Um dos mais famosos e conhecidos bairros nobres paulistanos, o Jardim Paulista, é bastante conhecido pelos seus imóveis de alto padrão quase impossíveis de serem contemplados devido aos muros altos e portões que transformam as residências em verdadeiras fortalezas.

Apesar deste inconveniente a quem gosta de admirar casas, o bairro possui uma avenida onde a grande maioria das construções são de fácil observação devido ao fato de poucas terem muro, em virtude da maioria hoje ter destinação comercial. Me refiro, claro, a Avenida Brasil.

clique na foto para ampliar

Localizado no número 478 desta avenida, este elegante casarão antigo é um dos mais bonitos e interessantes exemplares que encontramos por ali. Sem muros ou portões ao nível da rua desde que foi adaptada para o uso comercial, o imóvel possui uma fachada bastante atraente em um estilo que ficou bastante conhecido pelo nome de colonial português.

A influência portuguesa, diga-se de passagem, não ficou apenas no estilo da arquitetura mas estendeu-se ao principal elemento decorativo presente em toda a fachada do imóvel e até nas paredes de divisa: os azulejos portugueses.

clique na foto para ampliar

O chafariz do lado esquerdo da residência é totalmente adornado por azulejos, material que se espalha pelas demais áreas da construção, como frontão e laterais da porta de entrada, concebendo um visual admirável.

Até pouco tempo atrás o imóvel era sede da empresa Sodré Santoro, mas já se vai algum tempo que encontra-se fechada. Contudo mantem-se preservada e sempre bem cuidada tanto no que se refere a casa como jardinagem e calçada. Espero que em breve volte a estar aberta e acessível.

Veja mais fotos do casarão (clique na foto para ampliar):

 

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Ezio Barioni 12/03/2018 at 17:21

    Continua sendo escritório da Sodré Santoro. Esta funcionando normalmente.

    Reply
  • Bolívar Pinta Júnior 12/03/2018 at 20:45

    …/… excelente registro !

    Reply
  • Daniel Pardo 16/03/2018 at 21:09

    Mas essa casa não tem nenhum muro ou cerca que a separe da rua??, como ainda não a vandalizaram??

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 17/03/2018 at 22:20

    É admirável não só o estilo do imóvel como o seu impecável estado de conservação.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor