Bar, Padaria e Confeitaria Brasil

Se tem um estabelecimento comercial que é a cara de São Paulo é a padaria. Não há paulistano que não frequente uma e elas são não apenas o local onde compramos o nosso pão de cada dia como também um ótimo local para sentar e tomar um café, ler um jornal ou encontrar com amigos.

As panificadoras são um símbolo da colônia portuguesa pois boa parte delas estão na mãos de imigrantes lusitanos ou seus descendentes. Mas há também aquelas que pertencem ou já pertenceram a membros de outras colônias estrangeiras, como esta que falaremos a seguir:

clique na foto para ampliar

Por décadas reconhecida como uma das importantes padarias e confeitarias de São Caetano do Sul a Brasil ficava localizada na esquina das Ruas Amazonas e Maranhão no centro da cidade.

Inaugurada em 1945, a Padaria e Confeitaria Brasil foi criada pelo imigrante espanhol Domingos Domingues Garcia. A Brasil foi referência não somente no tradicional pão francês como em outros produtos como doces e confeitos, além de ser conhecida por fornecer produtos para festas e casamentos por toda São Caetano.

A casa também oferecia serviço completo de café e muitos outros produtos de gênero alimentício como conservas e biscoitos. Era conhecida também por oferecer fornada de pães no primeiro horário de funcionamento às 05:00 da manhã.

Vista interna da confeitaria

A padaria infelizmente não existe mais. O imóvel onde ela se localizava existe até hoje e no local funciona uma loja de roupas, felizmente ao menos o armazém está preservado e não foi sequer descaracterizado e muito menos demolido.

A fotografia abaixo, extraída do Google Street View, mostra a esquina das ruas Amazonas e Maranhão atualmente:

Sabe mais informações sobre a padaria ? Quando fechou, fotos mais recentes ou mesmo dados sobre o Domingos Barcia ? Entre em contato conosco.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

10 respostas

  1. Ficava perto da primeira loja das Casas Bahia!Tinha um tio na R.Antonio Bento e descíamos do trem e caminhávamos pela rua Amazonas, os portões da Anderson Clayton, o galpão onde surgiu o Brasimca, etc…

  2. As padocas de raiz mesmo, daquelas que exalam o inebriante aroma café moído na hora e onde se comprava uma bengala para o café, são um tipo de comércio caminham a passos largos rumo à extinção, o que mais se tem hoje são padarias gourmetizadas, mas sem o charme e a rusticidade de outrora. O mundo está cada vez mais chato.

    1. É…
      Se por um lado as padarias de raiz estão sucumbindo, há aquelas(e são muitas em SP!) que oferecem de tudo e com muita qualidade também.
      Em Guarulhos, cidade em que resido, foi inaugurada há poco tempo uma sensacional: a Casa São Bento, na avenida Guarulhos, que tem mesinhas para tomar uma senhora refeição com muitos pães, doces, café(claro!) e guloseimas…Mas, se você quiser comprar só o pãozinho francês, fique à vontade…
      É a tendência, não há volta.

  3. Em São Caetano do Sul ainda tem muitas casas e prédios como esse, mesmo com a tal da especulação imobiliária que também assola a cidade.

  4. Passei minha infância neste local,de frente ficava o Cine Primas de tantas recordações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *