Aqui no São Paulo Antiga já visitamos uma série de casas bastante curiosas. São construções que chamam a atenção de quem passa na rua por alguma razão peculiar, como a casa da rua do Bosque, que não fica em um bosque ou mesmo o estreitíssimo sobrado da avenida Rangel Pestana.

Pois na Lapa, encontramos mais uma casa bastante curiosa. Trata-se da última casa de uma série de construções térreas geminadas que se inicia na rua Sabaúna e termina nesta aqui, já na rua Faustolo. É uma simpática residência cujas plantas na entrada (vasos e pequenas árvores) cresceram tanto que é quase impossível encontrar suas duas janelas e até mesmo a porta.

Na imagem abaixo, de 2008, é possível ainda ver a casa quando as plantas ainda não tinham tomado a fachada por completo:

Deve ser uma casa escura, com tantas plantas, mas com certeza é uma casa bastante ecológica, não ? Conhece outros imóveis curiosos na grande São Paulo ? Deixe seu comentário.

Conheça este imóvel através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • ralph mennucci giesbrecht 15/09/2011 at 12:57

    Ei! Eu já fotografei estas casas dois anos atrás!

    Reply
    • Douglas Nascimento 15/09/2011 at 13:14

      E dai ? Alguém perguntou ? rsrs
      Brincadeiras a parte, quando foi lá já tinha esta vegetação ? mande as fotos!

      Reply
  • José 15/09/2011 at 13:19

    Será que ainda vive alguém nessa casa?

    Reply
    • Douglas Nascimento 15/09/2011 at 13:28

      Vive sim, José!

      Reply
  • Eloisa Magnani 16/09/2011 at 19:29

    Eu gostei dessa casa, muito simpática. Parece estar bem conservada.

    Reply
  • Marjorie 15/01/2012 at 18:19

    Sou vizinha desta residência, mora uma senhora intolerante (parece que os filhos não moram com ela), ela não permite que os carros estacionem na porta da casa , risca os carros, joga lixo, eu já fui vítima ela jogou massa corrida no meu carro (risos) esses dias ela anotou as placas dos carros no asfalto da rua e praguejou dizendo que todos morreriam (risos)…a prefeitura obrigou a ela tirar as plantas e hoje ela cultiva poucas do lado de fora, pelo que sei ela não é a proprietária, ela mora na casa há muitos anos, parece que cortaram a água e a luz, eu fico com bastante dó mas ela é bem resistente ao contato.

    Reply
  • Marjorie 15/01/2012 at 18:20

    Ah esqueci de mencionar que adorei o site. Cheguei através do google aopesquisar sobres os antigos edifícios do centro e encontrei esses artigos excelentes. Parabéns!

    Reply
  • José Valter da Silva 24/03/2012 at 13:13

    Eu sou apaixonado por essas construções antigas, gostaria de saber se ainda reside alguem nessas casas, e se algum dos donos ainda são vivos? Muito bom esse site.

    Reply
  • rob 03/09/2012 at 13:08

    ontem estacionei na porta dessa casa, que hoje se encontra toda pichada com motivos satanicos… e quando voltei, tinham colocado um bonequinho de vodu na macaneta do carro… a tal senhora deve ter enlouquecido mesmo… coitada

    Reply
  • Júlia Miranda 05/05/2014 at 21:38

    Amo este tipo de imóvel,fico parade em frente imaginando como seria minha vida dentro de alguma delas,é de uma beleza inigualável sempre que descia ali a cornélia e ia em direçao ao senac diversas vezes cheguei atrasada no curso por ficar horas e horas naquelas ruas sombreadas,silenciosas e com casas simplesmente nostalgicas e encantadoras.

    Reply
  • Fernanda 13/06/2014 at 21:47

    Hoje fui fazer uma perícia acompanhada de meu marido e passei em frente esta casa. Fiquei muito impressionada com as frases anti- cristícas que estavam ali escritas, nunca vi nada tão explícito que cultuasse o outro como vi ali. Estou passando por um momento mt difícil da minha vida e ver aquilo me deixou com uma sensação horrível…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: