Houve um tempo em que a cidade de São Paulo ela repleta de cinemas de rua, trazendo uma diversão mais próxima dos paulistanos, sem que este fosse obrigado a entrar em shopping centers para poder assistir filmes.

clique na foto para ampliar

Hoje, poucos destes cinemas sobrevivem ainda com esta finalidade, muitos foram demolidos e vários outros foram adaptados para outras finalidades como por exemplo templos evangélicos.

Inaugurando em 1955 e com capacidade para 1113 espectadores, o Cine Nilo foi um dos grandes e importantes cinemas da zona sul da capital paulista.  Com a deslocação do consumo para os shopping centers a sala de cinema passou a enfrentar decadência até ter suas atividades encerradas. Posteriormente foi um clube chamado Brittania e finalmente templo da igreja Renascer.

Desde que a igreja mudou de endereço o local encontra-se fechado. O cinema era propriedade da Empresa Cine Nilo Ltda. Atualmente, na rua Caramuru (aos fundos do cinema) existem um buffet com o mesmo nome do antigo cinema.

Uma São Paulo que não volta mais.

Veja mais fotos do Cine Nilo (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Eliana 29/08/2011 at 13:21

    Moro em Mirandopólis e lembro que na minha infância fui mto ao Cine Nilo assim como ao cine Sabará, um pouco mais adiante, já onde a Jabaquara passa a se chamar Domingos de Morais. Era gostoso, pq iamos a pé
    No entanto, essa foto está um pouco antiga, agora há alguns comércios no terreo

    Reply
    • Oswaldo Neto 29/11/2012 at 16:15

      Acho que você está confundindo Eliana, não existe comércio neste local! Não que eu me recorde. Continua abandonado

      Reply
    • Beto Lutfi 27/04/2016 at 09:26

      Na verdade Eliana a história está mal contada, o prédio nunca esteve abandonado, ele ficou apenas desalugado nos periodos entre uma locação e outra, eu não acho que tenha algum periodo que se possa dizer que estava abandonado de fato, o que pode se dizer é que ele foi ficando maltratado com o tempo. Mas entre o Cine Nilo e a Igreja Renascer o prédio estava em fucionamento, foi do Cine Nilo, viro Brittania Café Conserto, depois Gran Finalle, depois Highlander, depois igreja…

      Reply
  • David 27/11/2012 at 19:05

    Lembro do Nilo nas matines de domingo. Também do Cine Estrela no início da Av. Bosque da Saúde ao lado da Praça da Arvore.

    Reply
  • nilson 05/06/2014 at 08:14

    Ao lado das dependências do Cine Nilo, cuja história eu desconhecia, existe um prédio cuja arquitetura impressiona, e possui uma forma triangular, se não me engano o nome do prédio se chama, Luft.
    Um pouco mais adiante na Av. Domingos de Moraes ainda tinha mais um cinema, o Cine Jamor, que frequentei na minha infância com a minha família.

    Reply
    • Beto Lutfi 27/04/2016 at 09:41

      hehe Exato, esse prédio foi construido em 1949 , tem um formato de um navio. Este predio em formato de navio e o cinema foram construidos pela mesma pessoa.

      Reply
  • Beto Lutfi 27/04/2016 at 22:55

    Douglas Nascimento, eu sei como é dificil pesquisar sobre locais antigos, principalmente não tendo um contato direto com algum representante do imovel, mas caso queira complementar sua matéria com mais informações, e mais fotos, entra em contato comigo pelo face, eu tenho o album digitalizado da inauguração do cine nilo com varias fotos, e posso te contar a história completa do imovel até os dias de hoje.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: