Quando encontramos alguma casa com suas portas e janelas seladas com blocos ou tijolos é quase sempre um sinal de que ou ela será demolida em breve ou então está sendo negociada pelos seus proprietários com alguma incorporadora. Existem também casos em que o imóvel faz parte de alguma discussão de inventário, e para evitar alguma invasão durante este período (que muitas vezes demoram anos pra se chegar a um acordo), lacra-se a casa para evitar invasões indesejadas.

E foi nesta situação que encontramos estes imóveis abaixo:

Construídas em 1912, são três casas vizinhas erguidas muito provavelmente pelo mesmo construtor que loteou a quadra. Embora não seja possível afirmar que eram somente estas três casas ou se haviam mais iguais a elas nesta trecho da rua, pois não há registros, todas elas são idênticas.

De todas as três, apenas a que está no centro da fotografia é que ainda se mantém original em todos os detalhes arquitetônicos. Apesar de não possuir mais as janelas de madeira (removidas em 2011), ainda mantém todos os aspectos decorativos da fachada, do porão e o ano alusivo à construção do imóvel no frontão.

O imóvel à esquerda na foto teve suas duas janelas transformadas em apenas uma (atualmente selada por blocos), já o que está na ponta direita sofreu alterações nas janelas, que foram reduzidas no tamanho para serem substituídas por janelas de alumínio e perdeu o respiro do porão, que foi fechado para o lado da rua.

O imóvel da direita é o único que permanece regularmente habitado, sendo que os demais conforme citei no início do texto estão com portas e janelas lacradas. Será que as casas centenárias irão desaparecer ? Se fossem restauradas poderiam render escritórios ou mesmo residências muito agradáveis.

Confira outras fotografias das casas (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Vinicius Campoi 15/06/2012 at 17:24

    Fico p… da vida quando vejo essas malditas janelas de alumínio no lugar das originais…

    Reply
  • Elisabethe 15/06/2012 at 22:00

    Ja morei em uma cas igual na Rua Tomas de Lima, ela era muito loka

    Reply
  • Emerson de Oliveira 09/07/2012 at 11:58

    Parabéns por seu excelente trabalho com a página São Paulo Antiga e nas redes sociais. Sou amante de história e vemos que esses tempos são melhores em muito sentido que os atuais. Amo tecnologia e sou tecnófilo mas parece que, em vários casos, o ser humano está egoísta e individualista e, ao vermos esta página, vemos o quanto o quanto há de maravilhoso e belo na história. Muito obrigado pela página.

    Reply
    • Hellder Oliveira 06/09/2013 at 11:15

      vaginética !!!!

      Reply
  • Jefferson 01/10/2012 at 14:06

    Foram compradas recentemente e estão passando por reformas (em particular a com detalhe azul), provavelmente para virar residências. Não sei se vão descaracterizar a fachada, mas demoliram os fundos e refizeram o telhado.

    Reply
  • Mayra Lucena 23/03/2013 at 21:39

    Olá!!!Primeiro gostaria de parabeniza-los pelas fotos aqui postadas ,adoro casas antigas ,fazem parte de nós ….Gostaria de pedir ,se possível,postar algumas fotos de casas no Jaçanã,morrei lá ,e lá também tem várias casas antigas ,desde já agradeço,forte abraço,Mayra.

    Reply
  • Juliana Guido 01/03/2014 at 16:38

    Tirei fotos dessas casas hoje, Douglas. Meteram umas janelinhas meia-boca de ferro e pintaram de uma espécie de laranjão bizarro, mas elas estão de pé.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: