Um dos municípios paulistas que mais visitamos é Descalvado. Uma cidade bastante preservada em seu patrimônio – embora não escape de tristes demolições – bem organizada e gostosa de se visitar.

O centro de Descalvado é bastante precioso, com inúmeras construções antigas, sendo que a maioria delas, além de bem cuidadas, são funcionais.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

O imóvel da foto acima é um dos que nos chamaram bastante atenção.

Inaugurado em 1916, o imóvel que está localizado em uma das principais ruas da região central da cidade é um belo exemplo de preservação.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

O imóvel até hoje é utilizado da mesma maneira que era há 100 anos, quando foi inaugurado, funcionando como residência (lado esquerdo) e estabelecimento comercial do outro lado.

Quando for visitar alguma cidade que preserva o patrimônio, não esqueça de colocar Descalvado em seu roteiro de viagem. Não irá se arrepender.

Veja mais fotos:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Conheça o que já publicamos sobre Descalvado, clique aqui.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • J.C.Cardoso 02/12/2016 at 12:41

    O que seria o F.E? O texto não disse.

    Reply
    • Douglas Nascimento 02/12/2016 at 14:10

      Nem os donos atuais souberam responder… só sabemos ser as iniciais dos donos originais

      Reply
  • Elizabeth Nazareth Viegas 02/12/2016 at 13:45

    DESCALVADO…MAIS UM PRESTE DOUGLAS . GRATA. ASSIM QUE TIVER OPORTUNIDADE, IREI CONHECER. ALIÁS, PRECISO FAZER ISSO POR AQUI E NAS SUAS INDICAÇÕES. O DIA A DIA E SEM CARRO, MAIS AS DIFICULDADES, ACABAMOS NOS AQUIETANDO. QUANDO VOU, APRECIO DETALHES, ALÉM DAS LEITURAS QUE SURJAM!!! ABRAÇO. PARABÉNS.

    Obs.: Aguardo matéria sobre a nossa Barra Funda, onde vivi com meus pais e meu irmão desde o nascimento por cinco anos(1950). Curiosidade de origem e esperança de ver alguma imagem ou registro.

    Reply
  • Daniel Petrauskas 02/12/2016 at 15:55

    talvez o F seja de família, quem sabe o costume da época….os algarismos romanos seriam a numeração da casa na rua na época ?

    Reply
    • Fernando Marson 07/12/2016 at 18:39

      É a data de construção da casa,como diz no titulo 1916.

      Reply
  • Daniel Pardo 19/03/2017 at 19:27

    O bairro do Brás aqui em São Paulo poderia ser assim…

    Reply
  • José Carlos de Oliveira 01/06/2017 at 17:01

    Estou pesquisando sobre o prédio que foi antiga cadeia pública de Porto Ferreira-SP, que a partir de 1979 se tornou o Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flávio da Silva Oliveira.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: