Imóveis Antigos

Casarão Demolido – Rua Antônio Guganis, 339

Comments (57)
  1. Hamilton_k disse:

    A casa está impecável. Esse poste muito mal localizado quis sair nas fotos de bicão, mas não conseguiu diminuir a beleza da construção.

  2. E os azuleijos, hein, que azuleijos!
    O telhado faz uma curva em estilo meio oriental, os leões… um ecletismo maravilhoso.

  3. José disse:

    Impecável mesmo. Um exemplo de conservação para toda a cidade. Parabéns aos proprietários.

  4. Essa casa acabou de virar meu sonho!

  5. Carla Silva disse:

    Que casa linda!!!

  6. Gustavo disse:

    Douglas, através do street view do google maps é possível ver um placa de “vende-se”. As imagens do google são mais antigas, claro.

    Essa placa está na casa ainda? Sempre fico preocupado quando uma casa dessas está a venda, as chances de uma construtora comprar para construir um pombal são enormes.

    1. Gustavo, removemos as placas de vendas pelo Photoshop. Não publicamos anuncios de nenhum imóvel. Abraços!

  7. melissa disse:

    Eu tbém fico preocupada qdo um imóvel lindo destes esta a venda, tomara que pelo menos o novo proprietário tenha
    a nossa sensibilidade e conserve este casarão!

  8. MARGARETE disse:

    Vi as fotos e o link disponibilizado acima, e infelizmente somente para comercio mesmo, espero que seja vendida pra uma empresa consciente, que preserve-o do jeito que está.não descaracterizando a obra:levantando muros, fazendo estacionamento no lindo jardim, mas sinceramente é dificil de acreditar que vai continuar assim, infelizmente.

    Lindo demais, um dos mais lindos que já vi, eu moro em uma casa com mais de 50 anos tb, é dificil de preservar, mas com carinho tudo é possivel.

    Mas esses azulejos portugueses são maravilhosos, estou literalmente apaixonada…

    obrigado por mais esse presente.

  9. Juliana disse:

    Simplesmente maravilhosa, essa casa! O estilo dela é colonial português, que costuma ser pesado visualmente e até mesmo vetusto, mas essa casa é leve, suave, delicada, mesmo. E o colonial português continua ali… Uma joia, mesmo, o tipo de arquitetura capaz de arrancar sorrisos de um passante. Espero que seus novos donos a mantenham nesse estado de conservação primoroso. Vale a pena pela beleza da construção, essa casa merece.

  10. Jo Lorib disse:

    Conheci o dono dessa residência, um senhor português recentemente falecido e sem filhos, embora tenha herdeiros.
    Ele pintava a casa todos os anos, mantinha impecável.
    Dificilmente vai permanecer assim, pena

    1. Silvia Gomez disse:

      rsrsrsrs desculpe,mas meu avô não era português e garanto que tinha filhos sim…pois aqui estou eu como neta.

  11. clelia person lammardo disse:

    Quando vejo casas como essa tenho uma certa nostalgia, uma saudade de algo que não vivi. Quando vejo muros baixos que permitem uma total visibilidade da residência fico admirada com a coragem de seus moradores. É uma superexposição que não combina com a insegurança dos dias atuais.
    É uma casa belíssima. Espero, como todos aqueles que aqui deixaram a sua opinião, que seja adquirida por pessoas que amem a história da cidade tanto quanto nós.

  12. Lia disse:

    Um cartão-postal!

    Lindaaaaaaaaaaa!

  13. Lia disse:

    O valor de venda nem é tão proibitivo assim, é o de um ap com tamanho e recursos equivalentes, incluindo 3 vagas, em região próxima.

    Mas sendo onde é, vai cair em mão de construtora pelo belo ponto e tamanho. Vai ao chão, sem dúvida, basta esperar.

    É o tal negócio,os pais morrem, o bem tem de ser inventariado, vendido para a justa divisão entre herdeiros, mesmo ficando a viúva, se for o caso, prefere morar em apartamento menor, menos trabalho para cuidar sem empregados.

    As grades já denunciam que o estilo cedeu à necessidade de segurança…Deve ter sido uma morada daquelas de onde só se quer sair mesmo forçado pela morte.

  14. Luiz M. Ferraz disse:

    Não trago boas notícias… estou indignado, mais infelizmente o destino desta bela casa é o chão.
    A própria imobiliária já está vendendo a casa e a que fica ao lado (é possível ver em uma das fotos), pelo valor do terreno.
    Triste!

  15. Allan R. Lacerda disse:

    Essa casa é um sonho. Fiquei tão apaixonado por ela que salvei esse link nos meus favoritos.

  16. O São Paulo Antiga as vezes me deixa bem deprê com noticias como a dos comentários acima.
    Pelo numero de comentários já deu pra ver que todo mundo achou a casa linda. Só não concordo com essa de “não ser seguro casa com muro baixo”. Isso é coisa de gente paranóica. Ainda mais nos jardins! Eu moraria nessa casa, com muro baixo mesmo! Não tenho medo dessas coisas. Meu bairro tá cheio de casas com muro baixo, algumas bem bonitas até.

  17. Emerson Luis disse:

    Segundo memórias da minha falecida nonna, que morou em outro casarão na mesma rua, da família Raucci, essa bela casa da esquina era da família Lenke, onde morava a nadadora Maria Lenke. Mas acho que carece de mais confirmação.

  18. luciana disse:

    Lindaaa parabénss………
    Enche os olhos de emoção.

  19. guilherme salles de campos disse:

    que demais linda os muros então são o grande show que saudades dos muros baixos poderiamos organizar um pedido de abertura de processo de tombamento pelo comcresp ou condephaat o site que e maravilhoso tem total propridade p isto basta jurtamos a força e montar um processo ;que de uma maneira ja esta bem documentado faltando apenas um historico mais definido da ocupação da casa o que puder ajudar estou a disposição abraços aos companheiros da memoria

  20. luiz alves disse:

    A casa realmente é muito bonita,não fosse algumas arvores mal localizadas,seria melhor ainda.
    Vamos derruba-las.

  21. Peterson Mello disse:

    Senacional , linda casa , onde eu moro tem uns 3 casaroes , 2 deles estão abandonados , porem 1 esta pefeito e mora um casal de idosos nele. no bairro da Penha – SP

  22. MARGARETE disse:

    Alguém tem noticias sobre a venda da casa?

    Não me diga que vai pro chão por favor.

    1. Gabriel disse:

      Eu moro bem perto dessa casa , descendo a rua , em volta da praça rodrigo chassim , e essa casa é realmente meu sonho , eu a amo , quer viver nela , esta a venda e tem mais de 880 metros de area construida , um enorme quintal e a casa interna é gigante , esta a venda por 2.700.000,00, e se eu nao me engano ela é de 1938 , e ela é da msm familia a geraçoes , o dono da casa morreu e os filhos deles estão vendendo a casa , o porque eu não sei , mas se eu ganhar na loteria eu me mudo pra ela rsrsrsrs …

      1. MARGARETE disse:

        Vamos torcer então pra vc ganhar, ou eu…rsrssrrss

        Conheço o local, e me parece um bairro muito bom, tem muitas casas bonitas e antigas tb, esperemos então que a gananciosa imobiliária que está anunciando a venda do imóvel tenha escrúpulos e não comercialize somente o terreno.

        Então desejo sorte para nós!!!

  23. Guilherme disse:

    Sou morador da região e sempre gostei de passar a pé para observar essa casa. Totalmente original. Sem muros altos, é de uma incrível beleza. Fica situada em um dos pontos mais altos do bairro, próximo ao mirante de Santana. O local é praticamente um paredão que se eleva paralelamente à Marginal do Rio Tietê e tem uma incrível vista panorâmica para a região central de São Paulo. Dalí é possível ver, da própria rua, as torres da Av. Paulista, shopping Center Norte e penitenciária do Carandiru. A Rua Antônio Guganis é uma rampa com inclinação razoável e mantém características originais da época de sua construção, assim como calçamento com paralelepípedos e guias confeccionadas em pedra. Realmente um local raríssimo em Sampa.

  24. Guilherme disse:

    Update. O casarão continua a venda. Alguém mora por lá porém continua impecável o imóvel.

    1. gabriel disse:

      Ele continua a venda pelo mesmo preço , 2.700.000 , e continua igual o da foto , impecavelmente impecavel , lindo , não vai ser demolida porque foi tombada como patrimonio historico por ser a casa antiga mais preservada do bairro ,sei disso pois moro na rua descendo a dessa mansão.

  25. Betty disse:

    Meu deus, que sonho essa casa, a zona norte é apaixonante, quem vem pra cá não quer sair mais, torço muito que alguma familia, cheia de crianças, comprem essa casa e vivam felizes, que tragam mais alegria a essa magnifica casa…

  26. Leonardo Santiago disse:

    Sou corretor de imóveis da região. A casa continua a venda por R$ 2.700.000,00. É o seguinte: Essa casa fica muito perto do Mirante de Santana, onde há uma importante base de medição de temperatura e velocidade de ventos. Nas proximidades do Mirante é considerada zona de proteção ambiental e prédios altos não podem ser construídos para não atrapalhar a medição de ventos. O lugar é maravilhoso, mas é por isso nenhuma construtora comprou essa casa ou outras em volta para fazer prédios. Outra possibilidade seria derrubar a casa para fazer dois ou três sobrados novos, mas o custo final de cada um seria muito elevado e não haveria compradores para eles. Então a casa será sempre assim, ou pelo menos reformada.

    1. Peterson Henrique Freitas disse:

      Isso é uma excelente notícia. Vira e meche entro nessa página pra ler os comentários e ter notícias sobre essa casa.

  27. Renato disse:

    Sei não, a poucos metros dela já tem um edifício (é difícil) de 8 andares.

    1. Leonardo Santiago disse:

      Verdade, porém esse prédio de oito andares, apesar de próximo, não fica no cone de medição do mirante. Além disso ele tem uns vinte anos e a fiscalização engrossou bastante desde 1993 quando fizeram um outro residencial de 18 andares na R. Alvaro de Abreu.

  28. Gabriel disse:

    Passo por la todo dia , estao começando a demolir ( ou modernizar )
    a azulejaria do lado de fora já era :c

  29. Gabriel disse:

    Infelizmente já foi demolida , destruindo o meu sonho e de outros 🙁

  30. william disse:

    Uma pena…um país sem história não tem futuro!

  31. Alexandre disse:

    Sinceramente. Vamos deixar de pudores….quem comprou esse imóvel tem m…. na cabeça? É um camarão? Com certeza o casarão não foi vendido pelos 2,7milhões que estavam pedindo. São Paulo e o Brasil andam na contramão do resto do mundo. Hoje, não há mais o que expandir. Não há mais o que modernizar! Devemos preservar a memória da cidade. É o que se faz em Nova York, em Chicago, em Boston e na grande maioria das cidades européias. Fora daqui, não se consegue licença para demolição de um imóvel como esse. Há incentivos para revitalização do entorno e conservação dos imóveis antigos. Mas, ao que parece, o que importa para a Prefeitura é receber os IPTU de 4 ou 5 imóveis, do que receber de apenas um, que teoricamente teria aréa construída menor do que a soma dos que forem contruídos em seu lugar.

  32. vania gevaerd disse:

    que tragédia!!!!!!

  33. MILER C. DE MARCHI disse:

    Que pecado demolir isso… Dava tudo para ter uma casa dessas e aparece um mercenário e derruba tudo. A cultura do Brasileiro, na grande maioria, está tão baixa, que ninguém se propôs comprar a casa do jeito que estava e foi vendida praticamente como ‘terreno’. Se eu fosse vizinho do imóvel deixaria demolir a minha. Lote por lote qualquer casa serviria para ir abaixo. Agora fazer isso para construir o que quer que seja, é deveras revoltante; no mínimo…

  34. Vinícius Ferreira disse:

    Um péssimo fim! 🙁

  35. Wagner Perico disse:

    Cada casa antiga que é demolida, a cidade perde mais a memoria do que foi, e sem memória torna-se uma cidade sem alma, apenas um amontoado de prédios e casas sem personalidade.

  36. Marcelo Dias disse:

    Um verdadeiro crime, em nome do “deus” dinheiro… País sem memória é país sem futuro.

  37. O estado deve comprar ou alugar os imóveis ao preço de mercado,preservá=los e abrir à visitação pública,assim o fazendo,muitos que opinam terão oportunidade de contemplar.

  38. Alexandre Fontana disse:

    Passei em frente a casa na última segunda-feira no fim da tarde e fique surpreso de ver que ela foi demolida. Foi um crime o que fizeram. Moro aqui perto, no Tucuruvi, mas só fiquei sabendo dela pelo site e, então, passei algumas vezes, ela era belíssima e estava bem conservada. Com certeza, quem a demoliu vair construir algumas daquelas casas coladas umas as outras. Ali perto, na Pça.Tenorio Aguiar, atrás da Biblioteca Nuto Santana, demoliram outra casa, não tão antiga qto esta mas tb não tão nova e as obras no terreno estão aceleradas.É lamentável mas, nessa cidade, a especulação imobiliária manda.

  39. Rodrigo disse:

    Morei em frente à pracinha da Rua Amoroso Costa (vizinho deste casa) por quase 20 anos. Essa casa era, sem dúvidas, a mais bonita e um símbolo do bairro Jd. São Paulo.
    Os moradores mais antigos dizem que o Senna costumava dar umas voltinhas de kart ali pelo Mirante, descendo a rua Padre Azevedo (passando em frente a esta casa), contornando a pracinha e voltando. Talvez tenha sido o primeiro “circuito de rua” traçado por ele. Essa casa era parte do cenário, era um marco desse pedacinho tranquilo da cidade. A subida da Antonio Guganis até hoje parece uma espécie de “vórtex” que te tira da confusão do centrinho de Santana que às vezes carrega a Conselheiro Saraiva inteira e te leva para um oásis de calmaria chamado Jd. São Paulo. Enfim, que pena, fiquei perplexo com a notícia da demolição… meio incrédulo meio triste… Em resumo: que belíssima sacanagem com a nossa História. Perda irreparável.

  40. Fabiula Barros disse:

    Só tenho uma palavra pra definir isso: CRIME!!!
    É incrível o q o ser humano faz pelo dinheiro! Destrói memórias, apaga o passado em nome de um futuro incerto….só o dinheiro e o lucro interessam à essa gente sem escrúpulos! É de doer a alma, assim como me doeu ver o casarão do Murilo Antunes Alves que também era uma casa impecável e virou pó em nome da maldita ganância.
    Triste demais….revoltante demais!

  41. Guilherme disse:

    Ontem ao passar pelo local levei um imenso susto. Sempre morei no bairro e realmente foi algo chocante, ainda mais por se tratar de um imóvel em condições impecáveis. Hoje, meses após o.primeiro relato da demolição, tudo continua do mesmo jeito. Um monte de escombros. Restou apenas a casa lateral. Na casa principal, ontem, haviam algumas pessoas revirando os entulhos. Pareciam procurar. Algo. Em um comentário que fiz aqui no site no ano passado ainda ressaltei a beleza do local. Infelizmente hoje volto para relatar essa perda. Vamos aguardar para ver o que irá acontecer.

  42. Porque destruir uma grande obra de arte…..

  43. ANONIMO disse:

    passei esses dias na rua fiquei horrorizada não sabia que tinham demolido !!! ATENÇÃO COMEÇARAM A DEMOLIR OUTRO HOJE NO COMEÇO DA RUA DURVAL CLEMENTE !!!!! ESQUINA COM DR ZUQUIM

  44. Diego disse:

    Tenho foto mais ampla da casa, de março de 2010, se desejarem…

  45. carlos henrique rabiço disse:

    Em um país que engatinha nos seus poucos quinhentos anos deveria ser um crime demolições como esta. Dá nojo ver certos tipos, que pagam que ver monumentos na Europa mas escarraram e cospem na história e na memória do país. é insuportável ver a audácia e o cretinismo de quem não tem sensibilidade suficiente pra ver beleza em uma construção como essa. como queremos ser um país de primeiro mundo se cuspimos na própria memória? O que me enoja mais ainda, é saber que o “homem das cavernas” registrava sua memória nas paredes com orgulho, e o” anima”l que se diz homem evoluído de hoje, a defeca na própria memoria, e muitas vezes com a negligencia ou vista grossa de outros animais. Esse é o meu Brasil! eternamente o país do futuro!

  46. Beato Salu disse:

    Algumas fotos da casa que infelizmente não existe mais.

    http://www.imovelweb.com.br/propriedades/casa-jardim-sao-paulo-1003448036.html

  47. eduardo disse:

    ja se foi, agora esta nascendo um predio la ….

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga