Uma das ruas paulistanas cortada por uma linha ferroviária, a Siqueira Bueno ainda mantém um grande número de casas antigas em bom estado. Uma delas, bem em seu início é essa que apresento a seguir:

clique na foto para ampliar

Meio que escondida entre duas construções vizinhas relativamente altas, esta residência tem um pouco de tudo que uma casa antiga de classe média costumava ter na primeira metado do século 20.

Lá estão o piso de caquinhos vermelhos, o muro baixo, o gradil de ferro e portão baixos e bem na entrada a caixa para entrega de correspondência, pão e leite.

Aliás, foi-se o tempo em que o padeiro e leiteiro entregavam seus produtos em nossas residências. E ainda algumas casas tinham mais um box, para entrega de carne. Hoje somos nós mesmos que vamos atrás da compra do alimento, apesar de que alguns bairros paulistanos ainda tem serviço de entrega de leite a domicílio.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Marcelo 13/12/2018 at 15:27

    Estas caixas de entrega de correspondência, pão, leite e eventualmente carne e jornal são um precioso testemunho de costumes de outros tempos. Lembre-se de que faziam fechaduras simples e à prova de arrombamento. Somente um pouco de revisão no texto:

    Onde se lê Leia-se

    metado metade
    a domicílio em domicílio

    Reply
  • Rodolfo 13/12/2018 at 15:39

    Aqui em Osasco onde moro tem um rapaz que entrega pães e leite toda manhã!

    É engraçado que era o pai dele que fazia esse serviço até uns 10, 12 anos atrás. Meu pai conta que quando a casa tinha na entrada o muro baixo na década de 80 tinha a caixa de leite e pães!

    Uma pena não ter sequer uma foto de quando a entrada era assim, na hora que vi essa foto me veio a lembrança.

    A única coisa que restou do muro foi o pedaço onde ficava a campainha, que manteram pelo lado de dentro da parede atual, provavelmente para não mexer na fiação.

    Reply
  • mauricio 13/12/2018 at 15:53

    que casa maravilhosa, interessante a perspectiva dos tres telhados. Um lindo design em um pequeno lote de terra. Revela a conquista de um pedaco de chao nesta cidade.

    Reply
  • marcelo Cunha 13/12/2018 at 17:28

    douglas, poderia informar o n° dessa casa?

    Reply
    • Douglas Nascimento 14/12/2018 at 09:27

      não tinha numero, infelizmente… mas é na altura do 80

      Reply
  • Bolívar Pinta Júnior 13/12/2018 at 18:38

    …/… interessante registro !

    Reply
  • Bruna 13/12/2018 at 18:43

    Um costume ainda mantido fora de Sao Paulo. Morei um ano numa cidade da grande Goiânia e lá, era comum você ligar ou programar algum produto que cobeoco..e no final do mês fazer o acerto. Existem muitos Brasis dentro do nosso Brasil.

    Reply
  • andre santana 13/12/2018 at 19:10

    Casa, simplesmente linda!!!Pelo visto deve ter muitos cômodos,pena que hoje pela falta de segurança nossas casas já não podem ter muros neste estilo…Bons tempos que não voltam mais…Um forte abraço!!!

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 13/12/2018 at 22:23

    Casa lindamente conservada não só na sua aparência, como na sua originalidade!

    Reply
  • Dante Lombardi FILHO 14/12/2018 at 09:09

    Nasci e morei em uma casa exatamente como essa, Rua Jorge Coelho, 17, travessa da Av Faria Lima, na época era rua Iguatemi. No local foi construído um grande edifício.

    Reply
  • Luiz Henrique 14/12/2018 at 19:54

    Sim, conheço. Passo invariavelmente em frente…
    Nessa mesma região, ali nas ruas Catumbi e Marcos Arruda, há outros casarões antigos com esses compartimentos externos para pão e leite. Isso também sempre me chamou a atenção.

    Reply
  • Emerson de Faria 15/12/2018 at 09:08

    Posso até estar enganado, mas esta casa atualmente é um abrigo de idosos, onde inclusive morreu a mãe de minha ex-cunhada, abrigo muito bom e com boa infraestrutura.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: