A região do Tatuapé que fica entre a Celso Garcia e a Marginal do Rio Tietê aos poucos vai sendo transformada pelas construtoras com novos edifícios e também lotes e lotes vizinhos sendo comprados, juntados e transformados em estoque de terrenos.

As mudanças na região já são bem visíveis e causaram impacto até no trânsito da região, com a prefeitura devolvendo o tráfego de automóveis para o sentido centro da Avenida Celso Garcia, algo que era uma reivindicação antiga dos moradores locais mas que só foi repensada com a pressão das construtoras que estão atuando por ali.

No que se relaciona a casas antigas, ainda há muito o que se ver e fotografar mas já é preciso ser rápido para não clicar apenas escombros. E foi numa visita recente que encontramos essa simpática residência:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 352 da Rua Santo Elias, bem próximo ao Hospital do Tatuapé, esta preciosidade construída na primeira metade do século 20 é uma representante legítima de um bairro que está, aos poucos, desaparecendo.

Construção antiga típica paulistana, com porão, entrada lateral e janelas dando para a calçada esta residência aparentemente está fechada e mesmo estando um pouco deteriorada mostra o quando é bela.

Os detalhes arquitetônicos estão todos presentes, seja no frontão, na janela e suas molduras ou mesmo nas colunas de entrada da casa junto ao quintal. Ao fundo, nota-se uma edícula com os mesmos traços da casa principal.

clique na foto para ampliar

Sobre a situação da casa a informação que obtivemos com vizinhos é que depois da morte da proprietária os herdeiros retiraram os inquilinos, sendo que desde então a casa segue fechada. Esperamos que não seja vendida para vir um novo edifício e que em breve ela possa ser restaurada.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Henrique 28/11/2019 at 19:37

    Casa bem bonita; imagina ela assim que ficou pronta! Pela nossa “experiência”, é bem provável que seja da década de 20 (do século passado, claro), quando esse tipo de residência estava no auge!
    Eu já comentei aqui no São Paulo Antiga, mas vou mandar de novo: ali na rua Ulisses Cruz, até pouco tempo atrás, havia uma residência muito antiga com o maior adorno que já vi, no frontão da casa. Faz algum tempo que não passo por ali, e espero mesmo que a casa ainda esteja lá!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: