Clique na imagem para ampliar

O belíssimo casarão que você vê na destaque colorido da foto acima não existe mais. Ele foi abaixo em pleno carnaval de 2009.

Vendido por seus antigos donos a uma incorporadora em meados de 2006 pela bagatela de R$8 milhões, era um dos últimos casarões desta rua que ainda restava de pé. No local será erguido mais um edifício de apartamentos de luxo. Mais uma parte da história paulistana foi apagada de nosso cotidiano.

Detalhes do casarão:

  • Localização: rua Pará, 427 – Higienópolis
  • Estilo: Arquitetura Francesa
  • Data de construção: Início do século XX
  • Área do terreno: 1500 metros quadrados

Confira outras fotos do imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • William 11/06/2009 at 10:17

    Boa dia, poxa lamentavel perder um belo monumento como este, espero que nao apareça mais um mini shooping..
    Parabéns pelo site, ótmo trabalho, tive conhecimento pelo Rádio.
    abraços

    Reply
  • Joás Dias de Lima 14/06/2009 at 16:59

    Como circulei muito, a serviços publicitários, nesta cidade, já tinha uma noção dos descasos dos poderes públicos e de proprietários e herdeiros sem compromisso com o patrimônio histórico e arquitetônico do Estado e do município, todavia, me surpreendeu a quantidade! É mais do que as obras inacabadas – ou nem começadas! -, por este país (com “p” minúsculo!)

    Reply
  • JEAN 18/09/2009 at 16:44

    Lamentável, de todos este achei o mais belo, se tivesse sido transformado em um centro cultural como a Casa Julieta de Serpa no Bairro Flamengo no RJ, faria muito sucesso, mas estas famílias endividadas e a ganância das construtoras falam mais alto.

    Reply
  • carol 01/10/2009 at 13:08

    Que absurdo!!
    É triste uma cidade que não preserva a própria memória. Trabalho aqui na Vila Romana e vejo dia a dia a verticalização do bairro, lamentável.

    Reply
  • José Roberto 12/10/2009 at 10:09

    Grande Absurdo!!!
    Eu sou da Época que haviam muitos Palacetes na Região de Higienopolis ,pois morei no Bairro, infelizmente poucos estão de pé!! Este era um de meus preferidos , Uma Pena mesmo!!! Oque podemos fazer para isto parar!!!!

    Reply
  • Raul Cruz 12/10/2009 at 16:13

    Simplesmente lamentável! Como podem demolir um prédio com uma arquitetura tão linda, e sem dúvida nenhuma, cheio de histórias de São Paulo? Como disse o “Jean”, logo acima, a ganância das incorporadoras fala mais alto, já que um apartamento nessa região, será vendido por no mínimo, R$ 3 milhões. E com certeza, para eles, cifras apagam qualquer importância que esse imóvel um dia teve.

    Reply
  • Lilian 15/10/2009 at 16:19

    Não tinha visto esta foto, ainda! Que absurdo e quanto descaso! Trabalhei há alguns anos na região e “namorava” esse casarão! Lamentável!

    Reply
  • Jan 16/11/2009 at 00:20

    OI!
    Também em Higienópolis tem o casarão de Nho NHo Magalhaes….
    que creio vai se salvar dessa dessa loucura…está sendo reformado…
    é lindo…queria muito conhecer o seu interior….
    Abraços

    Reply
  • Freddy Forner 07/12/2009 at 17:19

    Algumas pessoas ficam chocadas qdo algum louco entra em um museu e danifica um quadro ou obra de arte. Mas olhe só o que as pessoas permitem que se faça com um palacete em estilo neoclássico francês! Para mim, isso é um crime, uma insanidade!

    Reply
  • Luiz Antonio 03/06/2010 at 23:55

    É muito triste ver essas imagens…destruir a história e a riqueza dessas casas maravilhosas, com estilos neo-clássicos…as vezes me pergunto: hoje com tanta evolução em máquinas, tecnologia, não conseguem construir essas obras de arte, ja a 100 anos atras, não tinha nada disso, e faziam pura arte…é lamentavel mesmo…

    Reply
  • Gustavo 05/01/2011 at 11:31

    É assim mesmo… Na cabeça vazia e egoísta dessas pessoas, tudo que é antigo é decadente, desaproveitável, horrivel, rídiculo, etc.
    Aos poucos São Paulo – a capital – vai dando adeus ao seu passado e sendo engolida pelas obras medonhas e que nada realmente acrescentam de interessante à ninguem. Apenas ao lucro.
    O dinheiro não poderia ter sigo utilizado para restaurá-lo? Precisava mesmo demolir?
    Mais uma vez sinto que nossas memórias e sentimentos estão sendo demolidos perante a frieza alheia.

    Muita paz, sucesso e um excelente 2011 a todos.

    Reply
  • aquinaojacare 25/07/2011 at 21:14

    Herdeiros sem escrupulos! Se precisassem vender que vendessem para o melhor dessa obra de arte! Venderam para uma construtora… lamentavel familia sem principios e sem historia… mais uma na sociedade.

    Reply
  • Eri 21/08/2011 at 18:00

    Afinal, quem foram os proprietários desta magnífica mansão da Rua Pará? Quem foi o engenheiro construtor? Se alguém souber, favor responder aqui…

    A história agradece.

    Reply
  • guilherme salles de campos 18/01/2012 at 19:41

    sou menbro do conselho de patrimonio da estancia de socorro sp [condepacnas],e realmente e complicado se falar em preservação de um imovel que vale no CHÃO 8 MILHÕES DE REAIS ,ha varias falhas nas legislações das cidades ,por exemplo poderia ser emitido potencial contrutivo deste imovel p outro terreno no mesmo bairro[se tiver ?]incluindo neste custo a sua recuperação e posterior repasse p a municipalidade,que teria um belo imovel p fins institucionais,0 importante deste forum aberto que e o site e justamente começar a esboçar ideias alternativas p mudar o pensar da sociedade como um todo,acredito que com esta união de ideias o futuro do patrimonio [o que sobrar]sera bem melhor.

    Reply
  • Danilo 12/04/2012 at 20:10

    Agora me doeu o coração, ver essa casa revirada em entulho.
    Algo que achei interessante nessa casa é que ela era igual a prefeitura da minha cidade mesmo estilo. A prefeitura da minha cidade está tombada pelo patrimônio histórico e totalmente restaurada, quem quiser ver ta aí o link http://www.camarasjbv.sp.gov.br/fotos_usuario.php?id=8

    Reply
  • Edgard 19/04/2012 at 10:58

    Prezados, desculpe mas gostaria de saber QUAL O VALOR HISTÓRICO deste imóvel?

    Reply
    • Douglas Nascimento 19/04/2012 at 15:39

      Agora não tem mais valor, pois foi abaixo. Mas era um marco neoclássico da cidade.

      Reply
  • Fabiula Weiss 28/02/2013 at 18:09

    O dinheiro cega, ensurdece e emudece……sobretudo aos que não tem a menor noção do que significa a palavra MEMÓRIA….
    Triste….

    Reply
  • Mariana Araujo 02/01/2015 at 11:35

    Acabo de consultar no Google Mapas e apos quase 6 anos, nada foi construído no lugar.
    Neste endereço ha apenas tapues e uma bela palmeira que resistiu bravamente à covardia ocorrida neste local.
    Derrubar um imóvel como este deveria ser crime!

    Reply
    • Douglas Nascimento 02/01/2015 at 11:53

      Oi Mariana, você pode ter se confundido. Tem um edifício lá sim! 😉

      Reply
      • Mariana Araujo 02/01/2015 at 12:41

        Douglas não estou entendendo…a consulta que estou fazendo no Google é justamente do endereço citado, onde me aparece um terreno com tapumes vermelhos e uma plaquinha com o numero 427. A foto data de setembro de 2014.
        Não é ao lado de um edifício de tijolinhos vermelhos?

        Reply
        • Renata 07/12/2015 at 14:03

          Olá, passo com frequencia no local, e não há nada construido, lembro de quando o casarão foi demolido…há edificios em volta (sim tem um vermelho de tijolinhos ao lado), mas no terreno de esquina do casarão nunca foi construido nada….
          Desde criança foi encantada por esse casarão, se alguem souber onde posso conseguir fotos dele eu ficaria muito agradecida..
          =)

          Reply