Em Guarulhos apesar da cidade estar sendo alvo frequente da especulação imobiliária, com um grande fluxo de novos empreendimentos que atrai pessoas de São Paulo para o município vizinho, ainda há construções antigas interessantes, como estas duas na Rua Machado:

clique na foto para ampliar

Localizadas nos números 31 e 39, estes dois imóveis são os mais antigos exemplares desta rua guarulhense, que fica no bairro conhecido como Vila Antonieta. Esta rua é uma via praticamente colada à Via Dutra, sendo bastante utilizada de acesso como retorno à pista sentido São Paulo da rodovia como para quem quer regressar à Avenida Guarulhos.

As duas casas são bem antigas e são oriundas da primeira metade do século 20. Ficam próximas a uma das mais antigas empresas da região, a Moinho Reisa e da antiga fábrica da Olivetti, hoje um shopping center.

Apesar do vandalismo causado pelas pichações, infelizmente algo corriqueiro naquela região, ambas as residências encontram-se em excelente estado de conservação e são bastante charmosas, com suas janelas junto as calçadas, os portões baixo e as janelas de madeira preservadas. Observem que os prendedores de janelas (para que elas não fiquem batendo) ainda estão lá.

Que se mantenham preservadas estas duas preciosidades de Guarulhos.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Henrique 26/03/2018 at 13:24

    Ainda em Guarulhos, nas proximidades do Hospital Padre Bento, mais precisamente em uma de suas laterais, há uma série de casas antigas, algumas preservadas, outras modificadas( portas, janelas…), que são, muito provavelmente, da época da construção/inauguração do referido complexo hospitalar. Inclusive, tem até um teatro, na rua de trás do prédio. Há também nessa mesma rua( que não sei o nome), uma igreja católica pequena, aparentemente antiga.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 31/03/2018 at 21:44

    Casas bem características de uma época tranquila, e ares interioranos!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: