Muitas vezes aqui no São Paulo Antiga publicamos notícias de imóveis antigos que são demolidos, abandonados ou mesmo desfigurados. Embora o descaso seja maioria no dia a dia, também existem boas notícias e casos que nos deixam orgulhosos. E hoje, apresento para vocês uma das casas mais bonitas da capital paulista.

clique na fotografia para ampliar

clique na fotografia para ampliar

Existem muitas construções encantadoras em São Paulo, mas esta há muitos anos é a minha favorita. Localizada no número 685 da Alameda Glete, no bairro de Campos Elíseos, é um bom exemplo de como é possível evoluir uma residência sem perder o encanto de ser uma construção antiga.

Passo semanalmente diante desta residência há quase uma década e nunca vi esta casa apresentar qualquer sinal de desgaste ou abandono. Está sempre com a pintura impecável, com as plantas bem cuidadas e com a calçada sempre em excelente estado de conservação. Para quem conhece a região, sabe que não é fácil encontrar imóveis em tão boa situação por ali.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na fotografia para ampliar

Observem na fotografia acima como a casa está muito bem cuidada, em seus mínimos detalhes. Todos os adornos da fachada, os detalhes decorativos e os camafeus estão impecáveis, passando a impressão de que o imóvel está sempre recém pintado. Ainda mais acima na fachada é possível ver outros pequenos adornos que parecem azulejos pintados à mão com detalhes muito caprichosos (notem que há estes mesmos detalhes abaixo da balaustrada). Já nas janelas, todos os vidros coloridos originais estão absolutamente preservados e dão um charme todo especial.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Não resisti e estacionei meu carro em frente (clique na fotografia para ampliar).

O porão talvez tenha sido a alteração mais profunda nesta casa, pois foi removido e transformado em uma garagem. Os proprietários tiveram o bom senso de fazer a adaptação com bastante cuidado e a mudança não comprometeu a fachada do imóvel. Os porões já não tem a mesma serventia de outrora e a garagem é um ítem obrigatório nas casas de hoje, então a obra acabou sendo muito bem vida. O portão de entrada da residência foi mantido e apenas ganhou um “chapeamento” para aumentar a privacidade.

Em uma cidade onde preservar nem sempre é o desejo dos proprietários, ver esta casa tão bem cuidada é um alento para os nossos olhos e um fio de esperança para que outros sigam o exemplo e também preservem seus imóveis para o futuro. A nossa São Paulo agradece. Parabéns aos donos.

Veja mais fotos deste casarão (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça o local através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Alessandro 20/08/2013 at 17:38

    Douglas, é Campos Elíseos, não Santa Cecília. Sou vizinho da casa. Abraço e parabéns pela cobertura.

    Reply
    • Douglas Nascimento 20/08/2013 at 18:31

      Tem razão! Corrigido…

      Reply
  • rodney pinto 20/08/2013 at 18:11

    Douglas , também passo em frente este casarão toda semana e acho lindo e gostaria de saber quem vive nele e se dentro também é todo preservado e com moveis de epoca.

    Reply
  • Kate V 20/08/2013 at 18:35

    Linda! Maravilhosa!!
    E é possível observar no mapa um quintal com plantas e super bem cuidado! Casa valiosíssima! Eu estou aqui sonhando com ela! Obrigada por mostrar essa preciosidade!

    Reply
  • Joel cascaldi Filho 20/08/2013 at 20:25

    Isto não é uma casa , é um monumento .

    Para se construir uma casa como esta não basta ser arquiteto , é necessario ser ARTISTA .

    Reply
  • Reinaldo Paschinelli 20/08/2013 at 21:05

    Sem palavras é maravilhosa !!! Fruto do bom gosto da época e RESPEITO dos proprietários de agora !!! Um primor, bálsamo para os olhos e alma, ver uma casa assim, linda e conservada!! Amei !!1

    Reply
  • Lucia Estela Mastrorocco 21/08/2013 at 09:30

    Fiquei encantada com a casa, Douglas. E também com o seu trabalho. A visita no sábado â casa da Marquesa foi um excelente programa. Parabéns.

    Reply
  • Mauro Scripomic 21/08/2013 at 13:10

    Excelente postagem, belissimo exemplo de pessoas que conservam um patrimonio que ate de certa forma torna se arquitetonico e historico de SP! E você tamb[e, tem m rarissimo exemplar de um WV TL, ou popularmente chamado de “Zé do Caixão”. paraben pela conservação dele também, ficou ate mais charmosa a foto da casa com ele na frente, ficou bem retro

    Reply
    • Herbert Alves 04/12/2013 at 20:14

      Apenas uma observação Mauro, o VW TL não é o popular “Zé do Caixão”. O carro que tem este apelido é o VW 4 portas mostrado na foto. O TL é um modelo contemporâneo ao VW 4 portas e usavam a mesma plataforma e motorização, a diferença é que um era tipo sedã com porta malas definido enquanto o outro era “fastback”. O VW 4 portas fez muito sucesso entre os taxistas pela comodidade dos passageiros acessarem o banco traseiro. O TL tinha inicialmente a versão 2 e depois lançado também o 4 portas.

      Reply
      • Douglas Nascimento 04/12/2013 at 20:16

        No motor diferenciava o fato do VW TL ser deitado e dupla carburação enquanto o Zé (o da foto é o meu) é simples carburação com motor “em pé” igual ao fusca.

        Reply
  • Rosilene Deusdará 21/08/2013 at 17:24

    Douglas obrigada pelo seu trabalho.
    A casa é linda. Quando foi construida ?
    Continue com essas informações.

    Reply
  • Cybelle 23/08/2013 at 08:50

    Esta casa não teria sido a do artista plástico Wesley Duke Lee (1931-2010)? Certa vez me disseram que ele morava ali.

    Reply
  • maria ignez mochi bettini 23/08/2013 at 16:00

    douglas morei nos campos eliseos ate 1968 naquela epoca havia muitos casaroes e palacetes mesmo sendo criança isso ja me fascinava . morei no edificio cicero prado e estudei no nossa snra do loreto que tambem era ou e uma construçao antiguissima. parabens pelo trabalho

    Reply
  • Paulo Henrique 25/08/2013 at 08:14

    Há uns 2 anos passei por esse casarão, fiquei igualmente surpreendido pela verdadeira ‘cápsula do tempo’ arquitetônica que representa… tirei umas fotos modestas no meu celular e fiquei imaginando quando e se viria a ser ‘resgatada’ ao menos em sua imagem aqui no seu blog. É lamentável que aqui em Sampa a memória da cidade esteja sempre a mercê da especulação imobiliária… O proprietário desse imóvel deveria não só receber os incentivos como deveria haver fortes restrições (que não seja apenas o ‘tombamento’ já que isso ‘apenas’ pode ser vencido pela marreta como foi sobejamente demonstrado na ‘derrubada’ dos casarões da Paulista) a todo aquele que encontrasse brechas para descaracterizar e destruir tais casas… Um dos problemas da cidade é o próprio tamanho (populacional) em relação as ‘dimensões’ da sua estrutura de poder… elegemos um prefeito e uma câmara mas que exercem poder sob uma área ínfima e uma população mais numerosa que o Uruguai e outros países europeus… mas ao nível da rua… da calçada… onde o cidadão comum transita… qual o representante político acessível que nós temos??? Basta ver como é diferente em qualquer cidade em que o Prefeito ou seus delegados diretos são figuras acessíveis dentro de um cotidiano que não é contado aos milhões…

    Reply
  • Laila Guilherme 02/09/2013 at 16:00

    fez bem em estacionar seu clássico na porta: “ornou” totalmente!

    Reply
    • Rita RF 21/12/2014 at 08:49

      Verdade!!! Seu carro deu ainda mais chame… Belo casarão

      Reply
  • Zeca Figueiredo 07/02/2014 at 02:38

    OLa..se nao estou enganado, ali morou o artista norberto nicola, um dos grandes expoentes da tapeçaria artistica contemporanea. Existe um DVD da serie Arte na Escola (todas as escolas estaduais ganharam essa coleção. O dVD q me refiro é o dedicado a ‘Tapeçaria de Norberto Nicola”), dedicado somente á ele, onde no filme, passa essa casa. Eu tenho uma copia desse dvd. Posso compartilhar. Nesse dvd possui uma entrevista com o artista e fala sobre essa casa, que era morada , atelie e oficina de trabalho do artista.

    Reply
  • Zeca Figueiredo 29/03/2014 at 00:54

    Veja o link com materia sobre o artista e a casa.

    Reply
  • Elisangela 24/07/2014 at 13:09

    Douglas Nascimento , é possivel fazer ensaio fotografico dentro da casa ? Você conhece algum casarão antigo onde seria possivel esse tipo de trabalho ? Isto é um sonho , parabéns !!

    Reply
  • Pardo 24/02/2015 at 19:57

    Da hora Douglas, você tem um “Zé do Caixão”… você costuma ir a encontros de carros antigos com ele???

    Mas show de bola esse casarão, é assim que deveriam ser todas as casas antigas de Sampa, principalmente as do Brás, que por sinal desde a época em que eu era moleque nos anos 80, já tinha as suas casas bastante degradadas.

    Reply
  • Solange Cristina Rodrigues 22/08/2018 at 09:33

    Gostaria de poder visitar estes casarões lindos ver sua arquitetura tanto de fora com interna. Se tiver passeios assim gostaria de saber

    Reply
%d blogueiros gostam disto: