Uma das regiões paulistanas que ainda havíamos pouco explorado é a área norte já próxima da Rodovia dos Bandeirantes,  como Pirituba e imediações.

Recentemente começamos a fazer o levantamento desses bairros ali localizados e trazemos aqui esta casa antiga bem interessante, localizada na Chácara Inglesa.

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar

Localizada na rua Genésio Arruda, esta residência é uma das mais interessantes do bairro uma vez que, diferentemente de grande parte de suas vizinhas, não sofreu nenhuma alteração arquitetônica drástica desde que foi construída.

As mudanças mais notáveis são as grades nas janelas, fruto de uma São Paulo cada vez mais violenta, que nos nela a transformar nossas casas em pequenas prisões.

No mais, tudo original está por lá. Nota-se a esquadria das janelas e as portas preservadas e conservadas, o gradil baixo – em ferro – na mureta da casa, o pequeno jardim na entrada da residência e, por fim, o sempre tradicional piso de caquinhos vermelhos.

Uma preciosidade da Chácara Inglesa, que tem muitas outras casas bacanas que em breve mostraremos por aqui.

Veja mais duas fotos:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • carlos tadeu alves 13/01/2017 at 14:26

    já que estão nessa região, não deixem de ver pelas imediacoes da vila jaguara, bairro dos remédios casas com parreiras (uvas) na garagem

    Reply
  • Celso P 13/01/2017 at 14:31

    Chácara Inglesa em Pirituba. Vila dos Ingleses na rua Mauá, em frente à Pinacoteca. Rua dos Ingleses na Bela Vista. Vila Inglesa na av Yervant Kissajikiang x av Interlagos na zona sul.

    Como se vê, não é fácil você pegar um táxi em São Paulo e informar direitinho aonde quer ir.

    Reply
  • Thais Gebin 23/01/2017 at 17:39

    Olá Douglas!
    Essa casa é dos meus avós! Foi meu avô que construiu, ficamos muito emocionados em vê-la nas suas fotos. Obrigada pelo registro!

    Reply
  • Daniel Pardo 19/03/2017 at 20:30

    Casas como essa são como se o tempo parasse na época em que eu era moleque.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: