Casarões da Praça Garcia Redondo

Considerado um dos bairros mais tranquilos e agradáveis de São Paulo, o Pacaembu também é onde podemos encontrar alguns dos mais belos, preservados e luxuosos casarões paulistanos. Suas ruas cheias de curvas e bastante arborizadas que não raro nos revelam grandes surpresas.

E mesmo que muitas das casas acabem recebem muros altos depois que sofrem alguma reforma, ainda é possível se divertir vendo tantas outras que permanecem fiéis ao seu padrão original e a filosofia empregada pela Cia City, responsável pelo loteamento e urbanização do bairro.

clique na foto para ampliar

Localizados na Praça Garcia Redondo, estes dois casarões são exemplos adoráveis dos belos imóveis que podemos admirar em um passeio pelo Pacaembu. São vizinhos tão charmosos que é difícil não passar pela praça e parar um pouco para ficar observando tais belos exemplares da arquitetura antiga da cidade.

É como se de um momento para outro tivéssemos voltado no tempo. A praça tem pouco trânsito, o local é bastante silencioso e o som mais comum é o cantar dos pássaros que vivem nas árvores que por ali existem. Vamos conhecer os dois imóveis separadamente:

clique na foto para ampliar

No número 105 temos este magnífico casarão pintado de tom salmão e detalhes na cor branca. De estilo bastante eclético o imóvel tem sacadas em todos quartos e uma aconchegante varanda na entrada.

Seu jardim é extremamento bem cuidado e um “muro verde” foi erguido junto ao gradil dando uma certa privacidade e discrição para quem está do lado dentro. O acesso à garagem se dá pelo portão do lado esquerdo e após descer uma leve rampa que segue aos fundos do terreno.

Abaixo mais imagens do sobrado (clique para ampliar):

clique na foto para ampliar

Localizado no número 115, a construção vizinha é que mais me encanta. Trata-se de um casarão colonial muito bem cuidado e elegante, pintando em cor branca, com detalhes em tom de amarelo e portas e janelas em verde escuro.

Com apenas uma mureta gradeada separando o imóvel da rua, a casa também possui um pequeno jardim impecável e tal qual a do número 105, o acesso aos fundos da propriedade da garagem se dá por uma rampa em declive. As colunas de entrada à varanda e as muretas entre os portões são adornadas com pedras.

Abaixo mais imagens do casarão (clique para ampliar):

E ai, qual dos dois casarões é o seu favorito ? Escreva ai nos comentários !

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

26 respostas

  1. Composição feliz com esse Fiat Premio. Quase um diorama. Ele merece destaque no “SP Antigos”.
    Admiro muito seu trabalho.
    Parabéns!

    1. Ia fazer exatamente esse comentário. O Fiat Prêmio, com certeza, não é da época dos casarões, mas casou muito bem com a foto, principalmente pelo ótimo estado de conservação do carro. Parabéns aos donos das casas, e ao Douglas, pelo belissímo Fiat Prêmio e pela feliz fotografia!!

  2. ambos são lindos e super bem cuidados…fazem parte de uma epoca de casarões ,onde os muros eram baixos para que as pessoas pudessem ver o interior….não havia medo…se vivia tranquilo….saudades desse tempo bom!!

  3. E uma difícil escolha os dois são maravilhosos .dignos de uma rainha . Ah se eu pudesse e o meu dinheiro desse .

  4. As duas residencias são de um grande bom gosto, porém a da minha preferência é a de nº 105.

  5. Duas belíssimas casas mas tratando-se da região em que se encontram não me admiraria se forem usadas comercialmente.

  6. Olá, bom dia!
    Pelas imagens, a côr da casa de número 105 me parece rosa. Se tivesse que escolher uma seria ela. O que desabona a outra, é o infeliz poste de energia, bem na frente…

  7. Belíssimos exemplares. Obrigada por esse presente maravilhoso ! Uma maravilhosa viagem no tempo. Fico só imaginando como era realmente tranquilo viver aí nessa época. Gratidão Douglas. Parabéns, sempre.
    Ah. Eu escolho o de número 105.

  8. Maravilhosas fotos, essas casas são lindíssimas e nos remetem a um passado um pouco distante, quando as pessoas ainda podiam ter as famosas “taramelas” nos portões de entrada.
    Já estive nessa Praça á serviço algum tempo atrás, e fiquei boquiaberto com essas belezas de arquitetura, e contente por estarem tão bem conservadas.
    Parabéns Douglas !!

  9. Uma ilha de preservação do passado de Sampa em meio ao insano progresso, que até nos assusta, pois nem parece São Paulo, mas sim em alguma cidade europeia.
    Espero que os moradores aí mantenham elas bem cuidadas.
    E vi um dos comentaristas citando a semelhança de um dos imóveis com a residência do seriado infanto-juvenil “Mundo da Lua”. Talvez seja da mesma época e até o mesmo construtor, pois não é muito distante do bairro onde passou a série.
    Ah, e o Fiat Prêmio casou bem com as casas, pois é um veículo que não envelheceu, mas sim, virou um clássico.

  10. os 2 sao lindos, mas prefiro o pintado de salmão. Vc precisa ver na regiao de Santana uma preciosidade, na rua Dr Zuquim, joia rara, pena que emparedaram a frente mas o imovel está à venda!

  11. Gosto muito de casas e casarões antigos, infelizmente SP perdeu essa tradição arquitetônica.
    Alan A. do Nascimento
    Santana – z.n.

  12. O casarão rosa é da Família Brotero, lá reside a irmã do Dr. Eduardo que foi vice-presidente da TFP e atualmente é do Instituto Plinio Correa de Oliveira.
    Conservadorismo também na arquitetura e estilo de vida.
    O vizinho de fundo (que tem fachada na Rua Itápolis) é a Casa Imperial do Brasil.
    Tive a oportunidade residir por quase 12 anos na Casa Imperial e vez e outra visito o local.

    1. O verde e o amarelo me fez pensar na familia imperial brasileira, pois são as cores dos Bragança e Habsburg. Elas também estão pintadas na fachada do belo casarão colonial do príncipe D. Joãozinho de Bragança em Paraty. Alguns membros da família imperial, que pertencem `a TFP, moram em Higienópolis/Pacaembu. Será que são eles que moram neste casarão???

  13. Tomara que cuidem de suas preservações como patrimônio histórico. Infelizmente hj poucas pessoas existem que se preocupam na conservação dessas obras maravilhosas que jamais serão reconstruídas!

  14. Não tenho como escolher; ambos os casarões são maravilhosos! Parabéns pelo seu trabalho mostrando antigos casarões, sobrados, coisas lindas que deveriam ser melhor tratadas e conservadas.

  15. A casa branca foi construída pelo meu bisavo italiano na época do lançamento do bairro pela Cia City. Parabéns pela iniciativa da publicação desta matéria!

  16. Os dois são belíssimos e de uma conservação impecável. Mais o meu preferido e de número 115.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *