Em 1954, a Cidade de São Paulo literalmente parou para os festejos daquela, que até então, sua mais importante efeméride: o quarto centenário. Eram longos anos de desenvolvimento e crescimento que enchiam os paulistanos de orgulho, o que levou a cidade a celebrar aquele 25 de janeiro como nunca antes.

O ano ficou marcado pela grande quantidade de celebrações, inaugurações de obras, e abertura de exposições, além de muitos lançamentos de livros. A grande maioria deles ostentava junto o símbolo oficial das comemorações:

Divulgação

Criada pelo célebre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o símbolo é uma espiral estilizada e inclinada em 60 graus.

O monumento com o símbolo, inclusive, chegou a ser erguido e instalado no Parque do Ibirapuera, executado pelo engenheiro Zenon Lotufo. Entretanto a forma inclinada não se sustentou e o monumento caiu pouco tempo depois.

Embora hoje seja muito difícil encontrar o símbolo por aí, sendo mais restrito a livros e documentos antigos, acabamos por encontra-lo em um lugar bastante incomum: uma residência.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizada no número 201 da rua Tocachi, no bairro da Vila Prudente, a residência possivelmente foi erguida no ano de 1954 e recebeu o símbolo na fachada como forma de homenagear a cidade por parte de seus construtores.

Apesar de já ter sofrido algumas alterações estéticas, a residência ainda ostenta não somente o símbolo do IV Centenário, como também duas estrelas que ficam em volta da janela. Esta última, por sua vez, foi trocada da original de madeira por outra, em metal.

Na fachada, destaque para o símbolo do alto e as estrelas mais abaixo (clique para ampliar)

Na fachada, destaque para o símbolo do alto e as estrelas mais abaixo (clique para ampliar)

Foi realmente uma grata surpresa encontrar esta residência. Depois que a fotografamos ampliamos a pesquisa e encontramos outro imóvel com o símbolo, porém este localizado no centro da capital (em breve publicaremos aqui).

Será que existem outras casas com o símbolo do IV Centenário de São Paulo na Vila Prudente ? Quem quer nos ajudar a procurar ?

Abaixo mais duas fotografias da residência:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • carlos tadeu alves 29/11/2016 at 17:42

    Douglas,, para publicar essas fotos é necessário autorização do proprietário? obrigado

    Reply
    • Douglas Nascimento 29/11/2016 at 17:52

      Olá Carlos,

      Tudo que é fotografado na rua é público e não precisa de consentimento. Vale também para as imagens geradas por satélite e também por serviços como o Google Street View.

      Reply
  • vanialacerda2013 29/11/2016 at 17:43

    Adorei conhecer o símbolo! E a casa está bem cuidada, embora com alterações… E com um simpático jardim de rosas ali por trás do muro!

    Reply
  • Emerson de Faria 30/11/2016 at 11:47

    Quando vejo casinhas tão singelas e aconchegantes como esta, é que me deparo com a constatação de que com quão pouco é necessário para viver, e as pessoas se matando por ganância absurda e desmedida, ostentação e posses materiais para se afirmar como pessoas. Para estes eu sempre digo que caixão não tem gaveta.

    Reply
  • Simone Valerio 30/11/2016 at 12:51

    Douglas, adorei mais esta matéria. Todos que amamos São Paulo ficamos felizes quando encontramos outros moradores que também manifestam o mesmo sentimento. Parabéns pelo proprietário dessa residência. Aliás uma fachada bonita e bem preservada.

    Reply
  • Vinicius Campoi 30/11/2016 at 13:47

    Douglas, tem uma na Mooca! Fica na rua Almirante Brasil, 569, um pouco antes da Radial, já faz tempo que reparo nela e nunca pensei que houvesse outra. abs

    Reply
  • Luiz Henrique de Souza Alineri 05/12/2016 at 08:04

    O bairro de Vila Prudente é um dos mais tradicionais da cidade e já faz tempo que ele foi sub-dividido em outros nomes, como Vila Bela, Vila Zelina e etc.
    Nota-se que a janela da casa abordada não é original. Mas a Vila Prudente tem muitas casas antigas originais. Vale uma, ou melhor, várias sondadas.

    Reply
  • Antonio Mario 10/12/2016 at 16:40

    Douglas,

    Obrigado pelas matérias (esta e a de 9/Dez/16). Eu estive no Vale do Anhangabau com minha mãe nas comemorações do IV Centenário. Quem conheceu a cidade nos anos ’50 não esquece.

    Vinicius Campoi: de fato, o Google Street View mostra o símbolo do IV Centenário na fachada nesse endereço da Moóca. Parece pintado, no entanto.

    Obrigado.

    Reply
  • Cristiano Ferrari (@paulistano81) 10/01/2017 at 00:14

    Niemeyer só fez coisa horrível, tortas e sem sentido, como toda “arte” moderna, só poderia mesmo essa escultura ter caído.

    Reply
  • Neilor Aparecido dos Santos 22/01/2017 at 20:16

    Há uma na vila formosa (rua arapoca 317) em que o muro é formado por vários destes símbolos e cada um deles tem os anos de 1554 e 1954.

    Reply
  • Daniel Pardo 19/03/2017 at 19:10

    Eu que moro num bairro colado a Vila Prudente desde que nasci, não conheço essa tal Rua Tocachi.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor