Toda vez que viajamos pelo interior do Estado de São Paulo nos deparamos com muitas construções antigas e curiosas, como este lindo casarão que localizamos na Praça Monsenhor João Baptista Lisboa, na simpática cidade de Amparo.

clique na foto para ampliar

Localizada em uma privilegiada região da cidade, bem no centro, e ao lado da belíssima Catedral Nossa Senhora do Amparo, este imóvel é um belo exemplar do início do século passado. Abaixo mais algumas imagens detalhadas:

Chama a atenção em Amparo, o grande esmero da cidade em preservar suas construções históricas. O centro e adjacências estão repletos de imóveis antigos absolutamente preservados. Há também vários outros em processo de restauração também. O turismo só tem a lucrar com isso, o que beneficia diretamente a cidade.

Nota-se também a preocupação em não poluir a fachada de imóveis restaurados. Esse mesmo, onde funciona um estabelecimento de ensino, tem seus dizeres bastante discretos, sem atrapalhar nem o patrimônio histórico, nem a divulgação do comércio.

Há alguns anos, inclusive, este imóvel estava em péssimo estado de conservação, como mostra a imagem a seguir:

 

Fotografia tirada em 2005 (clique para ampliar)

Em breve voltaremos com mais imóveis de Amparo.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Renata 09/11/2010 at 20:21

    Muito legal o casarão, uma pena que esteja esquecido. Ao menos, não está pichado.

    Reply
  • Rodrigo Ruiz 30/11/2010 at 00:10

    Moro na vizinha cidade de Itapira e realmente Amparo é uma cidade repleta de belas construções que remontam à época da suntuosidade proporcionada pela cafeicultura.

    Reply
  • Roberto Carnaúba 04/01/2011 at 22:07

    É muito triste,ver nossa historia se esquecida dessa forma.

    Reply
  • Guilherme 17/01/2011 at 15:36

    Amigos,felizmente esse casarão foi restaurado.Esse palacete foi residência da Família Gama e é um notável exemplar da “Art Noveau” no Estado de São Paulo.

    Reply
  • Daniel Pardo 04/07/2017 at 20:49

    Felizmente uma empresa que se preocupou em preservar a arquitetura original do imóvel.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: