Quem passa pela Rua Piauí, logo depois da requintada Praça Villaboim se depara com este belo casarão antigo, em uma área de Higienópolis onde já existem poucas residências. Nesta região, a predominância dos edifícios é quase total.

O imóvel chama a atenção de todos que passam por ali pelo seu belo conjunto arquitetônico e sua grande área. Já os mais atenciosos, irão notar a beleza de seus inúmeros vitrais coloridos, todos com diferentes desenhos na temática de barcos à vela. Nesta casa residiu o célebre médico paulistano Geraldo Vicente de Azevedo.

Que casas como estas continuem sendo preservadas e fazendo parte de nossas ruas.

Esta imóvel é diretamente relacionada com um outro casarão, este por sua vez localizado na Alameda Santos. Trata-se do famoso Casarão dos Bocaina.

Veja mais fotos do casarão (clique na foto para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Eri 24/12/2010 at 15:19

    Gostaria de saber se a casa é tombada e a quem pertenceu. Consta que o médico dr.Bailão foi seu antigo proprietário. A confirmar. Qual seu estilo arquitetônico e ano de construção? Agradeço.

    Reply
    • anonimo 08/01/2012 at 23:11

      O casarão é de propriedade dos herdeiros do Dr. Geraldo Vicente de Azevedo, onde por motivo de falecimento de alguns, o inventário tem se estendido por muitos anos.

      Reply
  • Gil Roberto 19/08/2011 at 13:32

    Pena que esteja neste estado lastimável! Mais uma prova de que não temos história, o pouco que ainda sobrou está largado. Povo sem memória…

    Reply
  • Eri 21/08/2011 at 18:05

    Gostaria de saber o ano de construção do casarão e qual seu estilo e qual o nome do engenheiro construtor. A História de Higienópolis, agradece…

    Reply
  • Ugo Barberi Gnecco 24/08/2011 at 20:36

    Boa noite.
    E nessa casa há uma placa de bronze com o nome do médico, não é mesmo?
    Na foto número 3 há um retângulo ao lado da janela, é a placa, não é?
    Nas poucas vezes em que passei na frente dessa casa ela me pareceu mais bonita, porém mais abandonada que nas fotos.
    Obrigado.

    Reply
    • Douglas Nascimento 24/08/2011 at 21:16

      Oi Ugo, isso mesmo ! É aquela placa…

      Reply
  • guilherme salles de campos 18/01/2012 at 19:54

    possivelmente esta casa seja dos anos 30,quanto ao tombamento ela pode pertencer se não foi tombada a area envoltoria do edificio louveira o qual vemos ao fundo [artigas]na praça vilaboim as areas envoltorias compreendem um raio de 300 metros de raio de um bem tombado e td que estiver neste perimetro e for de importancia pode ter a sua preservação garantida ,pela legislação tanto estadual como federal isto e previsto.

    Reply
  • Jonasa 19/04/2012 at 11:28

    Qual o construtor e qual ano em que foi erguido o casarão?

    Reply
  • Fernando Martins Noronha 17/11/2014 at 20:01

    Meus pais eram amigos de Dr. Geraldo Vicente de Azevedo e sua esposa Lourdes V. de Azevedo, já participei de muitas festas de aniversário nesse casarão, quando criança. Depois que eles faleceram, perdi também o contato com seus filhos; alguém tem notícias deles? Onde está a Margô?

    Reply
  • Matheus 22/07/2016 at 00:38

    Tem uma filha deste medico, margarida bonnetti, que esta no google com data de tempos atras procurada fbi por manter uma brasileira em washington sob trabalho escravo.

    Reply
  • Marcelo 07/03/2017 at 13:19

    Lamento a infiltração nos beirais.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: