A rua Conselheiro Lafaiete no Brás sofreu muitas transformações ao decorrer do século XX. Muito antes da loucura de trânsito que chegou a região com a antiga fábrica da Alpargatas bem próxima dali ou mesmo da agitada Radial Leste, o local era bastante tranquilo.

Nesta rua, mais ou menos neste trecho onde está a casa, ficava o campo da agremiação de futebol 5 de Outubro. Este time foi um dos que deram origem em 1920 à Associação Portuguesa de Desportos.

Com a criação da Portuguesa, o campo foi vendido e a área loteada. Parte virou galpão industrial e parte virou residência.

Hoje, esta rua é mais de galpões e pequenas indústrias e poucas casas são residências. A casa acima, no antigo número 194 e sua vizinha de número 188, já foram desocupadas, sendo que a primeira já foi demolida e sua fachada emparedada e grafitada, a segunda ainda está de pé. São resquícios de uma rua Conselheiro Lafaiete que hoje não existe mais.

Veja mais fotos destes imóveis:

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Confira a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Renata 30/03/2011 at 16:07

    A casas já estão com a fachada praticamente irreconhecíveis.

    Reply
  • Beatriz 31/03/2015 at 15:44

    Me causou estranheza o fato de ter uma placa de Perigo na frente do Nº 188, não está desocupada?

    Reply
%d blogueiros gostam disto: