O centro de São Paulo tem uma grande variedade de restaurantes, prontos para satisfazer a fome de quem está por ali a trabalho ou a passeio. Alguns destes lugares são tão pequenos e escondidos que ficam conhecidos mais pelo boca a boca do que pela sua fachada chamativa e, mesmo assim, vivem lotados. Esse é o caso do restaurante Da Giovanni.

Fachada pequena quase passa despercebida (clique na foto para ampliar)

Fachada pequena quase passa despercebida (clique na foto para ampliar)

Localizado na rua Basílio da Gama, na região da Praça da República, o Da Giovanni é um pouco difícil de ser encontrado por quem não o conhece. A rua é estreita, curta e sem saída deixando o restaurante bem escondido, ao lado do também tradicional Hotel Gran Corona.

Fundado em 1949, o Da Giovanni é uma instituição gastronômica do centro e é daqueles lugares que todo paulistano precisa conhecer. Pequeno e aconchegante, é configurado no estilo das tradicionais cantina italianas, com toalhas verdes quadriculadas nas mesas e o ambiente totalmente decorado com fotografias de locais da Itália, e quadros com os prêmios e menções que o restaurante recebeu.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Com um cardápio bem variado e interessante, a casa oferece de entrada sardela, manteiga, além de antepastos de berinjela e abobrinha, tudo acompanhado com uma cesta de pão italiano. Logo em seguida servem salada com tomates e cenoura ralada.

No cardápio principal, uma grande variedade de massas e carnes, bem ao estilo italiano, destacando o panzotti de mandioquinha e gorgonzola, o ravióli verde com alcachofra e nozes ou o saboroso filé a giovanni, que vem grelhado, recheado de queijo e coberto com molho champignon, acompanhado de arroz branco e batata sauté.

Na foto, uma das deliciosas massas da casa (clique para ampliar)

Na foto, uma das deliciosas massas da casa (clique para ampliar)

Frequentado principalmente por pessoas que trabalham nos escritórios da região, o Da Giovanni costuma estar lotado especialmente no horário entre meio dia e treze horas, mas a espera na porta é rápida e não chega a cansar. Para almoçar mais tranquilamente, recomendamos ir a partir das 13:15.

Outro destaque da casa fica por conta do atendimento, parte dos garçons estão na casa há muitos anos e são muito gentis e atenciosos.

Na foto um dos pratos da casa, camarões empanados com risoto (clique para ampliar)

Na foto um dos pratos da casa, camarões empanados com risoto (clique para ampliar)

Outra coisa que gostamos muito no cardápio da casa são as sobremesas. Duas das mais tradicionais servidas pela casa são as mais pedidas, sendo uma delas a tradicional salada de frutas e a outra o irresistível creme de abacate.

Com um toque de limão, o creme de abacate fica ainda mais delicioso (clique para ampliar)

Com um toque de limão, o creme de abacate fica ainda mais delicioso (clique para ampliar)

E falando ainda sobre este creme de abacate, o centro oferece os dois melhores cremes de abacate da cidade, sendo um aqui e o outro no Restaurante Ita. Difícil dizer qual é o melhor dos dois.

Enfim se você ainda não conheceu o Da Giovanni, precisa reparar isso imediatamente. Com tantas opções “gourmetizadas” e de preço salgado na região, as melhores opções do centro são até hoje as que estão lá há 40 anos ou mais.

Aprecie o Da Giovanni sem moderação!

Serviço:
Restaurante da Giovanni
Rua Basílio da Gama, 113 – Centro
Telefones: (11) 3259-9894 e (11) 3159-3320
WhatsApp: (11) 95441-2483
Funcionamento: Segunda à Sábado das 11:00 às 17:00hs

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • maurilio 28/10/2016 at 11:52

    achei o preço salgado e um espaço muito pequeno, apertado.

    Reply
  • Elizete 28/10/2016 at 22:05

    Agradecida pela indicaçao……muito válido para quem apenas se lembra do famoso e carésimo restaurante árabe desta mesma via!

    Reply
  • Alexandre Giesbrecht 29/10/2016 at 08:22

    O Da Giovanni é minha melhor dica gastronômica sobre a região da Praça da República desde que o descobri, há pouco menos de uma década.

    Reply
    • Douglas Nascimento 29/10/2016 at 11:26

      Eu o descobri mais ou menos esse tempo também, um dia que fui na galeria metrópole numa loja que só vendia artigos de Star Trek 😉

      Reply
  • taiana 16/03/2017 at 14:32

    Muito bom excelente restaurante, comida bem servida e uma ótima massa estão abrindo agora de sexta e sábado a noite para jantar e delivery

    Reply
  • Antonio Carlos da Silva 12/06/2018 at 15:15

    Por incrível que pareça, apesar de morar no Centro e frequentar diversos locais da região, só descobri o Da Giovanni recentemente. Gostei bastante do restaurante e pretendo voltar mais vezes.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: