A Mooca é uma fonte inesgotável de casas antigas para se admirar e publicar aqui no São Paulo Antiga. Não importa quantas vezes se passa pelo bairro, sempre há de se encontrar algo interessante para publicar, como esta residência a seguir:

clique na foto para ampliar

Localizada em uma das ruas mais tranquilas e gostosas de viver do bairro da Mooca, a Coronel João Dente, rua que fica bem aos fundos das dependências da antiga fábrica da Antarctica,e reza a lenda que esta e algumas outras casas são de propriedade de um herdeiro do fundador da empresa.

A bem da verdade no dia que estive por ali catalogando as residências constatei que em algumas delas os moradores são ex-funcionários da extinta fábrica. Nesta mesma rua ainda há um terreno que pertenceu a empresa e um imóvel que serviu para serviços sociais para funcionários. Atualmente este pequeno prédio serve de abrigo de acervo e guarda de documentos.

Detalhe da casa (clique para ampliar)

Voltando a casa em questão, trata-se de uma das mais bonitas da rua. Foi recentemente pintada neste tom verde e é muito charmosa. Todas as características originais da casa estão lá, preservadas.

Destaque para o muro baixo, feito com pedras, portão e gradis originais que ainda estão lá e no quintal o sempre presente nas casas paulistas, piso de caquinhos de cerâmica.

A visita a rua Coronel João Dente foi uma grata e divertida surpresa. Logo teremos mais casas de lá aqui no blog, é só aguardar!

Veja mais fotos na galeria abaixo (clique para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Marcelo 29/03/2018 at 11:24

    Douglas, um detalhe que me chama a atenção e me intriga é por que na maioria das casas que têm estes pequenos módulos triangulares laterais do telhado há infiltração de umidade.

    Reply
    • Douglas Nascimento 29/03/2018 at 11:38

      Acho que é mais por má conservação de forro e telhado do que pelo fato de ser triangular

      Reply
  • Roberto MartinsRoberto 29/03/2018 at 11:50

    Não existe mais casas com estes contornos em toda sua fachada, adoro casa com muros baixos e com portão de grade assim como está casa, as casa de hoje não tem mais aquele encanto não tem mais beleza.

    Reply
  • Daniel Pardo 19/04/2018 at 21:07

    Quando eu era moleque, as casas nos anos 80 eram assim…

    Reply