Preparamos uma seleção de 12 excelentes livros para conhecer melhor São Paulo para você presentear seus amigos e familiares ou a si mesmo.
O cotidiano corrido que temos nem sempre nos permite sair pela cidade conhecendo todos os seus cantos e detalhes. Também não é sempre que podemos visitar os principais museus da cidade em busca de aprender mais sobre a cidade que tanto amamos.
Muitas vezes nos perguntamos: O que era aqui antes de sair este enorme edifício ? Como eram as ruas do meu bairro em 1910 ? Alguém fotografou São Paulo no século XIX ? Quais são os endereços mais curiosos da cidade ?
Para que você possa conhecer melhor a maior metrópole da América Latina, ou para presentear alguém que você ama neste natal, fizemos uma pequena seleção com 12 títulos de livros que julgamos imprescindíveis para aqueles que querem conhecer a cidade de São Paulo com mais afinco. Todos estes livros já foram lidos e são recomendados pela nossa equipe.
1) Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos 1860: Impossível falar da São Paulo antiga sem mencionar o grande fotógrafo carioca radicado em São Paulo, Militão Augusto de Azevedo. Principal inspirador do trabalho do site São Paulo Abandonada & Antiga, Militão é o responsável pela quase totalidade das imagens que temos da cidade colonial e pequena que era São Paulo no século XIX. Sem o trabalho de Militão, não teríamos hoje imagens da cidade de outrora. Em formato grande e edição de luxo, o livro escrito por Pedro Correa do Lago é o melhor catálogo de fotografias da São Paulo de Militão. Nossa principal indicação.
2) Aurélio Becherini: Tão fundamental quanto o trabalho de Militão, Becherini é o outro grande inspirador de nosso site. Algumas décadas depois de Militão nos deixar, surge Becherini com fotografias de uma São Paulo em mutação, deixando o ciclo colonial para trás e se tornando uma cidade industrial e agitada.
Becherini registrou a mudança das construções da cidade, obras, ruas em transformação e a frenética urbanização que tomou a cidade nos anos 20 e 30. Um livro luxuoso e rico, indispensável para quem quer ver a São Paulo do início do século XX.
3) A Cidade-Exposição, Comércio e Cosmopolitismo em São Paulo 1860-1914: Imagine a rua Direita não como hoje, mas como nos idos do século XIX. No lugar da corrida frenética de pessoas apressadas, a tranquilidade de uma cidade pacata. Imagine ao invés dos magazines populares de hoje, lojas refinadas como a Casa Garroux e o venerado Banco Alemão.
É através de memórias como esta que Heloisa Barbuy nos leva a um passeio delicioso pelo centro comercial da nossa cidade. Além de ricamente ilustrado com fotografias, o livro possui inúmeros materiais documentais, como plantas de imóveis da época, que torna o livro uma literatura imprescindível.
4) Belenzinho 1910, Retrato de Uma Época: Este é o principal livro de cabeceira da dupla de autores do São Paulo Abandonada, ambos nascidos no bairro do Belenzinho. O maravilhoso livro de Jacob Penteado é uma viagem sublime a uma época em que o bairro foi um dos maiores expoentes da cidade.
Com uma linguagem primorosa o autor, morador do bairro desde a infância, conta detalhes de sua vida, com acontecimentos que marcaram o bairro nas primeiras década do século 20.
No livro, curiosidades como as partidas de futebol do quase imbatível Estrela do Belém, os cinemas do bairro, os vidreiros da região, a vida operária e a história do Minarete, um famoso casarão do bairro que era ponto de encontro de vários escritores da época, entre eles Monteiro Lobato.
5) Salão, Circos e Cinemas de São Paulo: No passado, quando a TV ainda não existia nos lares paulistanos, circos, teatros e cinemas eram as principais diversões dos cidadãos.
Neste livro, Vicente de Paula Araújo, descreve as salas de cinema existentes nas primeiras décadas do século XX, comenta a chegada da sétima arte em nossa cidade e apresenta inúmeros e raros cartazes dos shows, peças e filmes que estavam em cartaz. Um livro indispensável para os paulistanos amantes do cinema.
6) Tietê, o Rio do Esporte: Hoje quando falamos no rio Tietê a primeira imagem que temos é de um rio poluído, um esgoto a céu aberto. Porém muito antes de se tornar um rio sem vida e fétido, o Tietê foi um rio rico e vivo, notabilizando-se por ser o rio do esporte.
Neste livro, Henrique Nicolini resgata o passado glorioso do Tietê, contando a história dos esportes praticados neste rio antes dele tornar-se poluido. Corinthians, Germânia (atual E.C Pinheiros), Espéria e muitos outros nasceram para o esporte nas águas deste rio.
O livro ainda possui muitas imagens do Tietê antes da urbanização desenfreada da cidade e mapas do curso do rio antes de ser retificado para a construção da marginal.
7) Artacho Jurado – Arquitetura proibida: Através de um livro ricamente ilustrado, Ruy Eduardo Debs Franco, apresenta as obras do famoso e polêmico construtor Artacho Jurado. No livro você conhece todas as suas obras que sempre foram cercadas de polêmica mas que são conhecidas pela robustez e qualidade.
Hoje apartamentos projetados por Jurado são extremamente valorizados. Um presente para quem quer saber mais da arquitetura paulistana.
8 ) Rino Levi – Arquitetura e Cidade: Tão indispensável como o livro anterior, este destaca as obras do famoso arquiteto paulistano, filho de italianos, Rino Levi.
Conhecido por ser um dos principais expoentes da arquitetura moderna do Brasil, Rino Levi assina vários dos mais famosos e charmosos prédios da cidade de São Paulo, como a sede da FIESP, o Edifício Guarani, e a sede do IAB.
9) Memorial do Imigrante – Imigração no Estado de São Paulo: Italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, russos e dezenas de outras nacionalidades chegaram a cidade de São Paulo ou ao interior do Estado passando por este local.
Parte integrante da vida da imensa maioria dos imigrantes de São Paulo, a hospedaria do imigrante é estudada e explicada amplamente neste livro de Soraya Moura.
10) Brás, Bexiga e Barra Funda: Escrito por Antonio de Alcântara Machado, este livro é uma deliciosa literatura sobre os bairros operários de São Paulo através da vida de imigrantes italianos.
11) 1075 Endereços Curiosos de São Paulo: Que uma cidade do tamanho de São Paulo é cheia de curiosidades isso todos nós sabemos. Mas somente o jornalista Marcelo Duarte para, num livro, juntar 1075 endereços curiosos da nossa cidade.
Entre os inúmeros locais curiosos do livro temos: onde encontrar repelentes para pombos, onde alugar um boneco ventríloquo, ou onde encomendar um bolo com uma loira dentro. Neste livro você irá descobrir locais que nunca imaginou em São Paulo. Escrito para paulistanos!
12) 1001 Ruas de São Paulo: Este é um livro incrível. Quantas vezes nos deparamos com uma rua e ficamos pensando sobre quem foi a pessoa que dá nome ao logradouro ? Pensando nisso Sílvio Costa Rosa fez uma extensa pesquisa entrevistando pessoas, familiares e pesquisando em arquivos públicos e de jornais e revistas para catalogar 1001 ruas de São Paulo. Um livro feito para aquele que é muito curioso sobre a cidade em que vive. Será que a sua rua está no livro ? Descubra!
Gostou das nossas sugestões ? Tem outro livro para indicar ? Comente !
Comments