A cidade de São Paulo é bastante diversificada quando o assunto é arquitetura residencial antiga. Isso se deve muito aos muitos imigrantes que vieram para cá entre o final do século 19 e início do século 20, e que utilizaram seus conhecimentos técnicos adquiridos do outro lado do Atlântico para construir casas bem interessantes por aqui.

Observe a casa da fotografia abaixo:

Construída nas primeiras décadas do século 20, a residência localizada na rua Dom Antônio de Melo é um bom exemplo de padrão arquitetônico que foi bastante comum na São Paulo antiga.

Esse modelo de casa simples, de construção sem recuo e com janelas e porões voltados para a rua, além de uma única entrada, pela lateral, você encontra em praticamente todos os bairros antigos de São Paulo, especialmente no Bom Retiro (onde esta se encontra), além de Brás, Mooca e Bela Vista.

As diferenças entre elas são muitas vezes mínimas, geralmente apenas em detalhes da fachada. Mesmo hoje são casas bastante agradáveis.

No caso dessa ainda chamo a atenção para o pequeno edifício localizada ao lado. Notem que também é uma construção bastante antiga e igualmente interessante. O fato de ambas estarem pintadas com as mesmas cores me faz pensar que pertencem a um mesmo proprietário.

Que os dois imóveis durem por muito tempo!

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Lidi Santana 16/11/2017 at 13:51

    Adorável.

    Reply
  • Walkiria Claudete Pintucci 16/11/2017 at 14:57

    Morei no Bom Retiro, na Rua Barra do Tibagi, o Sobrado Dava de frente a rua Neves de Carvalho. Já demoliram, eram cinco sobrados iguais, morei até os 12 anos e meus avós continuaram morando. Se pessoas vinham á noite pela Neves de Carvalho, a vista dos sobrados Brilhavam … Saudades …

    Reply
    • Walkiria Claudete Pintucci 16/11/2017 at 15:02

      Mudei para o Bairro do Mandaqui em 1952

      Reply
  • Daniel Pardo 23/12/2017 at 20:01

    As cores e as lajotas abaixo da linha de cintura das casas são de gosto um pouco duvidoso, mas as casas no geral são belas.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor