rio Tiquatira para embarcar no trem que partia do extinto ramal ferroviário da Penha, no posto do Ministério da Agricultura.

E lá encontramos essa casa:

clique na foto para ampliar

Pequena e de traços arquitetônicos simples, essa residência consegue trazer na sua simplicidade o capricho das construções antigas. As telhas que foram colocadas por toda a fachada, como sobre as portas e janelas deram um toque bem suavizador.

O Ford Escort na garagem, hoje considerado um novo clássico, completa o charme da casa.

Quando estiverem na região aproveitem para visitar nesta mesma rua o Memorial Penha de França. Vale muito a pena conhecer!

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • André Santana 03/07/2017 at 19:38

    Parabéns, muito linda a casa,garanto que com uma pintura suave ficaria mais preciosa!!!

    Reply
  • Patrícia Malta 04/07/2017 at 09:49

    Bom dia, vi que no facebook perguntaram ainda mora alguém nesta linda casa, e sim, mora um senhorzinho muito simpatico. abraços a todos.

    Reply
  • Luiz Henrique 04/07/2017 at 15:39

    Pela foto, eu tenho a impressão de que a casa do lado direito devia ser geminada, ou seja, outra igual, porém independente.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 04/07/2017 at 22:29

    Casa simpática e bonita, falta um pequeno trato!

    Reply
  • Fernando Marson 05/07/2017 at 14:40

    Confesso que a primeira coisa que reparei foi o Escort XR3 na garagem, apesar da bela casa!

    Estava reparando nele também porque tenho um igual, mas com o tempo notei que este da foto na casa já é um de ano 1990, apesar de estar com para-choque preto(neste ano já era na cor do carro) e mais alguns detalhes, mas já é um tanto raro ver um bem original.

    Reply
    • Daniel Pardo 05/07/2017 at 20:42

      Eu acho que o XR3 adotou o motor AP da Volks em 1989 e acho que em 89/90 eles ainda tinham os para choques pretos, a menos que tenha mudado no final de 1990 já como modelo 1991 (esses sim tinham os para choques na cor do carro), mas enfim… é uma bela casa e as vezes o dono a deixa meio judiada para os “amigos do alheio” não crescerem o olho.

      Reply
      • Fernando Marson 06/07/2017 at 21:42

        Correto, o motor AP veio exatamente em 1989 e os carros deste ano saíam ainda com para-choques pretos(com exceção da série especial Benetton, que foram os primeiros, já em 1989). Mas os de ano 1990 já vinham com eles na cor do carro, e além disso um detalhe que este carro possui: o aerofólio é diferente, possui duas abas salientes nas laterais.

        Reply
  • Emerson de Faria 11/07/2017 at 11:24

    Douglas, na Rua General Sócrates em frente àquela torre horrenda há um casarão antigo, meio desconfigurado mas em bom estado, que vale uma visita. Dá uma passada lá.

    Reply