A Penha de França, ou simplesmente Penha como estamos acostumados a chamar é um bairro que permite a seus moradores a agradável sensação de ao mesmo tempo estar em São Paulo ou em uma cidade à parte, quase interiorana. Isto se dá graças ao próprio penhense em si, bastante acostumado em preservar suas particularidades e tradições do bairro.

E na Penha casas antigas não faltam. Por todo o montanhoso bairro, com muitas subidas e descidas íngremes, podemos achar muitas casas interessantes e que nos remetem a uma época mais tranquila. Como esta a seguir:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizada na rua Francisco Coimbra, rua esta que inicia-se na avenida Amador Bueno da Veiga, é um belo exemplar das casas antigas que encontramos por todo o bairro da Penha e arredores. Aliás essa rua tem muitas outras casas interessantes que vamos ir mostrando aqui no site aos poucos. Muito próximo desta residência também existia belo sobrado comercial antigo que foi demolido em 2011, vítima da especulação imobiliáriaS˜.

Além da beleza típica que estas construções de outrora sempre apresentam, podemos encontrar vários detalhes que fazem desta casa ainda mais charmosa, como a balaustrada preservada, o jardim vertical e os vasos de plantas próximos a ele, além dos sempre tradicionais caquinhos vermelhos decorando o piso do quintal.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Talvez o único ou principal inconveniente deste tipo de residência seja a escadaria, especialmente para idosos. No passado não era tão comum nivelar os terrenos removendo excesso de terra no caso de morros ou fazendo laje no caso de terrenos muito baixos (como este aqui ou este aqui também).O resultado eram casas com longas escadas para acessar os imóveis, tanto para cima como para baixo. Enquanto se é jovem não há problema, mas quando se trata de pessoas idosas a mobilidade fica bastante reduzida.

Um belo exemplar de outrora que, tomara, dure por muitos e muitos anos.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Rodrigo Muñoz (Lobo) (@RodrigoMMunoz) 08/03/2016 at 21:41

    Oi Douglas.
    Gostaria até de salientar que existe um casarão muito antigo e que sempre me chamou atenção por ser muito grande, uma das maiores do bairro e que deve ter uma história interessante e que acredito eu que será demolida. Passando sempre por alí já havia perguntado e um vizinho me disse que não. Mas já vi homens retirando parte do acabamento externo e acredito que logo menos a derrubarão. O número da casa nesta mesma rua é 424.

    Reply
    • Fabio CZzannini 09/03/2016 at 12:29

      Também sempre que passo por esta casa fico curioso em saber sua historia, e passei esses dias e estava toda coberta por chapas de metais, com certeza será demolida, na vila esperança ainda tem algumas casas antigas.

      Reply
      • danielpardo2015 06/06/2016 at 22:56

        Será demolida graças a ganância de “nossas otoridades” e especuladores imobiliários unidos para “encherem as burras” de dinheiro.

        Reply
      • @RodrigoMMunoz (@RodrigoMMunoz) 07/06/2016 at 00:49

        Quando perguntei falaram que não seria demolida. Mas retiraram parte do acabamento externo.

        Segundo a pessoa da obra, vão construir um prédio no fundo do terreno (que não tenho noção do tamanho) e que a casa seria mantida.

        …Veremos

        Reply
  • Emerson de Faria 09/03/2016 at 12:25

    Casas antigas como esta nos remetem a tempos mais humanos e fraternos.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: