Uma das praças menos conhecidas e exploradas do centro paulistano é também a mais próxima da zona norte de São Paulo. Localizada quase que na Marginal do Rio Tietê, a Praça Bento de Camargo Barros é uma das áreas limites do bairro do Bom Retiro.

Ao redor da praça há muita coisa interessante para se explorar, como o posto Alferes Tiradentes, o mais antigo da cidade – embora atualmente desativado – muitas casas antigas na rua Porto Seguro e o marco da terrível enchente de 1929.

Há também estas construções em situação de abandono que são muito interessantes:

clique na foto para ampliar

Localizadas nos números 70 e 76 estes três sobrados geminados que dividem o mesmo lote sobrevivem com suas portas emparedadas.

Apesar da situação de aparente abandono os imóveis mantém boa parte de seus detalhes originais preservados, excetuando-se apenas o sobrado mais à esquerda, que sofreu adaptações que retiraram sua janela, adaptando o andar inferior para receber uma porta comercial e mudanças no seu desenho do andar superior.

Enquanto isso a casa do meio e a da direita estão mais próximas da originalidade.

Uma bom trabalho de restauração de fachada pode dar vida nova a estas preciosidades. Abaixo mais algumas fotografias:

Entretanto se estas construções carecem de melhor cuidado, o mesmo não podemos dizer do sobrado vizinho, do número 82.

clique na foto para ampliar

Localizada à esquerda do conjunto mencionado no início do texto, este sobrado nos últimos tem sido muito bem cuidado, mantendo sempre sua fachada preservada e com a pintura em dia.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Carlos Antonio Lopes 21/11/2017 at 13:18

    Gostaria de sugerir um giro pelo Alto do Pari nas ruas Aguaçaí, Guarantã, Embaúba, São Biágio, Rio Vermelho, Aparecida e adjacências.Verão coisas interessantíssimas!Fica a dica.

    Reply
  • Daniel Pardo 23/12/2017 at 20:09

    Infelizmente essa é a realidade de muitos imóveis antigos desocupados aqui em São Paulo que são emparedados desse jeito para evitar invasões de grupos sem teto, só que ai o imóvel fica com cara de abandonado.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: