Em São Paulo é bastante difícil encontrar construções residenciais que não seguem o padrão tradicional. Basicamente os estilos se replicam pelos bairros de maneira padronizada.

Vez por outra, contudo, encontramos exceções a regra. Veja este exemplo:

clique na foto para ampliar

Localizada na rua Diógenes de Lima, região do Parque Peruche, esta residência tem um estilo arquitetônico único e bastante peculiar. Apesar de serem dois imóveis dividindo o mesmo lote, é este que chama a atenção.

A beleza já começa no muro, que é adornado por um gradil elegante que passa sobre o portão, em uma espécie de carramanchão (não tem flores ou plantas, mas é compreensível pois a fotografamos no inverno).

A entrada da casa é uma porta ampla e visivelmente bem iluminada pela luz solar, com um grande vitrô a direita. Por fim, chama bastante atenção a pequena na torre instalada na laje do imóvel. Nela, nota-se os vidros coloridos dando um toque bem especial.

Até à noite, mesmo com a deficiente iluminação noturna desta rua, a casa é elegante:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Bolívar Pinta Júnior 24/08/2017 at 13:08

    …/… a pequena torre na laje da casa deve abrigar a escada (talvez em espiral) que dá acesso ao terraço na laje e ao mirante na própria torre . na oportunidade parabenizo pelos registros !

    Reply
  • Carlos Antonio Lopes 24/08/2017 at 21:48

    O que chama a atenção é a ausência de entrada de veículo!Praticamente as pessoas fazem qqr. malabarismo para colocar o “Deus CArro” dentro de suas propriedades!

    Reply
    • Daniel Pardo 22/10/2017 at 21:22

      Na casa vizinha que fica no mesmo terreno tem uma entrada para carros.

      Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor