Sempre acreditei que as residências antigas mais simples são as mais interessantes para se fotografar. Costumam apresentar-se sem aqueles excessos de detalhes da fachada e exprimem na simplicidade o que há de mais agradável e funcional numa casa.

Passando pela rua Japi, no bairro da Vila Ede, região norte da capital paulistana avistei essa simpática casa antiga:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 372 o imóvel é muito agradável e ainda apresenta-se bem próximo a sua concepção original, talvez excetuando-se atualmente na ausência de um jardim diante da janela e na construção de um cômodo – aparentemente um banheiro – onde antes era a entrada para o interior da residência, no lado esquerdo da fachada. O portão também não mais o original, tendo sido substituído por um modelo comum, bem típico da década de 1980.

Ao nível da rua, o muro apresenta a tradicional balaustrada brasileira com o brasão simplificado da república, bastante comum em casas erguidas entre as década de 1920 a 1940.

Um charme de residência só faltando, na minha opinião, um jardim com uma árvore para contrastar com o amarelo dominante.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Denise Armitano 12/03/2018 at 16:51

    Olá Douglas, seu olhar é privilegiado! Gostei muito da “tradicional balaustrada brasileira com o brasão simplificado da república, bastante comum em casas erguidas entre as década de 1920 a 1940”.

    Reply
    • Douglas Nascimento 12/03/2018 at 17:10

      Em anúncios antigos você encontra-os à venda como ˝formato brasão˝. Como estão as coisas ai na Venezuela ?

      Reply
  • Daniel Pardo 16/03/2018 at 21:07

    Levando-se em consideração que muitas dessas casas foram descaracterizadas para a construção de uma garagem embaixo, essa está muito bem conservada.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 17/03/2018 at 22:40

    A casa chama a atenção para detalhes bem característicos da época.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: